Operação da Polícia Civil investiga esquema de corrupção envolvendo máquinas agrícolas, em Cachoeira – O Popular

0
132

Três servidores municipais de Cachoeira de Goiás, no oeste goiano, estão sendo investigados por suspeita de fraude em licitações no ano de 2017. Segundo informou a Polícia Civil, o desvio de recursos estava relacionado à aquisição, transporte e manutenção de peças para maquinários agrícolas. 
Conforme explicou o delegado José Antônio de Podestá Neto, as contratações em questão não seguiram o rito obrigatório previsto em lei, que é a realização de processo licitatório. O investigador ainda observou que parte das máquinas agrícolas estava sem uso há anos e também não receberam as peças que teriam sido adquiridas.  Além disso, segundo a polícia, há indícios da emissão de notas fiscais falsas para justificar os gastos do município.
Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Cachoeira de Goiás, São Luís de Montes Belos, Goiânia e Aparecida de Goiânia. Na ação, foram apreendidas três armas de fogo e munições.
A polícia explicou que não se sabe o caminho feito por esse dinheiro desviado, mas ficou comprovado que não foi gasto com o maquinário do município. No total, foram firmados 13 contratos fraudulentos com quatro empresas, no valor aproximado de R$ 68 mil, sendo que algumas, inclusive, não trabalham com peças de máquinas agrícolas. “Portanto, mesmo que houvesse licitação, elas não ganhariam”, concluiu o delegado.
 Agora, o próximo passo será ouvir os envolvidos e analisar os documentos apreendidos. Em seguida, os autos serão remetidos ao poder judiciário. Caso sejam condenados, os envolvidos poderão responder pelos crimes de dispensa indevida de licitação, associação criminosa e peculato.
Operação da Polícia Civil investiga esquema de corrupção envolvendo máquinas agrícolas, em Cachoeira

source

Leave a reply