Pesquisa exclusiva: Qual será o maior problema do Brasil em 2023 – Metrópoles

0
109


26/12/2022 2:00, atualizado 26/12/2022 8:52
Crise política, inflação, corrupção e, a seguir, o desemprego. Esses são, com ampla margem de vantagem, os principais problemas que o Brasil deve enfrentar em 2023. É isso o que revela uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Travessia, de São Paulo, com exclusividade para o Metrópoles.
Os três primeiros itens da lista estão empatados com, respectivamente, 23%, 21% e 21%, uma vez que a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. Não muito distante desse pelotão, vem o desemprego, com 17%. Num segundo bloco, aparecem questões como a Covid-19 (7%), a queda de renda (3%) e o desmatamento (3%) (veja quadro abaixo e clique na data para ver os resultados de outros anos da pesquisa).
Na avaliação de Renato Dorgan, sócio e analista do Instituto Travessia, é interessante comparar o resultado da enquete deste ano, que aborda expectativas sobre 2023, com pesquisas similares feitas pouco antes das passagens de 2020-2021 e 2021-2022. Com isso, tem-se uma espécie de filme dos problemas mais temidos pelos brasileiros nos últimos anos.
No primeiro caso (2020-2021), o tema “desemprego” disparou na liderança (33%), seguido por “crise econômica” (26%), “coronavírus” (14%) e “inflação” (14%). Na passagem de 2021 para 2022, a situação não mudou muito, mas a lista foi encabeçada pela “crise econômica”.
O analista do Travessia define esses resultados como “naturais”. “Em 2020, vivíamos um momento grave da pandemia, com tudo fechado, sem vacinas, e as pessoas se preocupavam muito com o emprego”, pontua o analista. “Depois disso, no fim do ano de 2021, esse quadro melhorou, mas a economia em geral preocupava bastante.”
Agora, observa Dorgan Filho, o resultado da enquete parece estar muito associado ao processo eleitoral. Segundo ele, a questão da corrupção, que ganhou destaque desta vez, é muito mencionada por homens (28%, contra 16% das mulheres), pessoas com renda mais alta (28%, ante 15% dos que ganham menos) e entre os que moram no Sudeste (36%, em comparação a 21% também dos nordestinos). “Esse perfil de homem, com maior renda e morador do Sudeste”, observa o especialista, “retrata exatamente o eleitor do presidente Jair Bolsonaro”.
A ameaça de inflação, por outro lado, embora não esteja no topo da lista, apresenta um equilíbrio entre todos os estratos da pesquisa. Ela é apontada como o maior problema de 2023 tanto por homens quanto mulheres, assim por pessoas das mais diversas faixas de renda e que vivem em todas as regiões do país.
Emenda regimental aprovada pelo STF libera processos para continuidade do julgamento após fim do prazo
General Paulo Chagas (Podemos) usou as redes sociais para criticar quem se inspira em filmes para pedir ação das Forças Armadas
Caso ocorreu nesta segunda-feira (26/12) em um fosso próximo ao quartel do CBMDF em São Sebastião
George Washington de Oliveira, preso após montar bomba em caminhão, estava em audiência que foi palco de manifestações bolsonaristas
Em um reels compartilhado em suas redes sociais nesta segunda-feira (26/12), o cantor relembra os momentos vividos na cidade natal
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply