Pastor Henrique, Camila e mais: quem representou os jovens em foto com Lula – UOL Confere

0
83

Renata Rodrigues
Colaboração para o UOL
12/11/2022 04h00
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta semana um documento elaborado por parlamentares jovens —e outros não tão jovens— que traz propostas e levanta uma série de contextualizações sobre a realidade da juventude brasileira atual.
O objetivo principal é a reestruturação da Secretaria Nacional de Juventude, mas a carta também enfatiza o investimento em programas sociais como o Ciências sem Fronteiras e o ProJovem e pede a aprovação de Plano Nacional da Juventude.

Mas você sabe quem são os parlamentares que querem representar a juventude brasileira no governo Lula? Veja abaixo:
Célio Studart (PSD-CE), 35 anos
Idealizador do MSF (Movimento São Francisco) e fundador do Instituto Politizar, ONG de educação política, é deputado federal pelo Ceará e iniciou na política em 2010, com filiação no PV (Partido Verde). Hoje no PSD (Partido Social Democrático), defende projetos a favor do autismo, do empreendedorismo e da causa animal.
Ana Pimentel (PT-MG), 40 anos
Foi eleita deputada federal por Minas Gerais em 2022. Teve participação no movimento estudantil da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde se formou em medicina. Em 2010 foi secretária estadual de Juventude em Minas Gerais. Atuou como secretária municipal de saúde em Juiz de Fora entre 2021 e 2022.
Duarte Jr (PSB-MA), 36 anos
É advogado, professor universitário e no ano de 2018 foi eleito deputado estadual do Maranhão. Nas últimas eleições, se tornou deputado federal. Presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e foi vice-presidente da Comissão de Segurança Pública no Maranhão.
Jack Rocha (PT-ES), 39 anos
Participou da formação da Secretaria de Juventude da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e, em 2022, se tornou a primeira mulher negra eleita para o cargo de deputada federal do Espírito Santo. É a única representante feminina do estado no parlamento.
Camila Jara (PT-MS), 27 anos
Esteve à frente do coletivo Elas Podem e foi eleita deputada federal pelo Mato Grosso do Sul em 2022. Em Campo Grande, foi a mulher mais votada para vereadora e a única mulher a compor a câmara municipal.
Dandara Tonantzin (PT-MG), 28 anos
Eleita deputada federal em Minas Gerais, a vereadora é também pedagoga. Foi Conselheira Nacional de Promoção da Igualdade Racial entre 2014 e 2018, membro do ENEGRECER (Coletivo Nacional de Juventude Negra), e atua na área de Educação para as relações étnico raciais, políticas educacionais, com ênfase em teorias feministas e antirracistas.
Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), 35 anos
Pastor da Igreja Batista, foi eleito agora deputado federal pelo Rio de Janeiro e atuou como vereador na cidade de Niterói entre os anos de 2013 e 2016. É também poeta, ator e professor. Durante seu mandato como vereador, foi presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Vereadores. Em 2018 se tornou conselheiro do Instituto Vladimir Herzog.
Duda Salabert (PDT-ES), 41 anos
Eleita em 2022 uma das primeiras deputadas federais trans da história, é professora de literatura e ambientalista. Em 2020, foi eleita como vereadora, a mais votada da história de Belo Horizonte.
Túlio Gadêlha (Rede-PE)
Deputado Federal por Pernambuco, reeleito em 2022, é graduado em Direito, integrou o movimento estudantil universitário e foi presidente da juventude socialista em Pernambuco. Antes era filiado ao PDT (Partido Democrático Trabalhista). Iniciou sua carreira política no ano de 2012 ao ser eleito vereador em Recife. Em 2018 se elegeu deputado federal e em 2021 se filiou ao Rede Sustentabilidade.
Aliel Machado Bark (PV-PR), 33 anos
É deputado federal pelo Paraná desde 2015 e foi vereador de Ponta Grossa entre os anos de 2013 a 2015. Foi presidente de grêmio estudantil, presidiu a União Municipal dos Estudantes de Ponta Grossa e foi militante da UJS (União da Juventude Socialista). Já foi do PCdoB e da Rede Sustentabilidade, agora está no PV.
Natália Bonavides (PT-RN), 34 anos
Foi eleita como deputada federal do Rio Grande do Norte em 2018 e reeleita em 2022. Atua na defesa dos movimentos sociais, do serviço público de qualidade, das mulheres, dos direitos humanos dos grupos mais vulneráveis e do direito à cidade. É titular da Comissão de Educação, suplente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e da Comissão Especial que vai debater o novo FUNDEB.
Tabata Amaral (PSB-SP), 28 anos
Ativista pela educação no Brasil, a deputada federal é cofundadora do Movimento Mapa Educação e do Movimento Acredito que busca a renovação do Congresso. Enquanto parlamentar, idealizou o ‘gabinete itinerante’, projeto que leva formação política para a população, em diversas cidades do país. Foi filiada ao PDT (Partido Democrático Trabalhista) entre 2018 e 2021, e integra atualmente o PSB (Partido Socialista Brasileiro).
Sâmia Bomfim (PSOL-SP), 33 anos
Iniciou sua carreira política em 2016, quando foi eleita vereadora em São Paulo. Em 2018, foi eleita a oitava deputada federal mais votada no estado de São Paulo, se reelegendo em 2022. Liderou o partido no ano de 2020 e no início de 2022, substituiu Taliria Petrone na liderança do PSOL.
Taliria Petrone (PSOL-RJ), 37 anos
Em 2018, foi eleita deputada federal pelo Rio de Janeiro. É professora e ativista, militante dos direitos humanos, da mulher, dos negro e dos LGBTQIAP+, assumiu a liderança da bancada do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) na Câmara. Amiga de Marielle Franco, Taliria sofreu ameaças de morte durante seu mandato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Nome do músico e suboficial da Aeronáutica não aparece em nenhuma das listas de integrantes designados para…

source

Leave a reply