Plural debate violência política com vereadores e professor de História. Acompanhe – Jornal Plural Curitiba

0
55

Pier Petruzziello, Renato Freitas e Daniel Medeiros participam de debate mediado por Rosiane Correia de Freitas
O Brasil vive uma onda de violência política. Dados do Observatório de Violência Política e Eleitoral da Unirio apontam que depois de um pico de 240 casos no 4º. Trimestre de 2020, durante as eleições municipais daquele ano, o país voltou a registrar 212 casos no 3º. Trimestre de 2022, no período anterior a eleição de 2022.
Desde que começou monitorar o assunto, o Observatório viu o país ir de uma média de 37 casos por trimestre em 2019 para 142 casos a cada três meses em 2022. A maior parte dos casos registrados envolve ameaças, agressões e atenyados.
Já o relatório conjunto das organizações Terra de Direitos e Justiça Global mostra que de 2018 a 2022 o Brasil foi de um registro a cada 8 dias para um registro a cada 27 horas. O Paraná é o sexto estado brasileiro com maior número de casos.
Proporcionalmente, a violência política afeta mais mulheres cisgêneras, transexuais e travestis. Também é destinada principalmente a vereadores e candidatos.
De 1º. de agosto a 2 de outubro deste ano houve, segundo o relatório, 1 ataque a sede de partido, 1 ataque a estabelecimento comercial e 3 casos de ataques a urnas. Também foram registrados quatro assassinatos e sete atentados contra eleitores.
O crescimento de casos de violência política afetou a forma como o brasileiro acompanhou as eleições desse ano. Muitos deixaram de manifestar apoio a candidatos e partidos com camisetas e adesivos. Segundo o Datafolha, 9% dos entrevistados em pesquisa sobre o assunto declararam poder deixar de votar por medo de violência no dia da eleição.
A violência política silencia parte da população, restringe a participação social e limita a qualidade do debate político, além de reduzir o espectro político e social do Brasil – que é extremamente diverso – a uma situação de dicotomia, com apenas dois lados.
Para discutir esse importante tema o Plural Debate recebe no Estúdio Pacundê o vereador e líder do prefeito Rafael Greca, Pier Petruzziello; o vereador e deputado estadual eleito Renato Freitas, do PT; e o professor de Humanidades e colunista do Plural, Daniel Medeiros.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Quer receber notícias e alertas da política e cultura do Paraná?

Giro Plural, tudo que é essencial no seu whatsapp.

Neste episódio os textos e ideias radiografias de Marcelo Trancoso, Edson de Vulcanis, Ze de Riba, Solda, Liliana Felipe, Rubem Alves, Domingos Pellegrini, Pedro Rocha, Luiz Felipe Leprevost, Fidel Castro, Fernando Pessoa, Jô Soares, MARCOS PRADO, Regina Bostulim, Alfred Hitchcock, Luiz Rettamozo, Maria Rezende, Ricardo Chacal, Arthur de Faria, Arnaldo Antunes, Alvaro de Campos, Cyro Ridal, Jack Shadow, Lord Byron, Glauco Solter, Thadeu Wojciechowski, Amarildo Anzolin, Flavio Jacobsen, entre outros não menos reveladores.
Radiocaos
Espetáculo de ópera acontece neste domingo e será estrelado soprano ítalo-brasileira Ornella de Lucca
Luciana Nogueira Melo
É enganoso post segundo o qual os votos depositados nas urnas eletrônicas após o encerramento oficial dos dias de votação configuram fraude eleitoral. Eleitores que chegaram nas filas até as 17h tiveram garantido o direito ao voto. Além disso, não há como mesários ou fiscais votarem utilizando a data de nascimento de eleitores faltosos porque essa informação não consta nos cadernos de votação. O conteúdo também desinforma sobre a quantidade de votos depositados após as 17h e sobre a disponibilidade dos registros de operações das urnas eletrônicas (arquivos de log)
Projeto Comprova
O vencedor do Jabuti de Histórias em Quadrinhos de 2022, Marcello Quintanilha, estará em Curitiba nesta semana para o lançamento de seu mais novo livro,…
Redação Plural.jor.br
Pier Petruzziello, Renato Freitas e Daniel Medeiros participam de debate mediado por Rosiane Correia de Freitas
Redação Plural.jor.br
Modelo foi apresentado este mês e é comercializado em loja exclusiva da marca em Curitiba
Flávia Barros
Com investimentos maciços em geração de energia hidrelétrica, o Brasil tem as usinas que ainda figuram entre as maiores do mundo
Flávia Barros
É falso que o governo da Holanda tenha confirmado que houve fraude na eleição presidencial no Brasil. Post no Facebook usa print de uma suposta reportagem da Jovem Pan News que não existe, dizendo que o presidente daquele país teria dado tal declaração. Além de a Holanda ser uma monarquia e não ter presidente, o premiê do país, Mark Rutte, publicou um tuíte reconhecendo a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para quem ligou para parabenizar. O material cita ainda que Argentina, Espanha e Itália também teriam falado em fraude, mas representantes do governo dos três países também reconheceram a eleição do petista
Projeto Comprova
Em Santa Cataria, onde o total de imóveis é 4,6 vezes maior, o total de unidades disponíveis cresceu 37%
Rosiane Correia de Freitas
Plural 2020. Todos os direitos reservados.

source

Leave a reply