O velho lobo verá a política como espectador – ac24horas

0
105

Rio Branco, Acre,
document.write (dayName[agora.getDay() ] + “, ” + agora.getDate () + ” de ” + monName [agora.getMonth() ] + ” de ” + agora.getFullYear () + “”)

Publicado
em
Por
ALÉM DE MANTER a palavra de que a eleição que passou foi a última que disputou, o velho lobo deputado federal Flaviano Melo (MDB), que não conseguiu se reeleger, me disse ontem em rápida conversa que, ele tomou, também, duas outras decisões: a primeira é que não vai continuar na presidência regional do MDB. “Não vou disputar a presidência, já dei minha parcela de colaboração. Vou até ficar de fora na escolha do novo presidente”. 
A outra decisão é que resolveu fixar residência definitiva em Rio Branco. “Quem quiser me visitar para jogar conversa fora pode vir na Chácara das Araras, onde ficarei morando”. A moradia fica na zona rural, na estrada da Apolônio Sales. Flaviano Melo deixa a política partidária por cima. 
A sua última derrota fica longe de apagar um currículo político extraordinário e brilhante, de ter sido prefeito de Rio Branco por duas vezes, senador, governador e deputado federal. Com o Flaviano fora das lides, o MDB que se reinventar para voltar a ganhar eleições majoritárias e voltar ao poder.
CANSADO DA POLÍTICA
EX-PREFEITO Vagner Sales, a maior liderança do MDB no Juruá, é que pela lógica deveria suceder Flaviano Melo na presidência do partido, me disse ontem que não quer o cargo. “Cansei de ver a política desvirtuada”, desabafou ao BLOG.
BOLA DA VEZ
COM AS duas maiores lideranças do MDB -Flaviano e Vagner – de fora, é provável que entre no jogo da presidência o ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes, que tem uma longa história de tradição no MDB.
OLHO ESPICHADO
COMO SUPLENTE, o ex-deputado Raimundinho da Saúde, está acompanhando de perto o processo que pode culminar com a cassação de um deputado eleito pelo Juruá, da cota dos novatos na ALEAC. Esquentou.
PEGOU ESTRADA
O BLOG tem a informação de que o ex-senador Jorge Viana (PT) pegou a estrada para Brasília com a sua mudança, junto com a mulher Dolores. É uma indicação de que deve pegar algum cargo no governo do Lula.
REI MORTO, REI POSTO!
É UM ERRO amador de avaliação pensar que o Bolsonaro ficará do mesmo tamanho que saiu das urnas ou maior. Deve é encolher e ficar restrito á sua bolha de fanáticos. O site UOL trouxe ontem dados que, após a derrota Bolsonaro perdeu 1 milhão de seguidores nas redes sociais e o Lula ganhou 3 milhões. Rei morto, Rei posto!
NATURAL DA POLÍTICA
É NATURAL na política que, o derrotado perde a majestade. É só ver a votação da PEC da Transição no Senado e Câmara Federal, para notar que parlamentares bolsonaristas aderiram em massa ao Lula.
MANDA QUEM TEM A CANETA
É um equívoco do deputado Jenilson Leite (PSB) pensar que ir à Brasília tomar a benção do vice eleito Geraldo Alckmin (PSB), pode abrir espaço no estado em algum cargo federal. A caneta azul está na mão do Lula.
VIDA Á CIDADE
AS ONARMENTAÇÕES natalinas do governo e da prefeitura, ambas bonitas, deram vida noturna ao centro da cidade, reunindo centenas de famílias.
“NÃO SEREI INTIMIDADA”
Em comentário enviado ao BLOG, a deputada federal eleita Socorro Neri (PP) desabafou, sobre seu confronto com o prefeito Tião Bocalom: “Não fui eleita para aplaudir a falta de gestão do Bocalom.” E, completou:” “Não é usando a estrutura da prefeitura para me atacar que ele vai me intimidar”. Essa novela ainda vai longe.
VELHO OESTE
RIO BRANCO está lembrando cidades do velho oeste americano, onde tudo era resolvido à bala. Os tiroteios estão se sucedendo, quase que diariamente, nos bairros.
PERDEM A QUALIDADE
OS DEBATES na ALEAC vão perder a qualidade e a intensidade com os deputados Daniel Zen (PT), Roberto Duarte (REPUBLCANOS) e Jenilson Leite (PSB), fora da próxima legislatura. Para o segundo mandato do Gladson, o fato será um alívio nas críticas e denúncias.
BELO GESTO
A RECUSA da Simone Tebet em assumir o ministério do Meio-Ambiente, que seria uma rasteira indireta na ex-senadora Marina, foi um belo gesto de grandeza política. Votei na Simone e votaria de novo para presidente. O melhor que faria, seria ela ficar fora.
SEMPRE FOI ASSIM
O PT SEMPRE foi assim, ganha a eleição com os aliados, mas na hora de repartir o bolo do poder destina aos parceiros da eleição, somente os cargos periféricos.
CONVERSA PARA BOI DORMIR
QUANDO o Gladson diz que vai cumprir todo o mandato e não sairá no último ano para disputar o Senado, coloque na conta da famosa conversa para boi dormir.
FALANDO NO GLADSON
E, falando no Gladson, ele é um cara de sorte: além de se reeleger em primeiro turno terá toda a bancada federal e a maioria da bancada estadual, dizendo amém e sim senhor a tudo que fizer na sua administração.
TERMÔMETRO
A PARTICIPAÇÃO dos secretários na sua campanha de reeleição está servindo para o governador Gladson avaliar quem ficará ou deixará o cargo.
FICOU MUITO MAL
PARA O SEGUNDO mandato, o Gladson deveria pensar bem antes de escolher um secretário, para não repetir o rodízio nas secretarias que foi o seu primeiro mandato.
O CAMINHÃO DO CACIQUE
Um amigo que foi candidato a deputado estadual e perdeu, contou ontem que nunca viu tanta compra descarada de votos como na recente eleição. Tinha certo o apoio de um cacique indígena, mas outro candidato mandou consertar o caminhão da aldeia deu um mimo grande, e levou os votos da comunidade.
DESCARAMENTO
QUANDO se vê um candidato a deputado que foi eleito, que fez uma campanha milionária, ter o descaramento de declarar à justiça eleitoral que gastou só 100 mil reais, tudo é possível. Uma coisa é certa: não há mais lugar na política para candidato liso.
AO MESTRE, COM CARINHO
QUEM aniversaria hoje é o jornalista Silvio Martinello. Um mestre do jornalismo, com o qual só aprendi. Silvio é uma lenda do jornalismo acreano, um craque na arte de escrever. Dono de um texto invejável e primoroso. Fez história na GAZETA e Varadouro. O nosso tempo longo de convivência na redação bate saudade. Uma pessoa generosa. Parabéns Silvio, saúde e vida longa mestre.
FRASE MARCANTE
“Elevo meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”. Salmos 121:1-2.
Nos últimos 4 anos, emprego público gerou 16 mil vagas e o emprego privado perdeu 3 mil
Procurador assume a Assessoria Jurídica do Tribunal de Contas
Publicado
em
Por
QUASE TODOS os partidos sonham com o ex-prefeito Marcus Alexandre puxando uma candidatura de prefeito na eleição de 2024. A tese ficou mais alvoroçada ainda no último fim de semana, com o anúncio de desfiliação de Marcus do PT. 
O argumento é que precisa ficar sem partido para ocupar um cargo de confiança no Tribunal Regional Eleitoral do Acre. Ficará todo 2023 afastado de qualquer atividade política. E, se ele quiser ser candidato a prefeito da capital terá de se filiar a um novo a um partido, em abril de 2024. 
A frase que mais se ouve quando o assunto vem à baila é o de que fora do PT, seu nome ficaria mais palatável para uma disputa que envolva um cargo majoritário. No PT, carregará o pesado fardo do desgaste da sigla. Política é política, mas acho difícil o Marcus Alexandre cortar o cordão umbilical que o liga ao PT. 
Um exemplo é o de ter trocado na última eleição uma vitória praticamente certa para a ALEAC, por uma candidatura de extremo risco de vice na chapa do Jorge Viana (PT) ao governo. Tanto é que, a chapa foi derrotada. Por enquanto seu nome está fora do debate, como a cereja do bolo da oposição para ser candidato em 2024 para a PMRB.
VIDAS COMPLICADAS
DOIS dos deputados eleitos – um antigo e um novato do interior – estão com sérias complicações na justiça eleitoral, que podem levar à perda dos seus mandatos.
ACABOU A FARRA
QUEM FEZ a farra no bilionário orçamento secreto não vai fazer mais, com a decisão de ontem do STF de acabar com a mamata, que foi declarada como inconstitucional.
TUCUPI FERVENDO
AS RELAÇÕES entre a deputada federal eleita Socorro Neri (PP) e o prefeito Tião Bocalom (PP) estão com um caldeirão de tucupi fervendo entre ambos. Uma coisa é certa nesta confusão, o PP ficou pequeno para os dois.
TROCA DE FARPAS
DEPOIS de acusar a gestão do Tião Bocalom de fraca, ao ponto de não ter competência para executar as emendas recebidas, a resposta veio pelo secretário de Comunicação, Ailton Oliveira, para quem o ataque ainda é o rescaldo da derrota da ex-prefeita para o prefeito.
MOSTRANDO NÚMEROS
O secretário Ailton Oliveira citou como exemplo, em postagem enviada ao BLOG que, entre 2019 e 2020 o total de valores empenhados pela então prefeita Socorro Neri foi de pouco mais de 98 milhões ante um total de pouco mais de 205 milhões na gestão do Bocalom. Uma diferença, segundo ele, a favor da gestão do Bocalom de 106 milhões de reais.
OUTRA COMPARAÇÃO
O secretário Ailton faz outra comparação: -o último ano de administração da Neri em comparação com o primeiro ano do Bocalom, no que se refere a pregões eletrônicos, a ex-prefeita realizou 132 pregões e o Bocalom, 146 pregões. Ou seja, a novela vai longe.
LEI DA FÍSICA
POR TODO este quadro a coisa fica mais complicada porque há a possibilidade de ambos voltarem a se enfrentar pela disputa da PMRB daqui há dois anos. E, no mesmo espaço não há lugar para dois corpos, diz a lei da Física. Um dos dois tem de espirrar do PT.
NÃO TEM CHANCE
SERIA preciso uma grande virada para o deputado Luiz Tchê (PDT) conquistar a presidência da ALEAC, na eleição de 2 de fevereiro do próximo ano. É o que, eu tenho ouvido, de deputados com os quais converso.
PELOS PEQUENOS
PARA o ex-deputado federal Chicão Brígido, o prefeito Tião Bocalom deveria começar pagando o abono natalino aos braçais da Emurb, aos Garis e Margaridas, que são a base mais humilde da pirâmide municipal.
ALIADO PARA 2024
O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil) já escolheu o seu lado na eleição de 2024, para a PMRB: o seu candidato definido a prefeito será o Tião Bocalom.
NÃO VAI DE GRAÇA
NÃO OUVI nada a esse respeito, mas pelo que conheço do senador Márcio Bittar (União Brasil), ele vai querer indicar o vice na chapa puxada pelo Bocalom à reeleição.
MAIS DO QUE LÓGICO
QUANDO as urnas deram a vitória do Lula comentei neste espaço, que a maioria esmagadora do chamado “Centrão” – recheado de bolsonaristas – cairia no colo do petista. Dito e feito: o cacique e deputado Artur Lyra (PP), foi o primeiro da fila na busca de aliança.
NÃO VAZOU
SOBRE a secretária de Saúde, o governador Gladson Cameli confirmou apenas que haverá mudança no comando, mas não deu pista sobre o sucessor na pasta.
PASTA COMPLICADA
EM QUALQUER governo, a pasta da Saúde é uma das mais complicadas, porque sua eficiência é cobrada em todo estado e, também, porque lida com vidas.
A VIDA SEGUE
A PARTIR de fevereiro de 2023, toda a atual bancada de deputados federais e muitos deputados estaduais, estarão fora de seus mandatos. É bom se acostumarem, que a vida fora do poder costuma ser muito dura. Político sem mandato, nem o vento bate nas costas.
FRASE MARCANTE
“Amigo é pessoa com a qual a gente gosta de conversar de igual para igual desarmado”. Guimarães Rosa.
Publicado
em
Por
QUEM tem conversado com a deputada federal eleita Socorro Neri (PP) nos últimos dias tem dela escutado que, não está fora do seu foco disputar a prefeitura de Rio Branco, em 2024. Quer primeiro dar destaque aos primeiros dois anos de mandato na Câmara Federal. É natural que não declare agora esta meta, mas na política se fala também nas entrelinhas. Socorro Neri, a quem o Gladson Cameli chama de “minha Dama de Ferro”, é o nome preferido do governador para ser a sua candidata à PMRB. Na primeira tentativa, foi derrotado pelo atual prefeito Tião Bocalom. Os argumentos palacianos são de que na campanha reforçou ainda mais os seus laços com o eleitorado da capital, e a sua candidatura teria o aval do PP e de toda a máquina estatal. Socorro é a primeira grande pedra que foi posta no tabuleiro da sucessão municipal de 2024. O acreano emenda as eleições.
NOMES VENTILADOS
Emerson Jarude (MDB), Tião Bocalom (PP) e Jenilson Leite (PSB), são alguns dos nomes citados também como candidatos a prefeito de Rio Braco.
CHEGOU COM FOME
O FUTURO presidente Lula chegou com fome ao poder, e dará uma subida para 37 os ministérios, um número superior aos ministérios no governo do Bolsonaro.
SE FOR PLURAL….
SE OS MINISTÉRIOS forem ocupados de forma plural e não serem transformados em puxadinhos do PT, tudo bem. O que interessa numa gestão é dar certo.
TODO MUNDO SAIU
A PGR E O STF acabaram com a Lava Jato. O ex-governador Sérgio Cabral, era o único que continuava preso por seis anos. Sua soltura não é liberalidade, nem absolvição, continuará respondendo os seus processos.
SEGURO MORREU DE VELHO
POR TODOS os movimentos iniciais de bastidores sobre a próxima eleição para a prefeitura da capital, seria uma decisão de cautela o prefeito Tião Bocalom ir pensando num novo partido para disputar a reeleição. Não pense que os abraços natalinos do Gladson significam aliança.
NO PP NÃO SERIA ESTRELA
A PREFEITA de Brasiléia, Fernanda Hassem, vai cometer um erro se optar em se filiar no PP, onde tem muitas estrelas políticas com mais brilho que o dela. Ficaria no segundo time. O certo é procurar uma sigla que possa a ser a voz mais ativa. O PP é um partido que tem dono.
EU FIZ, EU VOU FAZER…..
FOI NORMAL no primeiro mandato do governador Gladson ver declarações de secretários dizendo eu fiz essa obra, eu vou fazer aquela obra; deixando o governador em papel secundário, invertendo os valores.
NADA DEU CERTO PARA O MÁRCIO
NENHUM político trouxe mais recursos para o estado que o senador Márcio Bittar (União Brasil), mas isso não foi reconhecido pelo governo. Foi deixado de escanteio na composição da chapa majoritária. Perdeu a outra aposta, que foi a reeleição do Bolsonaro. Se hoje o União Brasil e o REPUBLICANOS têm deputados federais, é porque montou chapas fortes. Ninguém reconhece esse mérito. Na política, quando se está sem sorte, até o passarinho que passa voando caga na sua cabeça. Nada deu certo, politicamente, para o Bittar em 2022.
TODOS BATENDO PALMAS
CASO o ministro do STF, Alexandre de Moraes, estivesse referendando as ações de atos violentos contra a democracia, incentivados pelo presidente Bolsonaro; os bolsonaristas estariam batendo palmas para sua careca.
FATO RECONHECIDO
NÃO CONHEÇO um caso de perseguição do governador Gladson a um jornalista que lhe fez críticas. A liberdade de expressão durante seu governo, nunca foi brecada.
TEMPO CURTO
A TURMA que se encontra acampada em frente aos quartéis está com os dias contados, virou o ano, o Lula assumiu, vão ter que cantar em outra freguesia. Os comandantes militares serão os nomeados pelo Lula.
COMEÇOU A DESOCUPAÇÃO
QUEM já tirou todas as suas tralhas da residência na área do Palácio do Planalto, foi o ministro da Economia, Paulo Guedes. O governo Bolsonaro acabou, e ponto.
REVOGAÇO GERAL
O PRIMEIRO ato do governo Lula será um revogaço das leis que liberam o armamento e do ato que libera o corte de madeiras em áreas indígenas. Garimpo ilegal é outro alvo na mira do início do governo do Lula.
DOIS CAMINHOS
OS NOVOS deputados eleitos terão dois caminhos na ALEAC: entrar no destaque da mídia pela sua atuação nos debates parlamentares; e o outro, é integrar a lista dos parlamentares medíocres e dos mudinhos.
NÃO TEM OUTRO NOME
COM A MESMA força eleitoral da deputada federal Jéssica Sales (MDB), não existe outro nome dentro do campo da oposição para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul, em 2024. É um fato incontestável.
BOCA PARA FORA
O governador Gladson tem falado que não está em seus planos futuros disputar o Senado. “De lá, eu já vim”, tem dito. Na política, se costuma falar da boca para fora.
O SENADO É O PARAÍSO
COSTUMA ser dito pelos que por lá passaram ser o Senado o paraíso na terra. Vai disputar sim o Senado.
MUITO ATIVO
ACOMPANHEI os bastidores da última eleição. O Márcio Pereira, do Turismo, foi um dos mais empenhados na campanha de reeleição do Gladson. O Gladson sabe.
FRASE MARCANTE
“A boca é um órgão que será tanto mais de confiança quanto mais silencioso se mantiver”. José Saramago
Publicado
em
Por
JANEIRO se inicia tendo o Lula como o novo presidente do Brasil e o Acre com um novo governo do Gladson Cameli. Do Lula, se espera que, ele consiga acabar com a conflagração nacional, com o radicalismo pela violência política, com a rejeição da ciência e dos atos de rancor, que marcaram o governo do presidente Jair Bolsonaro que está se despedindo, no próximo dia 31. Que restabeleça a paz nacional. Bolsonaro não vai deixar saudades. E, do Gladson a esperança é que deixe as obras megalomaníacas de lado, e concentre todas as suas forças para tirar o Acre de ser o terceiro do ranking nacional com uma grande parcela da sua população vivendo na pobreza extrema ou em estado de pobreza. Mais importante que qualquer obra é colocar comida no prato das famílias acreanas que integram a legião de desempregados. É preciso gerar emprego e renda. Urgente Sem isso, será tapar o sol com a peneira. O restante é o complemento. Que venha 2023, com novos tempos para os brasileiros e para os acreanos.
UMA PENA
A OPOSIÇÃO é importante em qualquer governo. A tendência na próxima gestão do Gladson e ter uma oposição minoritária. Nomes combativos como Roberto Duarte, Jenilson Leite, Daniel Zen, Neném Almeida, não estarão na próxima legislatura. O que será uma pena.
PERDEU O POVO
TODO candidato a deputado durante a campanha promete se eleito for votar a favor do interesse da população. Não é o que está fazendo o grupo de deputados que está votando a favor do aumento do ICMS para a energia e gasolina, porque o reajuste vai sobrar para o bolso da população. Tudo para agradar ao governo. Fecham a legislatura, que majoritariamente foi positiva, com uma chave de lata. Chave de ouro para os deputados que deram seu voto a favor da população.
ACABOU A MAMATA
ENFIM, obrigados pelo STF, os deputados federais tiveram que aprovar em toque de caixa um Projeto de Resolução tornando transparente o famigerado Orçamento Secreto, que encheu o bolso de muito parlamentar.
MANDATO COERENTE
NÃO concordo em nada com as suas ideias de extrema direita. Me reporto apenas à sua ação na ALEAC. O deputado Roberto Duarte (REPUBLICANOS) foi de uma coerência parlamentar exemplar. Não pegou emprego do governo, não aceitou ser cooptado, o que lhe facilitou ser independente e um dos mais duros críticos do governo Gladson. E, votou a favor quando um projeto beneficiava a população. Encerra o mandato em alta.
MAIS PRODUTIVA
A ASSECOM do governo tem dez vezes mais jornalistas no seu quadro que a ASSECOM da PMRB. Mas, quando se trata de matérias que são enviadas aos que fazem comunicação para divulgar, a turma da PMRB é mais produtiva no volume de informações produzidas,
NUNCA BRIGUE POR POLÍTICOS
HOUVE a maior quizumba na reta final da campanha entre a equipe do Gladson e o então candidato ao Senado, Ney Amorim (PODEMOS), ao ponto de rompimento. Pelo visto, ambos se acertaram e o Ney já foi anunciada como futuro membro do segundo mandato do Gladson. Nunca brigue por políticos, eles acabam se acertando e quem tomou partido fica mal.
NÃO MUDOU NADA
O CONFRONTO de grupos no governo do Gladson, ao ponto de apresentarem vetos a nomeações, continua, e tudo sob o olhar beneplácito do governador. O clima, longe de ajudar só tumultua e lhe diminui o poder. Se vai ter forças para mudar a rotina de brigas no segundo mandato, só resta aguardar para ver que bicho vai dá.
COMEÇOU A MUDANÇA
OS CAMINHÕES de mudança já começaram num entra e sai no espaço do Palácio do Planalto. Acabou a festa, não tem volta. Lula vai subir a rampa. Sem golpe militar.
GOSTE OU NÃO GOSTE
E, se goste ou não se goste do Lula vão ter que lhe aturar por 4 anos. E, quem não gosta vai ter que esperar para votar em outro nome para a presidência em 2026.
NADA ATÉ AQUI
O PT do estado permanece de retiro em orações para que o Jorge Viana acabe emplacando um ministério. Até aqui as preces não foram ouvidas, seu nome não aparece na mídia nacional na lista os ministeriáveis.
FIM DO SONHO
QUEM sonhava em se sentar na cadeira de secretário estadual de Educação no novo governo do Gladson, pode acordar. Já foi anunciado pelo próprio Gladson que o secretário Aberson Carvalho continuará no cargo.
NÃO FICARIA SURPRESO
CASO em 2024 o médico Israel Milani (REPUBLICANOS) apareça como candidato a prefeito de Brasiléia, não vou me admirar. Já está até com residência no município.
LAMENTO DE DERROTADO
“O Gladson não tem amigos na política, ele usa e descarta. É só olhar para a lista dos que lhe eram fiéis e estão abandonados. Eu sou um deles”. Desabafo feito ontem por um deputado que não se reelegeu ao BLOG.
PERDEU PARA ELE
O PT não perdeu a última eleição para ninguém, perdeu para ele. Se hoje não tem deputado estadual e deputado federal deve-se a estratégia errada do Jorge Viana não ter sido candidato à Câmara Federal e o Marcus Alexandre não ter saído para a ALEAC.
ATÉ PARA A LUA
VEJO algumas críticas sem sentido, contra o fato do governador Gladson ter ido ao Catar assistir no domingo a final da Copa do Mundo. Como vai à sua própria custa, pode ir até para a Lua, se assim ele entender.
MAI UM NA MULTIDÃO
O BOLSONARO podia sair do governo por cima, sem as cenas de vandalismo e o clamor pela volta da ditadura militar, atos protagonizados por integrantes da sua bolha de radicais. Na política se perde e se ganha, e ele não assimilou ainda que perdeu e a partir de janeiro será mais um na multidão sem mandato e sem poder.
BOLA DE NEVE
CHEGA uma denúncia de servidores terceirizados de uma empresa de um parlamentar da cota dos novatos eleitos, de que não recebem há três meses, e prometem fazer uma grande manifestação em frente à casa do parlamentar para protestar. Brigam pelo que é deles.
ESPAÇO LIMITADO
A BANCADA federal eleita pelo estado na última eleição terá dificuldades de conseguir recursos além das emendas parlamentares. Os oito novos deputados federais fizeram campanha pela reeleição do Bolsonaro.
ACABOU A PAZ
PELO noticiário policial registrado a violência deu pulo no estado, no aumento dos seus índices de execuções. Para se ter uma ideia, somente 34 pessoas foram mortas em novembro. Sem falar nos assaltos. A capital é a campeã nos números alarmantes dessa violência.
FRASE MARCANTE
“A vida não passa de um jogo em que todas as repostas existem; você só precisa encontrar as perguntas certas para vencer”. Autor desconhecido.
Publicado
em
Por
O PSDB no estado saiu em frangalhos da última eleição. O desastrado resultado serviu para esfacelar ainda mais o ninho tucano, onde se sucedem as bicadas entre os seus integrantes.
 O presidente regional do PSDB, Correinha, acusa o candidato derrotado a deputado federal, Minoru Kinpara, de agir de forma sorrateira para assumir o comando partidário, levando sucessivas futricas à direção nacional. Para Correinha, não é agindo nas sombras que o Minoru será presidente do PSDB, porque o diretório regional é definitivo, e ele terá que esperar até março, quando termina o mandato da atual direção, para apresentar uma chapa e ser candidato.
 O fato da chapa de deputado federal ter alcançado um resultado abaixo do esperado, não elegendo ninguém, não me cabe, disse Correinha ao BLOG: “Dinheiro tiveram para tocar a campanha. Não tiveram foi votos. E voto, eu não tenho para dar a ninguém”, desabafou o presidente do PSDB.
ELEIÇÃO ACABOU
A ELEIÇÃO nacional acabou, o Bolsonaro foi derrotado (aceite ou não), o Lula ganhou e vai ser o novo presidente. O PT no estado tem que se conformar, também, que o Jorge Viana foi derrotado pelo Gladson. 
SEM CAMPO
Não vejo campo para a ação do PT de abuso do poder econômico, prosperar para cassar a chapa Gladson-Mailza. Recorrer é do Direito, mas neste caso é inócuo.
PARECE BRINCADEIRA, MAS ACONTECEU
NÃO É história de trancoso, aconteceu na eleição para a   mesa diretora da Câmara Municipal de Brasiléia. Com o seu voto, o complicado vereador Rogério Pontes (PROS) votou contra a chapa que integrava, e seu voto foi decisivo para a vitória da chapa adversária. Cômico, mas verdadeiro.
NÃO RESISTIU
NÃO resistiu aos encantos de uma conversa de pé de ouvido que teve com o deputado eleito Tadeu Hassem (PROS), que trabalhava pela chapa adversária.
TOMA QUE O FILHO É TEU
NA SUA entrevista ontem ao BAR DO VAZ, o governador Gladson foi taxativo, na base do toma que o filho é teu, no seu comentário sobre uma casinha de compensado custar mais de 500 mil reais: – O MP vai apurar, e se tiver errado, secretário que errou que pague. Ou seja, não passou a mão na cabeça de ninguém. Agiu certo.
PIOR DO QUE O SONETO
JÁ NA SUA ENTREVISTA, o chefe do gabinete civil Jonathan Donadoni quis dourar a pílula ao justificar o valor alto, e a emenda saiu pior do que o soneto.
SACO DE GATO
AS ENTREVISTAS do Gladson são interessantes porque não esconde fatos de conhecimento público, como o seu entorno (com poucas ressalvas) ter se transformado num saco de gatos e de egos inflamados nesta primeira gestão. Diz que vai acabar com isso, é esperar para ver, porque continua.
INTERROGAÇÃO NO AR
OUTRO ponto que deixou uma interrogação no ar foi ter revelado que teve secretário que cruzou o braço na sua campanha, imaginando que perderia. Não disse os nomes, mas dá para se imaginar quem fez corpo mole.
CONVERSA DE BASTIDOR
FOSSE os coronéis no governo, eu não partiria para a formação de grupos dentro da gestão para influir nas decisões e ter hegemonia. Dedução do que ouvi.
NADA A COMENTAR
PELO que falou ontem o Gladson no BAR DO VAZ, não haverá mexida no comando da ASSECOM. Nada a comentar.
DEU UMA SACUDIDA
SOBRE a permanência do Petrônio Antunes à frente do DERACRE, ela se justifica. Deu um maior dinamismo nas ações daquele órgão. Nem o conheço, mas como jornalista acompanho o seu desempenho, que é bom.
PODERIA SER DEPUTADO FEDERAL
NA POLÍTICA, cavalo não se deixa passar selado. Tivesse sido candidato a deputado federal com a benção do Gladson, como foi proposto, e não ter se deixado levar por intrigas de grupos palacianos, por certo, hoje o Alysson Bestene teria um mandato. Foi um erro fatal.
NÃO MEXE COM O PRESTÍGIO
O FATO de ter sido expulsa do PT por não apoiar o Jorge Viana (PT) para o governo, não mexe com o prestígio eleitoral que a prefeita Fernanda Hassem tem em Brasiléia. A Fernanda é hoje política de luz própria.
TUDO INDICA
PELAS entrevistas que tenho assistido, o senador eleito e futuro Ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), deve ser um dos destaques no governo do Lula. Muito centrado.
NADA MAIS IMORAL
NÃO EXISTE nada mais imoral que o instituto da suplência de senador. Você acaba pondo no Senado figuras sem votos, contrariando a escolha pelo voto popular. O Acre terá em janeiro, no Senado, por 30 dias, o Missionário José, que só tem o voto dele. É assim.
NADA MAIS DESLEAL
E, nada mais desleal do que o direito da reeleição, porque quem está no poder entra na disputa no comando da máquina estatal ou municipal.
VOLTOU A CAMPEAR
A VIOLÊNCIA, que tinha diminuído, voltou a campear em Rio Branco, em que pese a efetiva ação das forças de segurança. Assaltos acontecem à luz do dia.
QUANTOS EMPREGOS?
VEZ POR o secretário de Agricultura, Edvan Maciel, dispara longas entrevistas enaltecendo o crescimento do agronegócio. Quantos empregou isso gerou, Edvan?
MELHOR SAIREM
MELHOR os prefeitos Jerry Correia (Assis Brasil) e Isaac Melo (Mâncio Lima) pedirem para sair do partido, porque a expulsão de ambos é tida como certa no PT.
ACABOU, PESSOAL!
NÃO VAI TER golpe militar, o Lula vai assumir, então, não adianta continuar com esse barulho todo, porque as Forças Armadas não sairão dos seus quartéis para golpe.
EMPREGO E RENDA
É alto, segundo dados do IBGE, o número de famílias no Acre em estado de pobreza e de pobreza extrema, se o Gladson Cameli tem que ficar preocupado não é em construir viadutos, mas em criar emprego e gerar renda.
SÓ COMPANHEIROS
A VITÓRIA do Lula foi em cima de uma aliança plural. Mas, pelos nomes anunciados para ministros, parece que o futuro governo petista será majoritário para os “companheiros”. O que não será nenhuma novidade.
VOTO DE QUALIDADE
FOI DE QUALIDADE o voto da ministra do STF, Rosa Weber, declarando o famigerado orçamento secreto inconstitucional. Vamos ver os votos dos demais ministros, não há mais lugar para a excrescência permanecer.
FRASE MARCANTE
“No coração do justo, não há lugar para maldades, mas apenas para o perdão”. Frase da sabedoria árabe.
Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.
Homem morre carbonizado ao salvar esposa e filho de incêndio na Baixada da Sobral
Vídeo: No Centro de Rio Branco, Kennedy Santos mostra a beleza das luzes de natal
Voos de ida e volta para o RJ ou Porto Seguro por apenas R$ 199
Casinha do Papai Noel de Bocalom de R$ 45 mil custou 12 vezes menos que a de Gladson
Governo cria novos mecanismos para que lei que proíbe fogos com estampido seja cumprida
Com investimento de R$ 80 milhões, Atacale é inaugurado em Rio Branco com grande festa
História de pai acreano que cuida de 4 filhas deficientes viraliza
Entregador do Ifood cai na dança com Fofão da Carreta da Alegria, em Rio Branco
ac24horas.com é uma publicação de Jornal Acre 24 horas, com redação na rua Plutão, 450 – Morada do Sol – Rio Branco.
Diretor Responsável – Antonio D. F. da Costa
Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores
Fale Conosco ([email protected])Espaço do Leitor
Copyright © 2022 ac24Horas.com – Todos os direitos reservados

source

Leave a reply