Pastor batista é denunciado na Bahia por transfobia – Congresso em Foco – Congresso em Foco
Dano causado por pedradas na residência em que o menino trans vive com a mãe. Foto: Arquivo pessoal
Direitos Humanos
Sylvio Costa
02.11.2022 11:07 0
Temas
Tags
Receba por
Se ninguém lhe contou antes, a gente conta agora. Há pessoas que desde muito cedo, por razões que a ciência ainda investiga, não se enquadram no gênero inscrito na certidão de nascimento. Algumas delas não se identificam nem com o sexo masculino nem com o sexo feminino (são chamadas de não binárias). E há garotos que se veem e se sentem como garotas. Ou vice-versa.
Esse é o caso de um menino trans residente em Poções, município baiano de menos de 50 mil habitantes, próximo a Vitória da Conquista. Com apenas 12 anos, o menino se tornou alvo da ira de alguns moradores locais, que chegaram a cortar a luz da residência e a apedrejar sua casa quatro vezes. O pastor Luciano Novais, da Primeira Igreja Batista de Poções, é apontado como o líder da campanha discriminatória.
Pois bem. A advogada Amanda Souto Baliza, ela própria uma mulher trans, entrou em cena para proteger mãe e filho, representando a Aliança Nacional LGBTI, a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas e a Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTI (Renosp). Primeiro, foi firmado um termo de ajustamento de conduta (TAC) pelo qual o município se comprometeu a adotar as medidas protetivas necessárias para prevenir e enfrentar o crime de transfobia.
Leia também
Agora, outra notícia importante. O pastor foi denunciado pelo Ministério Público e, se a denúncia for aceita pela Justiça, responderá pelo crime de transfobia. Ele chegou a qualificar o menino – uma criança, lembremos, de 12 anos! – como “aberração”. As agressões tiveram início quando a mãe pediu à escola que o filho fosse chamado pelo seu nome social (ou seja, o nome adotado, não o que consta dos documentos oficiais). A escola rejeitou a solicitação, contrariando resolução do Ministério da Educação.
Este blog fica aberto para a manifestação do pastor, se ele assim desejar (basta escrever para sylvio@congressoemfoco.com.br). Em sua defesa, a Primeira Igreja Batista de Poções publicou a seguinte nota no Instagram:
Veja também:
Município baiano firma compromisso para garantir direitos das pessoas trans
Pastor é processado por orar pela morte do ator Paulo Gustavo
Conteúdo homofóbico põe escola na mira do Ministério Público
Autoria
Sylvio Costa Fundador do Congresso em Foco. Mestre em Comunicações pela Universidade de Westminster, na Inglaterra. Trabalhou como jornalista em veículos como Folha, IstoÉ, Correio Braziliense, Zero Hora e Gazeta Mercantil, entre outros, exercendo as funções de repórter, editor e chefe de reportagem. Ganhou 12 prêmios de jornalismo.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.
Seja Membro do Congresso em Foco
Relacionadas
Posts Recentes
Mais Colunas
Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder
Receba o melhor do Congresso em Foco no e-mail. Inclui Resumo da Semana, aos sábados e Agenda do Poder, às segundas.
Receba notícias também via
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.