O Tiktok e o futuro do consumo nas categorias de esportes e lazer – E-Commerce Brasil

0
186

menu
fechar
Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.
A rede social famosa pelas dancinhas deixou de ser voltada apenas para um nicho para se tornar uma plataforma de massa. “Tem dancinhas, mas não só isso. Hoje, o TikTok está condensando a jornada de compra: as marcas têm oportunidade da inspiração à conversão”, afirmou Danielle Crahim, Industry Leader de Varejo no TikTok, durante a Conferência Esporte & Lazer, promovida pelo E-Commerce Brasil nesta quinta-feira (8). Em época de Copa do Mundo, a rede social pode ser um grande aliado das marcas, desde que saibam conversar com o público que está por lá.
Grande parte dos usuários do TikTok é da geração Z, que não viu o Brasil ser campeão, e esta é a primeira Copa do Mundo que eles acompanham pela rede social, gerando e consumindo conteúdo. “6 em cada 10 usuários estão felizes em acompanhar a sua primeira Copa e 32% deles assistem futebol. A geração Z é a maioria que está no TikTok, mas temos um público com mais de 35 anos bastante relevante”, afirma a executiva.
As buscas pela preparação para assistir aos jogos também dispararam e chegaram a competir com a Seleção Brasileira, segundo Crahim. A categoria Maquiagem foi 504% mais buscada que Brasil x Sérvia; Looks foi procurado 323% a mais que Brasil x Suíça; e Cervejas e Drinks foi 98% mais buscado que Brasil x Camarões.
A última pesquisa trimestral do TikTok mostra que 66% dos usuários compraram roupas, calçados e acessórios influenciados pela plataforma, sendo 23% dentro da categoria de Esporte e Lazer. Destes, 58% afirmam terem sido impactados por avaliações de pessoas reais; 54% encontraram o melhor preço; 48% dizem que as marcas são alinhadas com o que acreditam; 46% acreditam que as marcas são preocupadas com o consumidor e 48% descobriram algo útil.
Esportes, inclusive, é uma das categorias mais procuradas no TikTok. “70% dos tiktokers têm interesse no mundo fitness e esporte, e 84% afirmam praticar alguma atividade física, mesmo que só uma caminhada”, diz a executiva.
Para Crahim, esta é uma oportunidade para as marcas investirem nas categorias mais consumidas pelo público neste momento de Copa do Mundo e capturar aprendizado para o ano que vem. “É um conteúdo que não precisa ser falado só agora, pode ser usado em todo o calendário de futebol de 2023. Tem que entender como se organizar para ter agendamento de conteúdo do ano para gerar resultados e conversões”, pontua.
De acordo com levantamento da Méliuz, um em cada quatro brasileiros visualiza ida às compras para acompanhar desempenho positivo da seleção brasileira na Copa do Mundo
Lucas Kina
07/12/2022
Segundo estudo, o consumo de cerveja fora de casa cresceu 78% entre janeiro e junho quando comparado a 2021
Giuliano Gonçalves
01/12/2022
Levantamento global aponta que preparação física, trocas de figurinha e controle de jogos são alguns do itens mais consumidos
Giuliano Gonçalves
01/12/2022
Levantamento do Google mostra que camisas da seleção foram os produtos mais clicados durante a Black Friday
Júlia Rondinelli
30/11/2022
Google monta salas de força tarefa às vésperas da Black Friday e faz levantamento dos produtos mais procurados durante os jogos da Copa em tempo real
Júlia Rondinelli
25/11/2022
O Portal E-Commerce Brasil atua desde 2011 com produção diária e especializada de artigos técnicos e notícias sobre o comércio eletrônico no Brasil, cursos e workshops e catálogo de fornecedores. Além disso, disponibiliza as notícias mais quentes sobre marketplaces e lojas virtuais bem como realiza os principais eventos de negócios do setor de e-commerce do país.
Aqui no E-Commerce Brasil você encontra novidades sobre: negócios, startups, plataformas online, canais de distribuição, vendas e logística, redes sociais, meios de pagamento e muito mais
São mais de 2,5 mil textos publicados por ano sobre o panorama do comércio eletrônico no Brasil, com uma audiência entre 600 e 700 mil acessos mensais, sendo o maior portal de notícias da américa latina no segmento de e-commerce.
Ou seja, no portal E-Commerce Brasil você tem informações confiáveis e de última hora para uma performance muito mais ligada às necessidades dos seus clientes.
UX, SEO e Coordenação
Hospedagem
Uma empresa iMasters

source

Leave a reply