Os times em que Pelé jogou – GOAL Brasil
Ícone brasileiro nunca atuou no futebol europeu, mas jogou nos EUA no final da carreira
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é um dos maiores nomes da história do futebol mundial, com uma carreira irretocável entre 1956 a 1977. O Rei colecionou títulos e números importantes nos clubes que defendeu – e foram poucos, passando apenas duas temporadas fora de seu país. Ao todo, marcou 1091 gols em 1116 jogos.
Além da Seleção Brasileira, Pelé jogou profissionalmente em dois clubes (Santos e New York Cosmos), mas participou de diversos amistosos com a camisa de outros times, como Flamengo, Fluminense e Vasco. Confira abaixo os times em que Pelé jogou – mesmo que tenha sido apenas um vez. O Rei do Futebol faleceu em 29 de dezembro de 2022, mas segue eterno em nossos corações.
Pelé fez história no Santos, onde jogou por quase toda a carreira. Ele assinou com o Peixe com apenas 15 anos em 1956 e não saiu até 1975. O atacante é o maior artilheiro da história do clube com 636 gols.
O Rei venceu duas Libertadores, dois Mundiais, seis títulos brasileiros, três Torneios Rio-São Paulo e dez Campeonatos Paulistas.
Pelé conquistou três Copas com a Seleção Brasileira (em 1958, 1962 e 1970), em 92 jogos disputados e 77 gols marcados. O atacante tinha apenas 16 anos quando marcou na estreia pelo Brasil contra a Argentina, um ano antes de conquistar sua primeira Copa do Mundo.
Quando Pelé ainda era jovem, o campeonato brasileiro de seleções ainda era uma grande atração – afinal de contas, estamos falando de um país de dimensões continentais. O Rei era a grande atração da seleção paulista.
Pelé é vascaíno! O Rei relembrou o Torneio do Morumbi de 1957, competição amistosa promovida pelo São Paulo para celebrar a construção do seu estádio. Com 16 anos, a promessa foi cedida ao Cruz-maltino para o torneio. Anos depois, em 1969, Pelé vestiu a camisa vascaína após marcar o seu milésimo gol — em jogo contra o próprio Vasco.
"O Vasco da Gama, que me deu essa oportunidade, que me fez conhecido. Para os mais jovens: eu era do Santos, e teve um acordo entre as equipes, porque as duas estavam excursionando. Então fizeram uma união, Santos e Vasco, com os jogadores que estavam começando. Não perdemos, ganhamos o torneio. Então, para os mais jovens: eu sou Vascaíno porque o Vasco me deu a oportunidade de aparecer no mundo todo, e sou Santos porque o Santos me criou. Então, tirando o Santos, seria o Vasco", afirmou em 2020, em entrevista ao canal Pilhado, no YouTube.
Em 1978, Pelé jogou pelo Fluminense e pela seleção nigeriana. O atacante jogou pela Nigéria durante 35 minutos em amistoso contra o Tricolor, que fazia excursão pelo país. Na ocasião, o Flu venceu por 3 a 1. Através das redes sociais, o Rei relembrou a curiosa história.
"Você sabia que certa vez eu acidentalmente joguei pelo Fluminense? Em 1978, tantas pessoas apareceram para me ver como convidado em uma partida na Nigéria, que o Chefe de Polícia me alertou que eu precisava jogar para manter a paz!", escreveu. Meses depois, o Pelé vestiu a camisa do Flu o Racca Rovers.
Em 1979 foi a vez do Flamengo ter Pelé com a sua camisa em amistoso contra o Atlético-MG, que tinha como objetivo arrecadar fundos para os atingidos das enchentes que assolaram o país naquele mesmo ano.
Nos últimos três anos da aposentadoria, Pelé aceitou o desafio de jogar no New York Cosmos dos Estados Unidos, onde se aposentou definitivamente em 1977. Foram 106 jogos, com 64 gols marcados.