Posse de Lula: petista do Pará está desde 17/12 no DF aguardando festa – Metrópoles

0
85


24/12/2022 18:10, atualizado 24/12/2022 18:44
Robson Messias, 53 anos, diz ter sido o primeiro apoiador a chegar à capital federal para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Morador de Bom Jesus do Tocantins, no Pará, o produtor cultural percorreu quase 1.500 km e chegou a Brasília em 17 de dezembro especialmente para aguardar a festa.
Desde então, está na Esplanada dos Ministérios em contagem regressiva para a volta de Lula ao poder. Segundo Robson, a chegada para o evento é uma tradição. Desde 2002, ele esteve presente em todas as cinco posses do PT.
“Chego sempre faltando 13 dias [para a posse]. Em 2002, vim sozinho, de carona do Pará. Em 2004, vim mais a vontade, já que era vereador da minha cidade. Mas, em 2006, perdi a eleição e vim de fusca para a posse da Dilma. Em 2009, voltei, mas, dessa vez, de ônibus. Agora, estou aqui de novo. Cheguei dia 17, montei aqui o acampamento e estamos na Esplanada”, disse.
Neste sábado (24/12), Robson conta com o apoio de outros petistas e apoiadores de Lula. “Já ganhamos algumas coisas para a ceia”. “Toda hora chega um companheiro, nos cumprimenta, faz foto”, comenta.
Por segurança, Robson e os colegas de acampamento dormem em hotéis do Distrito Federal. “Hoje, por segurança, a gente dorme em outros lugares, mesmo com a barraca montada na Esplanada. E o Natal vai ser aqui mesmo, onde eu estou e com as pessoas que moram por perto”, avalia.
Veja fotos de Robson:
Robson faz contagem regressiva para a posse de LulaVinícius Schmidt/Metrópoles
Robson esteve em todas as cinco posses do PT desde 2002Vinícius Schmidt/Metrópoles
Morador do Paraná, o produtor cultural tem a tradição de acompanhar as possesVinícius Schmidt/Metrópoles
Robson chegou ao DF em 17 de dezembroVinícius Schmidt/Metrópoles
No dia 1º de janeiro de 2023, milhares de pessoas se reunirão no centro de Brasília para acompanhar a cerimônia de posse de Lula para o terceiro mandato como presidente da República.
Organizadores do evento estimam que entre 100 mil e 150 mil pessoas devem ir à capital federal para o evento. O público pode ser maior do que o da posse de Jair Bolsonaro (PL), em 2019, que contou com 115 mil espectadores. Além da solenidade oficial, a equipe prepara o Festival do Futuro, uma festa com a presença de mais de 20 artistas e dois palcos.
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) prevê que os estabelecimentos da categoria tenham ocupação de 90% em dezembro. Alguns hotéis da capital federal já estão sem vagas para o dia 1º de janeiro.
Conforme noticiou o Blog do Noblat, do Metrópoles, Lula e a futura primeira-dama, Janja da Silva, vão desfilar em um carro aberto, um Rolls-Royce, pela Esplanada dos Ministérios. Ficou decidido que Geraldo Alckmin (PSDB), vice-presidente eleito, e a esposa dele, Lu Alckmin, vão desfilar logo atrás, em um carro semelhante.
A previsão é que os veículos saiam da Catedral às 14h30. Depois, Lula e Alckmin vão para o Congresso, onde subirão a rampa e tomarão posse em uma sessão na Câmara.
Congresso Nacional divulgou, na quinta-feira (15/12), o roteiro para a sessão, que terá início às 15h. O documento define horários para a chegada dos empossados, dos chefes de Estado (até o momento, são 17 líderes internacionais confirmados), das autoridades e dos convidados.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.
Filhos e netos do Rei do Futebol foram para São Paulo para passar o Natal em família no hospital
Há de se ter cuidado para não repetir a experiência fracassada da hegemonia petista 
Ele quer estar longe de qualquer coisa que possa acontecer por aqui
Lula ainda precisa nomear 16 ministros, mas parte das pastas já tem nomes bem encaminhados para serem anunciados
Lula
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply