OMS mantém covid-19 como emergência global em saúde pública – Crescer

0
148

Por Crescer Online Com Agência Brasil
30/01/2023 17h47 Atualizado 30/01/2023
Há quase três anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a covid-19 como uma emergência global de saúde pública. Com o avanço da vacinação, os casos da doença estão diminuindo ao redor do mundo, porém, ainda há mortes sendo registradas em alguns países. Por isso, a OMS informou, nesta segunda-feira (30), que ainda não vai declarar o fim da pandemia e do estado de alerta causado pelo vírus.
Covid-19 ainda é uma emergência global — Foto: Crescer
Em pronunciamento, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que vai seguir a recomendação do comitê de monitoramento da covid-19 e manter a doença como emergência global em saúde pública, nível mais alto de alerta da entidade. “Embora o mundo esteja em uma posição melhor do que durante o pico de transmissão da ômicron há um ano, mais de 170 mil mortes relacionadas à covid-19 foram relatadas globalmente nas últimas oito semanas”, explicou.
Tedros alertou que a vigilância e o sequenciamento genético do vírus diminuíram em todo o mundo, tornando mais difícil rastrear variantes conhecidas e detectar novas variantes. Além disso, segundo ele, sistemas de saúde lutam contra a escassez e o cansaço de profissionais. “Vacinas, terapias e diagnósticos foram e continuam sendo essenciais na prevenção de doenças graves, salvando vidas e aliviando a pressão sobre os sistemas de saúde e os profissionais de saúde", destacou o diretor-geral.
Apesar da vacinação estar avançada em alguns países, em outras regiões ainda há dificuldades de proteger a população contra a doença. “A resposta à covid-19 continua prejudicada em muitos países, incapazes de fornecer essas ferramentas às populações mais necessitadas, aos idosos e aos profissionais de saúde”, completou o diretor-geral da OMS.
O Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS concluiu que a covid-19 permanece uma doença infecciosa perigosa, com capacidade de causar danos substanciais à saúde e aos sistemas de saúde globais.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
© 1996 – 2023. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

source

TagsSaúde

Leave a reply