Orçamento secreto abriu as portas para a corrupção, diz senador – Metrópoles

0
108


Com Eduardo Barretto (interino), Bruna Lima e Edoardo Ghirotto
19/12/2022 17:00, atualizado 19/12/2022 17:00
O senador Alessandro Vieira afirmou nesta segunda-feira (19/12) que o orçamento secreto abriu as portas para a corrupção durante o governo Bolsonaro, e que o Congresso agiu fora dos limites da Constituição. Mais cedo, o STF derrubou o orçamento secreto por seis votos a cinco.
Vieira participou da primeira ação judicial no Supremo que pedia a suspensão do orçamento secreto, ainda em junho de 2021. À época, o Cidadania, partido de Vieira, recuou e tentou desistir do processo, o que fez o senador sair da legenda.
“Quando o Legislativo atua fora dos limites da Constituição, é obrigação do Judiciário agir. O orçamento secreto se transformou no principal esquema das lideranças fisiológicas do Congresso, lideradas por Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. Se apropriaram de cerca de R$ 20 bilhões anuais, fazendo uma distribuição por critérios não republicanos”, disse Vieira.
“Quando você não tem transparência, abre as portas para a corrupção. Quando usa critérios eleitoreiros ou políticos, fugindo das programações dos ministérios, quebra totalmente a possibilidade de fiscalização. E isso também abre as portas para a corrupção”, acrescentou o senador e ex-chefe da Polícia Civil de Sergipe.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.
Em atos terroristas, bolsonaristas tentaram invadir PF e deixaram rastro de destruição em Brasília; até agora, ninguém foi preso
O atual PGJ do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, ficou em segundo lugar na lista tríplice
Agência Nacional de Cinema (Ancine) planeja novo enfoque no combate à pirataria audiovisual em 2023
Lula ganhou 3 milhões de seguidores; Bolsonaro segue com o maior engajamento do país
O senador Jean Paul Prates é o nome de Lula para assumir a Petrobras e tem uma série de propostas sobre a política de preços de combustíveis
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply