Posse de Lula: Boatos seguem espalhando que cerimônia foi falsa – Yahoo Noticias
Nas redes, usuários seguem questionando a cerimônia de posse de Lula, realizada no último domingo (1º)
Boatos afirmam que nenhum representante das Forças Armadas participou da posse, que o Palácio da Alvorada não foi desocupado, dentre outros
Mas as informações são falsas, confira a checagem do Yahoo! Notícias
Após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada no último domingo (1º), em Brasília, diversos boatos se espalham nas redes questionando a veracidade do evento.
Segundo uma mensagem que circula nas redes, o evento não teria sido verdadeiro, pois a faixa presidencial recebida por Lula seria falsificada; nenhum comandante das Forças Armadas teria estado presente; e navios carregados com tanques de guerra estariam chegando ao Brasil vindo do Qatar.
Mas essas informações são falsas, conforme verificado pelo Yahoo! Notícias.
“1º Nenhum comandante das forças armadas estiveram presente na posse [sic]”, diz um trecho da mensagem que circula em grupos no WhatsApp.
É falso que nenhum chefe das Forças Armadas esteve presente na posse de Lula. O comandante do Exército, general Júlio Cesar de Arruda, assistiu no interior do Palácio do Planalto ao discurso do presidente.
Acompanharam o discurso do mesmo local os futuros chefes da Aeronáutica e Marinha, além dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber e Alexandre de Moraes, conforme noticiado pelo UOL.
Arruda foi escolhido por Lula e nomeado por Jair Bolsonaro (PL) na última semana de dezembro. O ex-presidente Bolsonaro também assinou a nomeação de Marcos Sampaio Olsen para comandar a Marinha e a de Marcelo Kanitz Damasceno para a Aeronáutica.
“2º A faixa da Presidêncial foi falsificada a verdadeira está com as Forças armadas. Só entrega se entregar o código fonte [sic]”, diz um trecho da mensagem que circula em grupos no WhatsApp.
Ao contrário do que circula nas redes, a faixa presidencial utilizada por Lula não é falsa, como já verificado pelo Yahoo! Notícias. Há dois modelos do item em posse da Presidência.
A versão mais antiga foi a utilizada por Lula no último domingo (1º), ela foi inaugurada em 1991 por Fernando Collor de Mello. O petista portou esse mesmo modelo na cerimônia de posse de seu primeiro mandato em 2003.
Já a faixa utilizada por Bolsonaro em 1º de janeiro de 2019, é uma versão mais recente. O item foi encomendado por Lula e utilizado por ele pela primeira vez nas comemorações do Sete de Setembro realizadas em 2008.
“3º Quem passou a faixa pro Lula foi uma mulher negra de um movimento, por que que não foi entregue por Artur lira ou pelo Paxeco? [sic]”, diz outro trecho da mensagem.
As normas referentes à Cerimônia de Posse estão previstas no decreto nº 70.274 de 1971. Apesar disso, as regras sobre a passagem de faixa não são determinantes, isso porque o ato é apenas simbólico. Neste ano, o item foi entregue a Lula por um grupo de pessoas que representou a diversidade do povo brasileiro.
“4º Lula terá que ficar mais 30 dias dormindo em hotel pois General Heleno Chefe do ‘GSI’ não autorizou a entrada de ninguém no Alvorada o Presidente Bolsonaro mora lá. A granja onde mora o Paulo Guedes também não foi desocupada [sic]”, diz um trecho da mensagem que circula em grupos no WhatsApp.
É falso que Bolsonaro ainda esteja morando no Palácio do Alvorada, o local já foi desocupado. No entanto, Lula ainda aguarda uma vistoria de questões estratégicas e de segurança. O novo chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), Paulo Pimenta, afirmou que até esta segunda-feira (2), Lula despachava de um hotel.
Além disso, a Granja do Torto, onde Paulo Guedes morava desde 2020, também foi desocupada em 16 de dezembro de 2022, como o próprio ex-ministro anunciou.
“5º Os navios de guerra do Quatar ainda estão aqui no Brasil, as tropas estão todas se posicionadas nos lugares estratégicos [sic]”, diz um trecho da mensagem que circula em grupos no WhatsApp.
Boatos sobre um suposto navio do Qatar que teria desembarcado com tanques de guerra no Brasil circulam desde a última semana de dezembro, mas a informação é falsa e já foi desmentida por agências como AFP Checamos e o Aos Fatos.
O vídeo que tem circulado nas redes mostrando o suposto navio qatari foi feito, na verdade, no porto de Vlissingen, na Holanda, em março de 2022. Na ocasião, foram desembarcados tanques estadunidenses que haviam sido enviados à Europa como parte de um exercício militar anual da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), chamado Defender 22.
Lula (PT) assumiu em 1º de janeiro em uma posse marcada por poucas quebras de protocolo
Na principal dessas quebras, 7 pessoas representando a diversidade passaram a faixa ao novo presidente
No discurso ao povo, ouviu gritos de 'sem anistia' quando falou sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Suas primeiras decisões tomadas foram relativas a revogação de diversos decretos de Bolsonaro
As mudanças relativas à posse de arma foram as mais significativas; veja o que mudou
As privatizações dos Correios e da Petrobras também foram revogadas
Já em sua primeira segunda-feira (2), Lula anunciou que sua 1ª viagem oficial será à Argentina
Outro efeito da posse de Lula foi o esvaziamento de diversos acampamentos golpistas
Nova ministra da Saúde, Nísia Trindade usou também a segunda (2), seu primeiro dia de trabalho, para revogar decretos de Bolsonaro na área
Qual Lula devemos esperar para os próximos anos? Deysi Cioccari faz a análise; assista
Adereço usado pelo presidente na cerimônia foi o mesmo adotado por ele ao assumir o cargo em 2003 e 2007
Um detalhe da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo, não passou despercebido na…
Emenda constitucional de 2021 aumentou o período de governança dos presidentes por conta de mudança na data da posse
Entenda qual será a participação da ex-presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revogou normas que facilitavam o acesso às armas durante o governo de Jair Bolsonaro, freou processos de privatização e restabeleceu medidas de combate ao desmatamento na Amazônia, entre suas primeiras medidas de governo.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O coquetel da posse de Lula (PT) oferecido a convidados e delegações estrangeiras no Itamaraty teve três estrelas maiores. Pela ordem: o economista e ex-BBB Gil do Vigor, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Eles mal conseguiam caminhar pelos salões do Itamaraty, tal a quantidade de pessoas que, celular em punho, os abordavam para tirar fotografias. A mãe de Gil do Vigor, Jacira Santanna, disse à c
Sérgio Moro alfinetou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o discurso de posse do presidente.
Rapaz foi preso e é suspeito de participação no assassinato
Esqueça a postura do jornalista no Jornal Nacional!
Harry direciona ataques a William e Kate Middleton em livro. Biografia do duque será lançada no dia 10 de janeiro.
O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou, nesta terça-feira, um post no Twitter sobre uma medida…
A expectativa é que ex-governador da Bahia coordene a execução de políticas públicas de infraestrutura, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Kiev diz que o ataque matou 400 soldados russos, Moscovo fala em apenas 63 baixas.
Uma mulher transgênero condenada à morte por homicídio foi executada na noite de terça-feira (3) no estado do Missouri, no centro dos Estados Unidos. Foi a primeira pessoa trans a cumprir a pena capital no país.
Após a posse, a equipe do presidente vai usar o mapeamento, como uma espécie de raio-x para realizar troca em cargos estratégicos.
Os bombeiros resgataram os pássaros e o gato de estimação de Mary Stoia depois que ela escapou de sua casa em chamas em Fort Myers, Flórida (EUA), em 3 de janeiro.
Regina fez publicação no Instagram falando que Lula usou faixa presidencial falsa na posse
Desafios enfrentados por presidente dos EUA no Congresso americano podem ser comparados ao que espera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do governo brasileiro.
BRASÍLIA (Reuters) – O novo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, criticou em seu discurso de posse a reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro, chamando-a de "antirreforma" e dando sinais de que discutirá mudanças, e prometeu zerar a fila da obtenção de benefícios do INSS e ainda criar um portal com dados de pagamento de aposentadorias e pensões. Lupi, presidente do PDT e que foi ministro do Trabalho no governo passado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu uma discussã
Ídolo do Palmeiras diz que entende as críticas, mas que prefere orar pelo Rei do Futebol do que aparecer na cerimônia; campeão mundial compara com velório dos seus pais