Os 10 campeões das principais categorias do esporte a motor em 2022 – Grande Prêmio
É o último 10+ do ano! Por isso, nada mais justo que o GRANDE PREMIUM relembre, nesta semana, os pilotos vitoriosos nas dez principais categorias do esporte a motor neste 2022. Papo de campeões, aqui.
Antes de começarmos, é necessário dizer — logo de cara — que as categorias escolhidas foram: Fórmula 1, MotoGP, Indy, Fórmula E, Fórmula 2, Fórmula 3, Stock Car, WEC, WRC e NASCAR.
De Max Verstappen a Joey Logano, chegou a hora, pois, de passar a régua na temporada de 2022 do automobilismo.
Não há muito o que dizer do 2022 de Max Verstappen. Irretocável, dominante, absoluto: o holandês da Red Bull foi tudo isso e muito mais em seu caminho para o bicampeonato da Fórmula 1. Charles Leclerc e a Ferrari até ensaiaram uma luta no início da temporada, mas erros próprios e a performance de Max falaram mais alto.
Virada histórica. Francesco Bagnaia teve de escalar uma montanha para recuperar o prejuízo do início do campeonato e superar Fabio Quartararo, que lutava pelo bicampeonato. O piloto da Ducati chegou a ficar 91 pontos atrás de ‘El Diablo’ após o GP da Alemanha, mas conseguiu a ‘remontada’.
Josef Newgarden, Scott Dixon, Álex Palou, Pato O’Ward, Colton Herta… nada disso. Quem ficou com o título da Fórmula Indy em 2022 foi o nono colocado da temporada anterior, Will Power, do alto de seus 41 anos. Muito consistente ao longo de todo o ano, o australiano mais uma vez levantou o caneco — depois de já ter vencido em 2014.
Pontos em 15 das 16 corridas, 50% de presença no pódio… foi também com muita regularidade e mesmo sem ter vencido muito — apenas um triunfo no ano — que Stoffel Vandoorne deixou para trás a frustrada passagem pela F1 e conquistou o título da Fórmula E. Temporada para recordar, sem dúvida.
2022 foi, realmente, o ano dos campeões regulares. Assim como Power e Vandoorne, Felipe Drugovich fez valer a experiência, derrotou Théo Pourchaire com três corridas de antecedência e garantiu o troféu da Fórmula 2, principal degrau da escada de acesso à F1. O brasileiro será reserva da Aston Martin na principal categoria do mundo na próxima temporada.
Não é o nosso Victor Martins, não se engane! Mas o francês, grande nome da Academia de Pilotos da Alpine, correspondeu às expectativas. Em um bom e competitivo grid, Martins superou outros sete postulantes ao título na Itália e levantou o caneco da Fórmula 3.
“O dia mais feliz da minha vida.” Foi assim que Rubens Barrichello definiu o domingo em que sagrou-se bicampeão da categoria brasileira de turismo. Piloto mais velho a conquistar a Stock Car, aos 50 anos, Barrichello teve três vitórias, sete pódios, uma pole-position e uma volta mais rápida na temporada.
André Negrão, junto de Matthieu Vaxivière e Nicolas Lapierre, até tentou — mas não deu para a Alpine. A equipe francesa não conseguiu tirar a hegemonia da Toyota no WEC. O trio formado por Brendon Hartley, Sébastien Buemi e Ryo Hirakawa levantou o caneco e deu o tetracampeonato consecutivo para a montadora japonesa.
Foi na Nova Zelândia que Kalle Rovanperä fez história. O finlandês tornou-se o mais jovem campeão da história do WRC, o Mundial de Rali. Detalhe: conquista sacramentada com duas etapas de antecedência. Dominante, não há o que falar.
Joey Logano encerrou a temporada 2022 da Nascar da mesma forma que começou: com vitória. O piloto da Penske triunfou em Phoenix e conquistou seu segundo título da categoria, em uma corrida na qual não deu chances aos adversários pela taça. Ross Chastain até tentou fazer uma pressão no fim, mas o americano garantiu mesmo o bicampeonato.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube