Os artilheiros do Campeonato Brasileiro na última década – Jornal VS
Mais do que ser campeão, o sonho de muitos jogadores é, justamente, terminar o ano como um dos destaques do clube e do campeonato. No caso do Brasileirão, uma das formas de se alcançar isso é se tornando o artilheiro da competição. Mas, afinal de contas, você sabe quem foram os artilheiros do Campeonato Brasileiro na última década?
O Prêmio Craque do Brasileirão foi criado no ano de 2005, em uma parceria entre a Rede Globo e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No entanto, ao contrário do que o nome pode indicar, a premiação não envolve apenas o melhor jogador da competição, mas também os melhores (por posição), revelações e artilheiros.
O prêmio foi passando por algumas reformulações ao longo do ano mas, desde o seu início, fez questão de consagrar o jogador que por mais vezes balançou as redes na competição. De 2010 a 2020, a lista de artilheiros do Campeonato Brasileiro é bastante diversificada, contando não apenas com atletas renomados e conhecidos como, também, alguns já não tão lembrados pelos torcedores.
Dito isso, confira quem foram o artilheiros do Campeonato Brasileiro na última década:
2010 – Jonas (Grêmio)
Em 2010, quem levou o prêmio de artilheiro do Campeonato Brasileiro foi o centroavante Jonas. Na época, o atleta era um dos principais nomes do Grêmio – mas teve uma passagem relativamente curta pelo clube gaúcho (apenas dois anos). Posteriormente, ainda atuou por Valencia e Benfica, tendo se aposentado em 2018 pelo clube português.
2011 – Borges (Santos)
O artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2011 foi o atacante Borges que, na época, jogando pelo Santos, também anotou 23 gols naquela edição. Antes de chegar ao Peixe, o jogador já havia se destacado no São Paulo e, também, no Grêmio. Antes de se aposentar, passou por Cruzeiro, Ponte Preta e América Mineiro.
2012 – Fred (Fluminense)
Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos, Fred conquistou a sua primeira artilharia em uma edição do Brasileirão em 2012, quando atuava pelo Fluminense. O jogador, que também tem passagens por Cruzeiro e Atlético Mineiro, terminou a competição com 20 gols marcados.
2013 – Éderson (Athletico Paranaense)
Em 2013, o artilheiro do Campeonato Brasileiro foi surpreendente – pode-se dizer assim. O atacante Éderson, na época no Athletico Paranaense, foi quem garantiu a artilharia da competição com 21 gols. O jogador ainda está na ativa e já passou por clubes como Vasco, Fortaleza e Chapecoense.
2014 – Fred (Fluminense)
O ditado “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar” não se aplica muito bem ao futebol. Não à toa, em 2014, Fred voltou a ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro, tendo anotado 18 gols naquela edição da competição.
2015 – Ricardo Oliveira (Santos)
Em 2015, quem brilhou e se tornou o artilheiro do Campeonato Brasileiro foi o atacante Ricardo Oliveira. Na época, o jogador, que atuava pelo Santos, marcou 20 gols. Depois disso, ainda teve boas temporadas pelo Atlético Mineiro e, mais recentemente, uma temporada regular no Coritiba.
2016 – Fred, William Pottker e Diego Souza
O Campeonato Brasileiro de 2016 não contou com apenas um artilheiro. Na verdade, foram três. William Pottker (da Ponte Preta), Diego Souza (Sport) e Fred (do Fluminense e Atlético Mineiro) marcaram 14 gols naquela edição – uma média bastante abaixo das últimas artilharia da competição.
Para quem não se lembra, Diego Souza é aquele jogador que começou como volante, mas hoje em dia joga como centroavante. Em sua carreira, já jogou por Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Atlético Mineiro, Vasco e Cruzeiro.
Já Pottker está um pouco sumido do futebol de alto nível. O jogador, no entanto, já teve boas passagens por times como Internacional de Porto Alegre e Cruzeiro. Atualmente, é jogador do Avaí de Santa Catarina.
2017 – Jô (Corinthians)
Em 2017, o centroavante Jô foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro. O jogador do Corinthians, que também já teve boas passagens por Atlético Mineiro e Internacional, encerrou aquela edição do Brasileirão com 18 gols anotados. Ao lado dele, no entanto ,estava Henrique Dourado, do Fluminense, que também marcou 18 gols.
2018 e 2019 – Gabigol (Santos e Flamengo)
Anos diferentes, clubes diferentes, mesmo título individual. O artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2018 e 2019 foi o mesmo: Gabriel Barbosa, o Gabigol. Em 2018, o atacante marcou 18 gols jogando pelo Santos. No ano seguinte, carimbou 25 gols atuando pelo Flamengo – onde permanece até os dias de hoje.
2020 – Lucano e Claudinho
E para finalizar a década, em 2020 dois jogadores dividiram o título de artilheiro do Campeonato Brasileiro. Tanto o atacante Luciano, do São Paulo, quanto o meia Claudinho, do Red Bull Bragantino, marcaram 18 gols naquela edição.