Os maiores artilheiros da história do Campeonato Paulista – Jornal VS
Nos dias de hoje, os campeonatos estaduais já não são encarados com tanta importância assim pelos clubes – ao menos até a bola rolar, visto que em campo a situação muda completamente. No entanto, até meados do século passado, essas competições eram não apenas uma das principais como, também, uma das únicas disponíveis. Dito isso, por acaso você sabe quem são os maiores artilheiros da história do Campeonato Paulista?
O Campeonato Paulista é, de longe, um dos mais concorridos e disputados dentre os estaduais – se não for o maior. Isso porque não conta apenas com os quatro grandes (São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras) brigando pelo título, mas muitos clubes que, nessa competição em específico, acabam se transformando.
Red Bull Bragantino, Guarani de Campinas, Novorizontino, Ponte Preta e Ituano são alguns dos clubes que estão fora do círculo dos quatro grandes mas que, de tempos em tempos, surpreendem. Tudo isso contribui para que o campeonato seja ainda mais competitivo, no fim das contas.
No entanto, uma coisa não dá para fugir: quando o assunto são os maiores artilheiros da história do Campeonato Paulista, trata-se de figuras que jogaram em um dos quatro grandes de São Paulo. Dito isso, confira quem são os jogadores que por mais vezes balançaram as redes desse estadual:
Pelé
Pelé não é conhecido como o Rei do Futebol e melhor jogador da história desse esporte à toa. Ele lidera praticamente todas as estatísticas possíveis quando o assunto é bola em campo. Sendo assim, não é de se estranhar que Edson Arantes do Nascimento também seja o maior artilheiro da história do Campeonato Paulista.
O maior jogador da história do futebol tem nada mais nada menos do que 466 gols marcados no Campeonato Paulista. São mais de 100 gols a frente do segundo colocado nesse quesito, o que coloca ainda mais em evidência toda a genialidade do craque que mudou o rumo do esporte no mundo.
Multicampeão com o Santos, Pelé também jogou em uma época em que, justamente, o campeonato estadual era encarado como um torneio mais renomado e importante. Afinal de contas, não existiam tantas competições paralelas como é nos dias de hoje. No entanto, isso não diminui em nada o feito do Rei.
Arthur Friedenreich
Muito antes de Pelé brilhar com a camisa do Santos, um jogador brasileiro com nacionalidade alemã já estava fazendo história no futebol paulista. Trata-se de Arthur Friedenreich, aquele que é tido como muitos como o primeiro grande craque do futebol de São Paulo – um dos maiores artilheiros da história do estadual.
Friedenreich é o segundo jogador com maior número de gols marcados na história do Campeonato Paulista. Ele balançou as redes 338 vezes na competição, sendo artilheiro em nove edições entre as décadas de 1910 e 1920. Foi justamente nesse período em que ele surgiu e se destacou.
Friedenreich brilhou com a camisa do Paulistano, São Paulo, Mackenzie e Ypiranga. Isso porque jogava em uma época que essas eram as equipes mais “tradicionais” do futebol paulista – o início do século XX.
Serginho Chulapa
O terceiro maior artilheiro da história do Campeonato Paulista é outro que está marcado para sempre no futebol brasileiro. Estamos falando do atacante Serginho Chulapa que, entre a década de 1970 e 1980, brilhou e muito tanto com a camisa de clubes de SP como, também, da Seleção Brasileira.
Serginho chega a este posto justamente por ter marcado 242 gols em partidas do Campeonato Paulista. Além disso, ele é nada mais nada menos do que o maior goleador da história do São Paulo. No entanto, já vestiu a camisa de outros grandes clubes de SP como, por exemplo, Santos e Corinthians.
Feitiço
O quarto maior artilheiro da história do Campeonato Paulista tem literalmente a magia em seu nome – ou apelido, para ser mais claro. Trata-se de Luís Macedo Matoso, mais conhecido como Feitiço, jogador que foi o grande nome do Santos antes de Pelé surgir e construir a camisa 10 para si.
Feitiço jogou entre as décadas de 1920 e 1940 por clubes como São Bento, Santos, Corinthians, Palmeiras e São Cristóvão. No Campeonato Paulista, ele marcou incríveis 197 gols – e por isso é lembrado como um dos maiores desta competição.