Os títulos do Palmeiras no Brasileirão – GOAL Brasil

0
53

A poucas semanas da conclusão do Campeonato Brasileiro de 2022, as equipes buscam somar os pontos necessários para sair da zona de rebaixamento, conquistar uma vaga nas Copas internacionais e ser campeão do título nacional. E o Palmeiras, em mais uma oportunidade, está muito próximo de conquistar seu 11º título do Brasileirão.
Após apenas um ano da criação da Taça Brasil, antigo formato do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras disputou a competição e a venceu pela primeira vez em 1960, sobre o Fortaleza, em duelos de ida e volta. A última conquista veio 58 anos depois, em 2018, quando o Verdão somou 80 pontos e ficou a frente por oito do segundo colocado, Flamengo, no modelo de pontos corridos.
Ao todo, a equipe alviverde venceu dez vezes a competição: 1960, duas vezes em 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018. Um dos títulos de 67, a Taça Brasil, foi conquistado algum tempo depois do primeiro vencido pelo Palmeiras naquele ano, em outro formato. Os dois, porém, são considerados como títulos brasileiros. Veja, abaixo, detalhes sobre cada título do Verdão do Campeonato Brasileiro.
O primeiro titulo do Verdão veio em 1960, um ano após a equipe conseguir o acesso ao campeonato através do Campeonato Paulista, de 1959. O time comandado por Djalma Santos, que viria a ser campeão pelo Palmeiras de novo em 1967, venceu o Fortaleza num agregado de 11 a 3, sendo que o segundo embate foi marcado pela incrível goleada de 8 a 2, no Pacaembu.
Em formato quadrangular, o Palmeiras venceu Internacional, Corinthians e Grêmio no grupo, composto por quatro equipes, e se sagrou o grande campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, com equipe comandada por atletas como Dudu, Tupãzinho, Ademir da Guia e o eterno lateral-direito Djalma Santos.
A Taça Brasil, disputada depois do Torneio Roberto Gomes Pedroso, o Robertão, foi também vencido pelo Palmeiras no mesmo ano, quando bateu o Náutico no primeiro confronto por 3 a 1, perdeu o segundo por 2 a 1 e foi ao duelo de desempate, o qual venceu por 2 a 0.
O clube era composto por grandes atletas como Tupãzinho, Ademir da Guia, Baldocchi e Dudu, que estavam na conquista do Robertão alguns meses atrás.
Com presença de Ademir da Guia, multicampeão pelo Verdão, a equipe conquistou seu quarto Campeonato Brasileiro em 1969, após ficar em primeiro no sistema quadrangular de grupos, a frente de Cruzeiro, do rival Corinthians e do Botafogo. O clube mineiro, inclusive, só ficou na vice colocação devido ao saldo de gols menor que do alviverde (um positivo do Cabuloso contra dois positivos do Palmeiras), já que os dois haviam conquistado quatro pontos.
O bicampeonato de 1972 e 1973 só aconteceu devido a primeira conquista. O Palmeiras chegou a final do torneio contra o Botafogo, e após um empate em 0 a 0, sagrou-se campeão após três anos desde o último que havia conquistado, em 1969.
A equipe só foi campeã com o empate pois, ao longo do torneio, conquistou mais pontos gerais que o adversário carioca (40 pontos contra 33 do Fogão). Ademir da Guia e Dudu, ídolos do time, estavam presentes na histórica equipe.
Em sistema quadrangular, o Palmeiras conquistou a primeira posição em um grupo de quatro equipes, ficando a frente de São Paulo, Cruzeiro e Internacional, ganhando a edição de 1973 do Brasileirão. O time do Verdão contava com grandes atletas como Leão, César Maluco e o ídolo alviverde Ademir da Guia.
O primeiro título do bicampeonato alviverde, além da sétima conquista nacional, foi no ano de 1993. A equipe venceu o Vitória nos dois jogos, de ida e volta, modelo de decisão do Brasileirão na época, por 1 a 0 e 2 a 0, fora e dentro de casa, respectivamente.
O segundo embate, disputado no Morumbi com mando do Palmeiras, teve um público de quase 90 mil torcedores e, com tentos marcados por Evair e Edmundo ainda no primeiro tempo, foi decidido o campeão nacional daquela edição.
Com 31 jogos para se tornar campeão, o Palmeiras conquistou o torneio de 1994 da melhor forma: se consagrando octacampeão sobre o rival Corinthians, vencendo o primeiro embate por 3 a 1 e empatando o segundo em 1 a 1.
O time do Verdão, inclusive, era estelar, que contava com jogadores como Edmundo, Rivaldo, Evair, Roberto Carlos, Flávio Conceição, entre outros grandes jogadores da época, alguns destes presentes no título do ano anterior, em 1993.
Com um placar mínimo de 1 a 0 sobre a Chapecoense, o Palmeiras conquistou seu nono título do Brasileirão com uma rodada de antecedência, com 80 pontos conquistados e nove a frente do Santos e do Flamengo, vice-líderes.
A equipe do Verdão contava com a estrela Gabriel Jesus, jovem revelação da época que hoje atua no Arsenal, da Inglaterra, além de Dudu, Edu Dracena, Jailson, Fernando Prass e Zé Roberto, por exemplo. O gol marcado sobre a Chape foi de Fabiano, lateral-direito que está no Aris, da Grécia.
O último título do Campeonato Brasileiro do Palmeiras foi em 2018, quando a equipe contava com jogadores como Dudu, Weverton, Luan, Gustavo Gómez, Scarpa e Mayke, que estão na equipe hoje, além de Deyverson, Fernando Prass, Felipe Melo e Borja, por exemplo, que auxiliaram o clube a vencer a competição naquele ano.
O jogo que tornou o Palmeiras decacampeão da competição foi o embate contra o Vasco, na vitória alviverde por 1 a 0 com gol de Deyverson, na 37ª rodada. A equipe era comandada por Felipão.
Copyright © 2022 Goal (Brasil) todos os direitos preservados. As informações contidas em Goal (Brasil) não podem ser publicadas, transmitidas, reescritas ou distribuídas sem a prévia autorização da Goal (Brasil)

source

Leave a reply