Peru proíbe entrada de Evo Morales por 'intervir' na política externa … – Correio Braziliense
O Peru proibiu a entrada do ex-presidente boliviano Evo Morales em seu território por “intervir” nos assuntos de política interna do país, que vive uma grave crise institucional e política marcada por manifestações em várias regiões, informou o Ministério do Interior nesta segunda-feira (9).
“Foi decretado o registro de impedimento de entrada no país, através de todos os postos de controle migratório, de nove cidadãos de nacionalidade boliviana, entre os quais se inclui o senhor Juan Evo Morales Ayma”, anunciou o órgão público, referindo-se ao ex-líder político que vem expressando seu apoio aos protestos contra o governo da atual presidente, Dina Boluarte.
Saiba Mais
“Nos últimos meses foram identificados cidadãos estrangeiros de nacionalidade boliviana que ingressaram no país para realizar atividades de caráter político proselitista, o que constitui uma clara pretensão em nossa legislação migratória, na segurança nacional e na ordem interna do Peru”, acrescentou o ministério.
Morales, que foi presidente da Bolívia entre 2006 e 2019, tem uma presença ativa na política peruana desde que o ex-presidente esquerdista Pedro Castillo chegou ao poder em julho de 2021, até a sua destituição no início de dezembro passado.
Desde então, vem expressando o seu apoio aos protestos no país, em especial às manifestações na região de Puno, que faz fronteira com a Bolívia.
“Enquanto grupos oligárquicos de direita no Peru tentam nos assustar com mentiras e denúncias insustentáveis, a repressão brutal continua contra irmãos indígenas que pedem justiça, democracia e a recuperação de seus recursos naturais. O Peru profundo despertou”, escreveu Morales em seu Twitter no último sábado.
Boluarte já havia pedido na quarta passada que o político parasse de “intervir” nos assuntos internos do país e disse que as autoridades migratórias avaliavam proibir o seu acesso ao território peruano.
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Blogs Redirect Interventor pede ao GDF 2 mil refeições para presos por atos antidemocráticos
- Diversão e Arte Filha de Tadeu Schmidt que se declarou queer, celebra 1 ano de namoro
- Mundo A brasileira que aprendeu percussão em ONG de SP e hoje toca em programa de sucesso na TV americana
- Política Flávio Bolsonaro tentou esconder participação de família, diz senador
- Política Os três focos das investigações sobre ação de bolsonaristas em Brasília
- Política Os 3 erros que levaram às invasões em Brasília, segundo especialistas
Digite seu endereço de e-mail para acompanhar as notícias diárias do Correio Braziliense.