Parte dos aliados de Lula é contra a prisão de Bolsonaro – Metrópoles

0
54


Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi e Victoria Abel
17/01/2023 2:00, atualizado 17/01/2023 6:43
Embora a militância petista faça coro público em defesa da prisão de Jair Bolsonaro, parte considerável dos auxiliares e aliados de Lula é contra a detenção do ex-presidente da República agora.
A posição está baseada no cálculo político de que a eventual prisão de Bolsonaro poderia favorecer o ex-chefe do Palácio do Planalto eleitoralmente, ao ajudá-lo a construir a imagem de “mártir”.
A avaliação desses petistas é de que o melhor cenário para Lula no momento seria a Justiça Eleitoral tornar Bolsonaro inelegível, sem que a Justiça comum mande prender o ex-mandatário.
Em conversas reservadas, aliados de Lula admitem que a prisão do petista o ajudou eleitoralmente, ao contribuir para reforçar o discurso de que ele era alvo de perseguição política.
No caso de Lula, porém, ele só conseguiu se beneficiar eleitoralmente pela prisão após ter conseguido anular suas condenações da Lava Jato, o que o permitiu disputar as eleições em 2022.
Na sexta-feira (13/1), o ministro do STF Alexandre de Moraes acolheu um pedido da PGR e incluiu Bolsonaro no inquérito que investiga a autoria intelectual doas invasões terroristas de 8 de janeiro.
A decisão de Moraes foi motivada pelo fato de Bolsonaro ter compartilhado, na semana passada, um vídeo no qual sugeriu que a eleição de Lula foi fraudada pelo TSE e pelo STF.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Os planos são audaciosos, mas, por enquanto, ninguém no clube revela quais são as empresas interessadas nessa sociedade
Arthur Lira
Wellington Macedo tinha livre acesso à Câmara dos Deputados em 2019, quando era assessor da senadora eleita Damares Alves
Secretário de Assuntos Federativos da Presidência, petista André Ceciliano corre contra o tempo para dar medalha a Alexandre de Moraes
Lista com todos os afastados está publicada no DOU desta terça-feira (17/1). Dispensa ocorre após governo identificar danos no Alvorada
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply