PL, PT e PSDB têm maiores bancadas na Alesp – Empresa Brasil de Comunicação
Ex.Saúde, Presidente, Governo
Os eleitores do estado de São Paulo elegeram ontem (2) os parlamentares que vão ocupar as 94 cadeiras da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na próxima legislatura. A partir do ano que vem, o Partido Liberal (PL) terá a maior bancada da Alesp. A sigla passou dos atuais 17 para 19 deputados estaduais eleitos, assumindo a liderança entre os partidos da Casa.
Já o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual faz parte o candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad, vai ocupar a segunda maior bancada da Alesp, passando dos dez deputados atuais para 18. Entre os eleitos está Eduardo Suplicy que, com 807.015 votos, foi o deputado estadual mais votado de São Paulo neste ano.
O PT aderiu ao modelo de federação com PV e PCdoB e vai somar 19 assentos. Além dos nomes petistas, foi eleita também Leci Brandão (PCdo B)
O PSDB, partido tradicional no estado e que vinha há quase três décadas elegendo o governador de São Paulo de forma sucessiva, perdeu quatro cadeiras, mas elegeu nove deputados e será a terceira maior bancada da Casa. O PSDB aderiu à federação com o Cidadania, que elegeu mais dois deputados.
O Partido Republicanos, do candidato ao governo Tarcísio de Freitas, manteve as suas oito cadeiras na Assembleia paulista. O União Brasil também manteve o número de oito deputados estaduais eleitos.
O PSOL, por sua vez, passou de três para cinco ocupantes na Alesp. O PSOL também aderiu à federação com a Rede Sustentabilidade, que reelegeu Marina Helou.
Já o Podemos, MDB e o PSD conseguiram eleger quatro deputados cada um. O Progressistas e o PSB fizeram três deputados estaduais cada.
Além deles, o Partido Social Cristão elegeu dois deputados. Fecham as cadeiras da Alesp os candidatos eleitos pelas siglas PDT, Novo e Solidariedade, com um eleito cada.
Suplicy (807.015 votos) foi o deputado estadual que recebeu mais votos em São Paulo, seguido por Carlos Giannazi (PSOL), com 276.811 votos; Paula da Bancada Feminista (PSOL), com 259.711 votos; Bruno Zambelli (PL), com 235.305 votos; e Major Mecca (PL), com 224.462 votos.
No próximo dia 30 de outubro, os candidatos Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad decidirão, em segundo turno, quem será o futuro governador de São Paulo.
Edição: Lílian Beraldo
Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger conduziram experiências em mecânica quântica. Resultados “abriram caminho para novas tecnologias baseadas em informações quânticas”.
Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, afirmou que o país pretende recrutar 300 mil militares como parte da iniciativa anunciada há duas semanas.
No retorno à campanha eleitoral, os dois candidatos que disputarão o segundo turno para presidente reiniciam suas atividades eleitorais.
Rating Group disse que o percentual dos que apoiam a adesão à Otan foi o mais alto já registrado por uma pesquisa na Ucrânia.
Primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, chamou as ações da Coreia do Norte de “bárbaras” e afirmou que o governo continuará a coletar informações.
Pedaços sólidos de óleo que se assemelham a petróleo cru foram encontrados inicialmente por um pescador na cidade de Tamandaré.
Texto apontou a ocorrência de filas para votar em seções eleitorais de diversos estados. Missão da OEA continuará no Brasil para acompanhar o segundo turno.
Diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, disse que até 20 países, muitos na África, podem precisar de assistência emergencial para lidar com a crise alimentar global.
De acordo com os dados divulgados, São Paulo lidera o número de casos, com 6,09 milhões, seguido por Minas Gerais (3,88 milhões) e Paraná (2,74 milhões).
Ao programa A Voz do Brasil, a presidente da Caixa disse que os pagamentos começarão a ser feitos na próxima terça-feira, dia 11 de outubro, uma semana antes do previsto.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google