Pesquisa indica aumento de violência doméstica após resultados indesejados do futebol – Marie Claire Brasil
Por Redação Marie Claire
24/12/2022 14h15 Atualizado 24/12/2022
O número de boletins de ocorrência referentes a incidentes de violência doméstica aumenta 7,5% quando ocorrem resultados negativos e inesperados — Foto: Yaowarat Boonyarattaphan / EyeEm (Getty Images)
Um estudo da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP constatou o aumento de violência doméstica contra a mulher quando o resultado de um jogo de futebol é considerado “inesperado e negativo”, principalmente em clássicos. A conclusão é de uma pesquisa de mestrado da economista Isadora Bousquat Árabe.
“O que denominamos resultado ‘inesperado e negativo’ é quando uma equipe que tem um favoritismo acaba sendo derrotada, não confirmando as expectativas”, explica a economista. A pesquisa, que contou com a orientação da professora Paula Pereda, foi realizada com base em dados obtidos de Boletins de Ocorrências (BOs) de 737 municípios dos estados de São Paulo (645) e do Rio de Janeiro (92), no período de 2015 a 2019.
De acordo com os resultados do estudo, o número médio de boletins de ocorrência referentes a incidentes de violência doméstica aumenta em cerca de 7,5% quando ocorrem resultados negativos e inesperados.
“Nós filtramos todos os crimes de violência doméstica que aconteceram dentro de casa em até quatro horas após os horários dos jogos. Independentemente da hora em que o crime foi notificado”, explica a pesquisadora.
+ Fátima lamenta casos de violência contra mulheres: 'Como se os homens não tivessem receio'
A economista também verificou que atos violentos contra as mulheres eram nos dias em que os clássicos aconteciam durante a semana. “É quando os jogos são mais assistidos em casa, pela TV”, justifica Isadora.
© 1996 – 2022. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.