Powell: Moderação do ritmo dos juros pode vir em dezembro, mas política será mantida por algum tempo – InfoMoney

0
81

Commodities vão sobreviver ao lockdown da China? Entenda como o Ibovespa é afetado

Entrar
Copa do Mundo
PEC da Transição
Infotrade
Aceleradora X
Investor Pass
Presidente do Federal Reserve diz em discurso que a história adverte fortemente contra o afrouxamento prematuro da política
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse hoje em discurso que o momento de moderar o ritmo de aumento das taxas de juros pode chegar na próxima reunião do comitê de política monetária, em dezembro. Mas, dado o progresso na política de aperto, o momento dessa moderação é muito menos significativo do que as questões de quanto mais será necessário elevar as taxas para controlar a inflação e também o período de tempo necessário para manter a política em um nível restritivo.
“É provável que restaurar a estabilidade de preços exija manter a política em um nível restritivo por algum tempo. A história adverte fortemente contra o afrouxamento prematuro da política”, advertiu.
Segundo Powell, embora os dados de inflação verificados em outubro tenham mostrado uma surpresa bem-vinda no lado negativo, esses dados são de um único mês, que seguiram surpresas do outro lado nos dois meses anteriores. Portanto, serão necessárias mais evidências para dar conforto de que a inflação está realmente diminuindo. “Por qualquer padrão, a inflação continua muito alta”, afirmou.
Jerome Powell afirmou que a inflação está espalhada pela economia dos EUA e não apenas nos salários. No entanto, reforçou a importância do ajuste no mercado de trabalho para a retomada da estabilidade de preços no país.
“A inflação agora se espalhou amplamente pela economia. Embora a inflação que estamos vendo agora não esteja relacionada principalmente aos salários, achamos que os aumentos salariais provavelmente serão muito importantes daqui para frente”, disse Powell.

Segundo ele, os salários precisam subir a um nível consistente com uma inflação de 2% ao longo do tempo. Para isso, porém, é preciso alcançar a estabilidade de preços, reforçou, retomando o ambiente visto nos EUA antes da pandemia.
O presidente do Federal Reserve afirmou que a autoridade usará as ferramentas necessárias para manter as expectativas de inflação ancoradas nos Estados Unidos. “Temos uma meta de inflação de 2% ao ano e teremos que usar nossas ferramentas para alcançá-la e manter as expectativas de inflação ancoradas”, reforçou.
Powell disse que o Fed seguirá fazendo projeções sobre a inflação, mas que é “muito difícil” traçar previsões no cenário atual. Pesam, conforme ele, situações muito diferentes, com restrições do lado da oferta.
Segundo Powell, o que o Fed está tentando fazer é deixar a previsão em segundo plano por um momento para tentar identificar as reais condições macroeconômicas do país. “Continuaremos a fazer previsões, mas teremos que ser humildes e céticos sobre isso por algum tempo”, afirmou. “E isso exige muito gerenciamento de riscos”, acrescentou.
(Com Estadão Conteúdo)
Conheça as estratégias usadas pelos maiores investidores do mundo. Cadastre-se e aumente seus ganhos na Bolsa de Valores.

© 2000-2022 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.

source

Leave a reply