PGR apresenta 54 novas denúncias ao STF após atos terroristas em Brasília – Diário do Nordeste
Essa é a terceira leva de denúncias. Ao todo, 98 pessoas receberam ações penais
Escrito por Redação, 17:00 – 23 de Janeiro de 2023.
Após 15 dias desde os atos terroristas em Brasília, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou 54 novas denúncias ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra pessoas que participaram dos ataques aos Poderes Constitucionais. Os documentos foram enviados nesta segunda-feira (23).
Essa é a terceira leva de denúncias apresentadas pela PGR, registrando um total de quase 100 ações penais apresentadas. Ao todo, foram 98 pessoas denunciadas, que devem responder por associação criminosa e incitação ao crime.
Os 54 novos denunciados foram presos em acampamento localizado em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. Todos já participaram de audiência de custódia e estão em unidades prisionais do Distrito Federal.
Leia Mais
O coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, Carlos Frederico Santos, foi responsável por assinar as denúncias.
Em denúncias encaminhadas na última segunda-feira (16), Carlos Frederico pediu a prisão preventiva de todos os denunciados, buscando impedir que novos crimes violentos sejam realizados contra o Estado Democrático de Direito.
O subprocurador solicitou também que os materiais existentes em redes sociais sejam preservados pelos denunciados, ou seja, para o registro não ser apagado. Dentre outros pedidos, estão:
Com a denúncia encaminhada ao STF, os invasores terroristas podem responder por diversos crimes, como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Além disso, ainda é possível considerar os crimes de deterioração de patrimônio tombado e de dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União.
A associação, que existe há mais de 50 anos, funciona como um braço interlocutor das prefeituras nos 184 municípios cearenses
A apuração foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR)
Antônio Cláudio Alves Ferreira foi detido em Uberlândia, Minas Gerais
Prefeitos de municípios com déficit populacional eram os principais críticos do critério adotado pelo TCU. Com a decisão do ministro, voltam a ser adotados os coeficientes usados em 2018
Polícia apreendeu minuta inconstitucional na casa do ex-ministro
Essa é a terceira leva de denúncias. Ao todo, 98 pessoas receberam ações penais
Em 14 cidades, o reajuste anunciado foi de 15%, já em Paraipaba o aumento salarial anunciado foi de 16%
Deputado cearense atualmente preside a sigla no Ceará
Decisão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23)
Há divergência entre o que diz a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e o Sindicato Apeoc sobre quem deve pagar o trabalho dos advogados
Luiz Inácio Lula da Silva deve ficar na Argentina até terça-feira (24)
Os antecessores de Lula na Presidência também tentaram passar mensagens na escolha do primeiro país a visitar
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu exonerar o general Júlio César de Arruda do cargo no último sábado (21)
General Júlio César de Arruda assumiu o cargo em 30 de dezembro de 2022
Parlamentares ligados às igrejas são autores da proposta que isenta templos do pagamento da taxa na Capital
O presidente viaja a Roraima neste sábado (21)
Governador do Ceará esteve em João Pessoa, na Paraíba, para encontro com outros gestores estaduais
A dupla é investigada por uma possível omissão diante das invasões terroristas em Brasília no último dia 8 de janeiro
Tatuagem foi uma promessa feita na tribuna do Senado
Estão sendo cumpridos 8 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão