Paris é logo ali! Confira a agenda do vôlei para 2023 – Metrópoles
02/01/2023 2:00, atualizado 30/12/2022 19:53
Os fãs de vôlei podem ficar sossegados porque o calendário de 2023 terá muitas partidas para serem desfrutadas. Apesar de o novo ano iniciar no meio da temporada, as datas das seleções contam com os Pré-Olímpicos de Vôlei para os Jogos de Paris 2024.
Em um ciclo mais curto, por conta da pandemia de Covid-19, o próximo ano será decisivo para o Brasil e todos os outros países que pretendem participar das Olimpíadas. Sendo assim, os campeonatos nacionais do mundo todo devem revelar as peças convocadas para o período de seleções.
Além das partidas eliminatórias, os países também se organizam para as outras competições internacionais que definirão o ranking mundial. Confira a seguir os principais eventos do voleibol para o próximo ano:
Superliga – janeiro a abril
O Campeonato Brasileiro começa seu segundo turno já em janeiro. A fase classificatória, que conta com 12 times, usa o sistema de pontuações para definir os oito clubes que passam para os playoffs. Até o momento, tudo ainda está em aberto do lado feminino, apesar de Praia Clube e Minas verem um novo concorrente ao título: o Fluminense.
A etapa final, que contará com quartas, semis e finais, está planejada para acontecer em abril.
Já a temporada 2023/24 está programada para iniciar no final de outubro, após os campeonatos estaduais.
Liga das Nações – 30/5 a 16/7
O novo, mas já tradicional, campeonato de seleções, que é realizado em inúmeras cidades ao redor do mundo, começara pelo naipe feminino e terá etapa no Brasil. A capital federal receberá algumas seleções femininas durante a segunda semana do torneio.
A semana 1, entre os dias 30 de maio e 4 de junho, será em Ancara, na Turquia, e em Nagoia, no Japão. A semana 2, realizada durante os dias 13 a 18 de junho, será em Hong Kong, na China, e em Brasília, no Brasil. A última semana, que vai de 27 de junho a 2 de julho, acontecerá em Suwon, na Coreia do Sul, e em Bangkok, na Tailândia.
A etapa final acontecerá em Arlington, nos Estados Unidos, nos dias 12 a 16 de julho.
Pré-Olímpico – 16 a 24/9
O primeiro Pré-Olímpico, de três que devem acontecer, já tem data e país definido. O Japão receberá o compromisso, durante os dias 16 a 24 de setembro. Os outros dois eventos ainda precisam de definição pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Superliga – janeiro a abril
Assim como o feminino, o Campeonato Brasileiro também iniciará o segundo turno em janeiro. A fase classificatória também funciona da mesma maneira para os confrontos dos playoffs. Por outro lado, os clubes favoritos ao título, até o momento, são o Cruzeiro, Vôlei Renata e São José.
A etapa final, que contará com quartas, semis e finais, está planejada para acontecer em março e abril.
Já a temporada 2023/24 está programada para iniciar no final de outubro, após os campeonatos estaduais.
Liga das Nações – 6/6 a 23/7
O primeiro compromisso internacional pelas seleções usa o mesmo formato do naipe feminino e seus confrontos são alternados com os compromissos das mulheres. Assim, os times masculinos começam sua trajetória no dia 6 de junho. Dessa vez, o Brasil não receberá nenhuma etapa.
A semana 1, entre os dias 6 e 11 de junho, será em Ottawa, no Canadá, e em Nagoia, no Japão. A semana 2, realizada durante os dias 20 a 25 de junho, será em Roterdã, nos Países Baixos, e em Orleans, na França. A última semana, que vai de 4 a 9 de julho, acontecerá em Anaheim, nos Estados Unidos, e em Pasay, nas Filipinas.
A etapa final acontecerá em Gdansk, na Polônia, nos dias 19 a 23 de julho.
Pré-Olímpico – 30/9 a 8/10
O primeiro Pré-Olímpico masculino, dos três programados, definiu suas datas e o país-sede. O Japão receberá o compromisso, durante os dias 30 de setembro a 8 de outubro. Os outros dois eventos ainda precisam de definição pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!
A maior parte dos profissionais estrangeiros contou que veio para o Brasil para cobrir especificamente a morte de Pelé
O nome do rei do futebol foi referência para pais peruanos. Além de Pelé, outros nomes curiosos chamaram a atenção, como Qatar e Ucrânia
Segundo informações de vizinhos, os moradores não estavam no local. O incêndio ocorreu nesta 2ª (2/1), no Vale do Pedregal
Podem se candidatar estudantes de 24 cursos de universidades conveniadas, bem como os da UnB. Inscrições devem ser feitas até 13 de janeiro
“Às vezes as coisas não saem do jeito que você planejou”, lamentou o roteirista Baran Bo Odar nas redes sociais
Todos os direitos reservados