PISO SALARIAL ENFERMAGEM: NOVO GOVERNO de LULA firma compromisso com o piso salarial da enfermagem – JC Online

0
80

Dicas de saúde, informações sobre especialidades da medicina, doenças e tratamentos
Equipe de transição na área da saúde se pronuncia sobre definição do piso salarial da enfermagem para 2023
O piso salarial da enfermagem foi sancionado em agosto, mas foi suspenso em setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Desde então, as entidades da enfermagem estão lutando para derrubar a liminar que suspende o piso salarial da enfermagem e impede que uma remuneração mais justa chegue no contracheque da categoria.

O motivo do piso salarial da enfermagem ainda não estar sendo aplicado é a busca dos parlamentares por fontes de custeio sólidas que banquem o reajuste sem impactar negativamente nos caixas.
Várias propostas estão em tramitação no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, a fim de encontrar soluções orçamentárias para o setor público e privado pagarem o reajuste aos profissionais.
Não há um prazo definitivo para a aplicação do piso salarial da enfermagem, mas existe a previsão de que em 2023 poderá ser implantado, durante o governo do presidente eleito Lula (PT).
LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: veja as atualizações da primeira semana de DEZEMBRO
A equipe de transição em saúde do governo Lula é composta por Alexandre Padilha, David Uip, Arthur Chioro e José Gomes Temporão, coordenada pelo senador Humberto Costa (PT-PE).
Nesta segunda-feira (5), o senador Fabiano Contarato (PT/ES) se encontrou com Humberto Costa para discutir o futuro governo e incluiu o piso salarial da enfermagem na pauta.
“Olá, amigos da Enfermagem! Estou hoje no Parlasul junto com o senador e amigo Humberto Costa, que faz parte do grupo de Saúde da Equipe de Transição do Governo Lula. Reforço nosso compromisso com a efetivação do piso salarial da categoria“, publicou Contarato.
No encontro, Humberto Costa afirmou que é um compromisso do presidente Lula garantir o pagamento do piso salarial da enfermagem para todos os profissionais beneficiados.
LEIA MAIS: FIM da SUSPENSÃO do piso salarial enfermagem tem pedido ingressado no STF pelo Cofen
O senador explicou que uma emenda constitucional será votada no Congresso Nacional para reforçar o orçamento de 2023, buscando um recurso para pagar o piso salarial da enfermagem do setor público no SUS.
“O próximo Ministério da Saúde vai ter a responsabilidade de discutir como poderá ajudar no pagamento das instituições filantrópicas e também do setor privado”, acrescentou.

Vocês podem ter certeza e convicção de que o presidente Lula, como já disse mais de uma vez, tem o compromisso de viabilizar o piso salarial da enfermagem

Humberto Costa

LEIA MAIS: GERALDO ALCKMIN recebe Carta da Enfermagem com reivindicações para o piso salarial da enfermagem
Por fim, Humberto afirmou que o grupo da transição está trabalhando para criar as alternativas na área que serão apresentadas ao próximo representante do Ministério da Saúde.

Em um discurso para apoiadores em Florianópolis, em 18 de setembro, Lula já havia realizado uma promessa de campanha a favor da categoria para cumprir o piso salarial da enfermagem.
LEIA MAIS: Enfermagem é a classe que mais SOFREU, segundo relator de proposta do piso salarial da enfermagem 
“Se a gente ganhar, a gente vai ter que dar um jeito no Centrão, vai ter que mexer no orçamento secreto, vai ter que cumprir o piso da enfermagem”, garantiu Lula.
Desde então, os seus apoiadores ligados a nova gestão, que inicia em abril, já fizeram várias declarações em nome do presidente eleito, a favor do piso salarial enfermagem.

Vocês podem ter certeza e convicção de que o presidente Lula, como já disse mais de uma vez, tem o compromisso de viabilizar o piso salarial da enfermagem
Sobre
Repórter-estagiária do JC, estudante de jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Cobre o setor de Saúde na coluna Saúde e Bem-estar
Cargo:Repórter-estagiária
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply