Os ambiciosos planos de MDB e PP, grandões da política local – Diário

0
34

Nenhum produto no carrinho.
MDB e PP são grandes partidos locais. Só perdem em número de filiados para o PT, com 6.707 alistados, conforme dados mais recentes, de outubro, do Tribunal Superior Eleitoral.
Emedebistas são segundos, com 3.483 filiados, e pepistas terceiros, com 2.833. Sim, bem mais atrás dos petistas, mas ainda assim número para lá de significativo. Enfim, MDB e PP são protagonistas.
Independente da posição local, aliás, depois de se enfrentarem nas urnas de outubro passado, estarão alinhados no governo gaúcho. O PP derrotado participará da gestão, aceitando convite feito pela aliança liderada pelo tucano Eduardo Leite. E o MDB tem o vice-governador, Gabriel Souza, e por certo estará, majoritariamente, gerindo o Rio Grande.
E na boca do monte? Foram aliados na disputa municipal de 2020. E perderam. São oposição no Legislativo. Estarão juntos nas urnas eletrônicas de 2024, quando provavelmente se defrontarão com o candidato governista e, no mínimo, com um nome do forte PT? Impossível dizer. Por enquanto.
Mas há respostas possíveis. E elas vieram nas respostas às perguntas feitas pela coluna, por via eletrônica, aos presidentes do MDB, Francisco Harrisson, e do PP, Mauro Bakof. Os trechos mais importantes das entrevistas você confere nos textos abaixo.
Claudemir Pereira – Após derrota local (2020) e vitória estadual (2022), com a eleição do vice-governador e a reeleição do deputado Beto Fantinel, quais os planos do MDB para recuperar espaço?
Francisco Harrisson, presidente do MDB/SM – O MDB vive momento de alegria pela eleição do nosso Deputado Beto Fantinel e do vice Gabriel Souza. Sabemos que o espaço do MDB em Santa Maria passa pelo fortalecimento das bases do partido na comunidade e isso é facilitado pela representatividade na Assembleia e no Piratini. Nosso trabalho agora é formar nominata de vereadores que represente vários setores da sociedade e que tenha reais condições de aumentar nossa bancada e uma proposta de desenvolvimento para Santa Maria, dialogando com a cidade.
CP – Como o MDB projeta 2024? Já está pensando nisso?
FH – Estamos certos que teremos candidatura majoritária e chapa completa à Câmara. Neste contexto vamos fortalecer setores do partido como juventude, mulheres, movimento comunitário e diversidade, bem como estabelecer diálogo com a cidade para construir soluções para a vida das pessoas.
CP –  Em relação ao governo municipal, o partido segue na oposição ou imagina ser possível algum tipo de composição? Já em relação ao Estado, as eleições de Beto e Gabriel indicam que tipo de expectativa?
FH – Hoje o MDB é independente, com posição forte, estando sempre ao lado dos santa-marienses, apoiando projetos para o desenvolvimento da cidade. 2023 é muito importante na consolidação de uma proposta política para 2024.
CP – Algo a acrescentar?
FH – Ter um deputado como Fantinel é uma conquista muito importante para a representatividade da nossa cidade em âmbito regional. Um jovem idealista, determinado e focado em atacar os problemas. Com a cabeça voltada para a nova política e o novo momento que vivemos. Defensor de pautas fortes e que impactam diretamente a vida da nossa sociedade, assim como as melhorias que o RS precisa. Um parlamentar com habilidade política e bons relacionamentos no Governo Estadual e Federal. Um deputado que vai muito além de uma sigla partidária.
Claudemir Pereira Depois de duas derrotas, uma local, outra estadual, quais os planos do PP de Santa Maria para recuperar espaço?
Mauro Bakoff, Presidente do Progressistas/SM – Primeiramente não considero duas derrotas, o Progressistas cresceu. Em 2020 fizemos a maior bancada na Câmara. Dobramos o número de vereadores. Poucos sabem, mas internamente era nosso maior objetivo: voltarmos a ser fortes na casa do povo. Após grande campanha de filiação, chegamos a um ponto que tínhamos quase o dobro de nomes para o número de vagas. E 98% desses candidatos(as) queriam o (Sérgio) Cechin prefeito. Considero que fizemos boa eleição. Claro que se tivéssemos ganho a prefeitura teríamos atingido todos os objetivos, mas como mentor do projeto me considero feliz com o primeiro passo atingido.
Já na eleição estadual, as decisões não passaram por nosso diretório, então não vejo motivos para recuperar espaço. Diferente de anos anteriores, tivemos candidaturas que ajudaram o PP a eleger mais deputados. Desta vez o Zaloar Soares para Federal e Evandro Behr e Milton Caetano a Estadual.
CP – Como o PP projeta 2024? Já está pensando?
MB – Acredito que o Progressistas esteja no protagonismo da próxima eleição. Confesso que não estou pensando muito sobre, pois isso será definido pela próxima executiva, então não adianta pensarmos agora e depois as ideias serem outras. Penso que o primeiro passo da nova executiva seja formar sólida lista de candidatos novamente. E após isso pensar a questão majoritária.
CP – Em relação aos governos municipal e estadual, o partido segue na oposição ou imagina ser possível algum tipo de composição?
MB – Sobre a estadual não posso afirmar nada, pois nada passa por nós. Aqui no município o PP nunca foi oposição ferrenha, jamais um de nossos edis deixou de votar favorável a algum projeto bom para a população. Nunca fizemos oposição como sofremos no governo do saudoso Evandro Behr; oposição que na época ia contra o desenvolvimento da cidade. Costumo dizer que nossa bancada é livre. Nosso partido defende liberdade e assim nossa bancada é tratada.
No papo eletrônico com o colunista, ainda que instado, o presidente do MDB Francisco Harrisson saiu pela tangente, no que toca a nomes para a Prefeitura. “Temos vários, dentro e fora do partido, que têm totais condições”, disse. E acrescentou: “essa fase é de reconhecimento de potencialidades e fragilidades, de estudar as possibilidades de cada um para no tempo certo apresentarmos as propostas para Santa Maria”.
Afora a negativa, plausível aliás, de citar nomes, o fato é que o dirigente emedebista (veja no texto nesta página) não economizou elogios ao que é hoje o grande líder (com votos) do partido em Santa Maria. No caso, o deputado estadual reeleito Beto Fantinel (foto). Não precisa ser bidu, para entender o óbvio. Se o parlamentar quiser, será o candidato a prefeito pelo MDB. Repetindo: se ele quiser.
O primeiro teste para a liderança ampla de Fantinel no MDB vem logo adiante. Entre os dias 15 e 19 de março, o partido deverá eleger as coordenadorias regionais. O atual coordenador, cá no centro do Rio Grande, é Anderson Pugliese, de Dilermando de Aguiar. Não se sabe, ainda, quem assume. Mas ninguém duvida: será alguém que não concorre a nada em 2024 e alinhado diretamente ao deputado.
Também no contato com o colunista, o presidente local do PP, Mauro Bakof, disse estar tratando com o deputado Covatti Filho, presidente da fundação Milton Campos, braço doutrinário do partido, a realização de um seminário de formação no início do próximo ano. Não há data ainda, mas ele deixará a presidência local da sigla. E, aliás, entende que deixará o Progressistas “bem encaminhado”.
Tirando uma discordância aqui e ali, quem sabe acolá ou alhures, o fato é que a quase totalidade dos petistas de Santa Maria (e mesmo de outros partidos) acredita que Valdeci Oliveira é o principal, senão único, nome competitivo do PT para concorrer à Prefeitura na eleição de daqui dois anos. Só tem um detalhe: ao que se sabe, ninguém perguntou ao próprio, se o ex-prefeito concorda com isso. Pooois é.

“É uma volta ao passado”. Assim a professora Sabrina Santana de Souza, de 43 anos, define a reabertura do Parque…
O ronco das motocicletas podem ser escutados por todos os cantos de Santa Maria, desde quinta-feira (01), quando começou a…
O calor não impediu que os participantes de 10 grupos artísticos da cidade desfilassem com as fantasias coloridas de papais…
Nesta sexta-feira (2), a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul (PRDC/RS) encaminhou ofício à entidade…
O delegado José Soares Bastos, que coordenou as investigações sobre o desaparecimento e a morte de Gabriel Marques Cavalheiro, deixou…
Prefeita em exercício de Itaara desde o dia 17 de novembro, quando o prefeito Silvio Weber (PSB) foi afastado, Salete…
A Associação dos Municípios da Região Central do Estado (AMCentro), fundada em 24 de novembro de 1992, completou três décadas…
©2022 NewCo SM
Empresa Jornalistica LTDA Fone: (55) 3213-7272
©2022 NewCo SM
Empresa Jornalistica LTDA Fone: (55) 3213-7272
Login to your account below

Fill the forms below to register

Please enter your username or email address to reset your password.

source

Leave a reply