PISO SALARIAL ENFERMAGEM: SAIBA o que MUDOU um mês após STF suspender lei do PISO DA ENFERMAGEM – JC Online
Dicas de saúde, informações sobre especialidades da medicina, doenças e tratamentos
Alguns avanços aconteceram para viabilizar o tão sonhado piso salarial da enfermagem
Após um mês da suspensão do piso salarial enfermagem, feita pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, decisão mantida pelos demais ministros, alguns passos foram dados para viabilizar a medida que pretende estabelecer um piso nacional para a categoria.
Foram elaboradas oito propostas para viabilizar o piso salarial enfermagem, após reunião ocorrida no Senado no dia 19 de setembro.
As medidas buscam encontrar diferentes fontes de custeio, sem trazer impactos negativos para as instituições públicas e privadas, e estão sendo discutidas no Congresso para irem a votação.
Algumas delas já foram aprovadas no Senado Federal como o caso do PLP 44/2022 e o PLP 07/2022 e já vão seguir para outras fases para serem efetivadas.
Outras, contudo, ainda vão precisar passar por votação no Senado Federal para que, dessa forma, sigam para a câmara para serem votadas e, depois, se aprovadas, implementadas.
O descontentamento por conta da não aprovação do piso salarial enfermagem pela categoria foi geral, inclusive, com diversas manifestações espalhadas pelo Brasil.
Além disso, uma das mais emblemáticas aconteceu na frente do Congresso Nacional, onde diversas pessoas de entidades ligadas à enfermagem se reuniram para reivindicar o piso salarial enfermagem.
Por fim, recentemente, vários profissionais da categoria compareceram ao Senado Federal para cobrar a votação das medidas do piso salarial enfermagem e, segundo alguns deles, houve ameaça de prisão.
Com a suspensão da lei do piso salarial da enfermagem desde o dia 4 de setembro pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, o prazo de 60 dias para o retorno da lei do piso salarial enfermagem deve terminar no dia 3 de novembro de 2022.
Sobre
Repórter-estagiário do JC, estudante de jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Cobre o setor de Economia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]