OUÇA: Prefeitura de São Paulo quer implantar mais 220 km de … – Diário do Transporte

0
33

Publicado em: 26 de janeiro de 2023
De acordo com prefeito Ricardo Nunes, a faixa que completou um ano não teve nenhuma morte neste período; Vinculação de mais faixa azul com autorização da Uber Motos foi descartada neste momento
ADAMO BAZANI
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse na manhã desta quinta-feira, 26 de janeiro de 2023, que a cidade quer implantar até o fim da gestão, mais 220 km de “faixa azul” para motos.
O primeiro espaço deste tipo, na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto, completou um ano de operação e, segundo a prefeitura, não foi registrado no período nenhuma morte no espaço, o que convenceu a administração municipal a continuar com o projeto.
Atualmente, são 23 km de faixa azul.
Em 25 de janeiro de 2022, foi implantado o espaço na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.
No dia 06 de outubro de 2022, a segunda “faixa azul” para motos da cidade de São Paulo, foi implantada na Avenida dos Bandeirantes no sentido Marginal Pinheiros para o Complexo Maria Maluf, entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro.
As implantações dependem da autorização por parte da Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito, órgão do Minfra – Ministério da Infraestrutura do Governo Federal.
Em agosto de 2022, o órgão autorizou a instalação nas seguintes vias:
I – Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho compreendido entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km, unindo-se ao trecho autorizado pela Portaria SENATRAN nº 119, de 4 de fevereiro de 2022;
II – Avenida Rubem Berta, no trecho compreendido entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 km, unindo se ao trecho autorizado pela Portaria SENATRAN nº 119, de 2022; e
III – Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão aproximada de 8,5 km.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2022/08/08/cet-sp-e-autorizada-a-utilizar-faixa-azul-para-motos-nas-avenidas-santos-dumont-tiradentes-prestes-maia-ruben-berta-e-bandeirantes/
De acordo com Nunes, na entrevista coletiva, entre as vias que devem receber as novas faixas estão Avenidas Ipiranga, do Estado, Senador Queirós, Rangel Pestana, entre outras.
A vinculação de mais faixa azul com autorização da Uber Motos foi descartada neste momento.
Nunes criticou o fato de a Uber oferecer o mototáxi por aplicativo sem dialogar com o poder público e apresentar algum estudo.
A modalidade segue proibida na cidade.
OUÇA:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Riocard Mais lança novo aplicativo que dispensa uso de cartão físico e permite pagamento com o celular
Praxio acelera crescimento no mercado internacional e chega à Europa
Receba notícias do site por e-mail
Consertar a cidade esburacada, limpar as bocas de lobo e melhorar a saúde, nem pensar. Pior prefeito desde o Pita
Página destinada à cobertura jornalística dos principais fatos relacionados aos transportes, com notícias, informações de última hora, coberturas exclusivas, opinião, estudos técnicos e história.

source

Leave a reply