PEC da Transição será votada na terça-feira, diz presidente da Câmara – Portal EBC

0
49

Ex.Saúde, Presidente, Governo

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira (15) que a PEC da Transição será votada na terça-feira (20). A medida foi aprovada no Senado, mas tem enfrentado resistências de deputados, que ainda querem negociar trechos da proposta. O texto permitirá que o governo eleito tenha um espaço fiscal no teto de gastos de cerca de R$ 145 bilhões no Orçamento de 2023 e mais R$ 23 bilhões de investimentos fora do teto.
Em um curto pronunciamento no plenário da Casa, Arthur Lira disse que pediu ao presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para convocar sessão para esta sexta-feira (16) votação de assuntos orçamentários e que no dia 19 haverá diplomação dos deputados federais eleitos, o que diminuirá o quórum na Câmara dos Deputados.
“Nós fizemos um apelo ao presidente Rodrigo Pacheco para que ele faça o favor de convocar o Congresso para amanhã, haja vista que segunda-feira será um dia de muitas diplomações de deputados e senadores Brasil afora e nós vamos utilizar o plenário da Câmara dos Deputados na terça o dia todo com a pauta da PEC da Transição a partir das 9 h, de manhã e à tarde, na terça-feira”.
Lira negou que a votação da proposta esteja atrasada por barganhas para cargos no futuro governo. 
“Nós estamos terminando, ultimando as conversações, diferentemente do que tem sido noticiado, sem nenhum tipo de barganha, o que esta presidência nunca fez, mas acomodando votos para que se tenha o quórum necessário para enfrentarmos as votações principais e os destaques que possam vir do plenário desta Casa”, disse.
Por se tratar de emenda à Constituição, a matéria precisa ser aprovada por 308 parlamentares, em dois turnos de votação. Caso haja alteração ao texto já aprovado no Senado, a matéria precisará retornar para análise dos senadores.
No entanto, a preocupação do futuro governo é com o prazo dessa análise, já que o recesso parlamentar começa no dia 23 de dezembro, desde que o Orçamento da União para 2023 seja aprovado. Na prática, caso isso não ocorra nesse prazo, os parlamentares ficam em “recesso branco”, uma espécie de recesso informal.
Edição: Fábio Massalli
Europeus ou sul-americanos se tornarão tricampeões da competição após a decisão, disputada a partir das 12h (horário de Brasília) deste domingo (18) no Estádio de Lusail.
Gol de Patrícia Sochor, após bolas na trave e defesas de Camila Rodrigues, dá às Palestrinas a vantagem do empate para o duelo de volta, nesta quarta (21), às 15h30.
Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada neste sábado (17), com exceção das informações de 14 estados, que já não informam dados nos finais de semana.
Perto da aposentadoria, o craque argentino (foto) busca no Catar o seu primeiro título em uma Copa do Mundo. Já Mbappé tem a oportunidade de ser bicampeão da competição.
Integrante da Academia Brasileira de Letras desde 1989, ela foi a primeira mulher a presidir a entidade.
A coleção inclui imagens feitas entre o fim do século 19 e o início do século 20, que testemunham diferentes etapas da pesquisa científica botânica no país.
Demanda mais fraca no país teve relação com a covid e uma desaceleração imobiliária.
Gilmar Mendes salientou que a decisão não significa absolvição, já que os julgamentos pendentes seguirão o curso normal.
Após campanha histórica no Mundial do Catar, no qual terminou na quarta posição, Walid Regragui afirma que seleção do país deve almejar mais no futuro.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply