Ocon cita “boa satisfação” por superar Alonso na F1 2022: “É piloto muito, muito rápido” – Grande Prêmio
Esteban Ocon conseguiu o que somente Jenson Button havia conquistado: marcar mais pontos do que Fernando Alonso em uma temporada da Fórmula 1 — estando, evidentemente, na mesma equipe do bicampeão mundial. Na tabela do Mundial de Pilotos em 2022, placar de 92 a 81 para o francês.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Em 2015, Button superou Alonso em uma temporada horrível da McLaren: 16 a 11. Em outras duas ocasiões, Fernando se viu diante um empate: 2001 (0 a 0 com Tarso Marques e Alex Yoong, na Minardi) e 2007 (109 a 109 com Lewis Hamilton).
Vale lembrar também que, enquanto esteve na Renault em 2004, Jarno Trulli marcou mais pontos que Alonso: 46 a 45. Mas o italiano foi dispensado pela equipe com três corridas restantes no calendário, o que permitiu que o espanhol pudesse superá-lo na tabela.
Justamente pelo tamanho do feito, Ocon comemorou. O resultado obtido nesta temporada faz o francês “se sentir bem” — troco por 2021, quando ficou atrás do espanhol bicampeão mundial por sete pontos (81 a 74).
“Ele é um piloto muito, muito rápido. Obviamente, tive de ‘aumentar o sarrafo’ o quanto possível. Terminar à frente dele é uma boa satisfação nesse ano”, disse Ocon. “Foi ótimo trabalhar com Fernando e levar o time a tal nível. Estou feliz de ter passado os últimos dois anos com ele, e desejo todo o melhor para ele na Aston Martin — e, claro, tomara que possamos ter boas disputas no futuro”, seguiu.
Embora Ocon não tenha repetido a vitória que conquistou no ano passado, na Hungria, o francês da Alpine descreveu a temporada de 2022 como uma de suas performances mais completas até o momento na carreira. “Obviamente, a única coisa que faltou esse ano, no fim, foi o pódio. Mas isso aconteceu por diferentes circunstâncias e, tomara, possamos chegar lá na próxima temporada”, afirmou.
No último GP do ano, em Abu Dhabi, Ocon cruzou a linha de chegada na 7ª colocação — e ajudou a Alpine a garantir o 4º lugar no Mundial de Construtores, já que Alonso, mais uma vez, abandonou. Sobre a corrida, o piloto de 26 anos elogiou a performance da equipe e já projetou o 2023 do time francês.
“Estou muito, muito satisfeito com o resultado que tivemos hoje. Claro, mais uma volta e provavelmente iríamos alcançar Lando (Norris). Foi muita corrida muito apertada, mas não importa. Cumprimos todas as metas que traçamos e terminar em quarto no Mundial de Construtores. Perdi 2,5kg neste final de semana pelo stress e por estar muito focado — essa é, também, minha melhor temporada na F1 em termos de pontos”, contou.
“Então, estou muito feliz com isso. Ótimo trabalho de todo o time, por ter desenvolvido tanto o carro ao longo da temporada. Tomara que a gente consiga diminuir ainda mais a diferença (para o pelotão da frente) no ano que vem”, finalizou Ocon.