Petistas relatam dificuldades para contratar ônibus para posse de Lula – Metrópoles

0
101


Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi
21/12/2022 6:00, atualizado 20/12/2022 18:49
Lideranças do PT que participam da organização da posse de Lula, em 1º de janeiro, relataram à coluna uma dificuldade. O partido não tem conseguido uma empresa nacional de ônibus que tope levar os militantes do partido para Brasília no próximo dia 31 de dezembro.
Segundo caciques petistas, a ideia era fechar um único contrato de fretamento para cerca de 700 ônibus para que caravanas de todo o Brasil viajassem ao Distrito Federal. Mas as empresas têm justificado que os veículos correm o risco de depredação, em meio a possiblidade de protestos contrários a Lula e uso de violência durante a posse.
Na semana passada, manifestantes utilizaram de vandalismo para protestar após a prisão do cacique Tserere, um dos bolsonaristas que pedem intervenção militar contra a posse de Lula. Na ocasião, ônibus do Governo do Distrito Federal chegaram a ser queimados.
A solução, segundo os organizadores da festa da posse, tem sido procurar por empresas pequenas de transporte privado em cada uma das cidades de onde devem embarcar milhares petistas pelo país.
Apenas do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), berço político de Lula, vão sair 18 ônibus em direção a Brasília.
Além do transporte, o PT também organiza espaços onde os militantes possam montar barracas ou colocar colchões para passar a noite de Ano Novo.
Entre os locais já cedidos ou contratados estão: Parque da Cidade, que vai abrigar ao menos 15 mil pessoas, parque da Granja do Torto, com 6 mil petistas e estádio Mané Garrincha, com espaço para até 10 mil petistas. Esse último foi seprado para o acolhimento de movimentos do campo, como o Movimento dos Sem Terra (MST).
Banheiros químicos e estruturas de chuveiro para banho também estão sendo providenciadas. A segurança externa dos locais de hospedagem também será feita pela Polícia Militar do DF.
A limpeza dos abrigos e da Esplanada dos Ministérios, onde os shows da festa da posse vão se concentrar, será realizada por um grupo de 106 catadores de material reciclável também contratados pelo PT.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
O acaso é senhor da História
Mesmo perdendo o controle do orçamento secreto, líderes apontam que não há ninguém disposto a enfrenta Lira pelo comando da Câmara
Tirou na dinâmica o nome daquele amigo fitness, então o Metrópoles separou algumas dicas para ajudá-lo na compra do mimo por até R$ 120
Enquete
Humor
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply