Outro herói inesperado da história do Flamengo relembra época do clube de 'vagas magras e bomba-relógio' e cita diferencial para 'virada' – ESPN.com.br

0
47

Você está na Edição Brasil. Para acessar edições de outras regiões, clique aqui.
Lateral do Flamengo falou após o título da Copa do Brasil (0:17)
Rodinei fez história ao virar o herói inesperado do Flamengo na disputa por pênaltis no título da Copa do Brasil de 2022. No entanto, o lateral não foi o primeiro jogador pouco badalado a ser protagonista de um título pelo clube rubro-negro.
Na decisão do Campeonato Carioca de 1999, o time da Gávea vivia momentos de vacas magras e depositava todas esperanças no astro Romário contra o poderoso Vasco, que tinha nomes de peso como Donizete Pantera, Felipe, Juninho Pernambucano, Guilherme e Edmundo.

Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!

No entanto, coube a Rodrigo Mendes o papel de herói. Após um empate no jogo de ida, o atacante fez o gol da vitória rubro-negra por 1 a 0 na partida de volta que decretou a conquista.
Formado na base do clube rubro, o ex-atacante lembra que a realidade nos anos 90 era muito diferente da atual. Salários atrasados, falta de estrutura e brigas políticas eram comuns na Gávea.
“O Flamengo naquela época era sempre uma bomba-relógio, tanto politicamente, financeiramente e esportivamente. Tanto para o bom quanto para o ruim. Quando está muito bom, a torcida empurrava, o momento político melhora e financeiro também. Mas ao contrário também. Vi todos os momentos, não tão bom quanto hoje, mas dentro da realidade daquela época no Brasil”, disse ao ESPN.com.br.
“Ninguém podia sentar no lugar do Romário no ônibus ou no vestiário. Tinha que ficar esperto para não acompanhar muito porque os caras não se queimavam, mas a gente que era garoto sim se fizesse algo errado. Alguns iam e se queimavam. Era da idade, você jogando no Flamengo…”, analisou.
Pouco mais de duas décadas após a conquista, Rodrigo Mendes acredita que o Flamengo mudou de patamar. É um clube mais organizado e que briga por todos os títulos de que disputa.
“Momento do Flamengo é excepcional tanto esportivamente quanto politicamente, financeiramente nem se fala. O Flamengo conseguiu desde o (ex-presidente Eduardo) Bandeira de Mello passando pelo (atual presidente Rodolfo) Landim se estruturar financeiramente e ter elencos muito fortes”, afirmou.
Além disso, faturou bastante dinheiro com as crias do Ninho do Urubu que foram para a Europa.
“Vendeu bem os jogadores como Vini e Paquetá. O Flamengo forma, mas deixou de utilizar um pouco mais a base. Chega a ser uma controvérsia, porque vendeu Vini e Paquetá, que jogaram pouco tempo no Flamengo. Outros jogadores podem ser utilizados mais e negociados. Tem um grupo extremamente forte e dá para considerar uma seleção. O momento do Flamengo é excepcional e está disputando todas as competições”.
América-MG (F) – 22/10, 19h – Brasileirão
Santos (C) – 25/10, 21h45 – Brasileirão
Athletico-PR – 29/10, 17h – Conmebol Libertadores

source

Leave a reply