Praias da Grande Vitória estão impróprias para banho – ES360

0
72

Mesmo com sol, a orientação das prefeituras é evitar o banho de mar para evitar doenças
Publicado
em
Por
A Praia da Costa, em Vila Velha, só tem um ponto próprio para banho. Foto: Chico Guedes
Depois de uma longa temporada de chuvas, o sol começou a aparecer, mas os moradores da Grande Vitória e turistas que chegaram para curtir as festas de fim de ano não vão poder utilizar as praias de Vila Velha, Serra e Vitória.
Na Capital, por exemplo, Camburi, Curva da Jurema, Ilha do Frade e Ilha do Boi estão impróprias não devem ser utilizadas para banho.
Em Vila Velha, a situação não é diferente. As principais praias da cidade como Praia da Costa, Itapuã e Itaparica também não são recomendadas para mergulho.
Em toda a orla, são apenas dois pontos liberados. Um na Praia da Costa, em frente a Avenida Champagnat, e outro é a Lagoa Grande, na Ponta da Fruta.
A situação melhora apenas no litoral da Serra. No município, são nove pontos considerados impróprios para os banhistas.
Os trechos são: Foz do Córrego Laripe, Córrego Maringá, Jacaraípe VI, Nova Almeida II, Reis Magos, Costa Bela, Jacaraípe V (Curva da Baleia), Lagoa de Carapebus e Foz do Irema.
O que dizem as prefeituras:
Serra:
A prefeitura da Serra afirmou, em nota, que dos pontos impróprios, quatro deles são em pontos onde córregos com presença de poluentes deságuam e sempre permanecem impróprios. Os demais pontos estão impróprios devido às chuvas dos últimos dias, que carregam detritos para a água do mar. Nos outros 17 pontos, a balneabilidade está própria para banho. O resultado da última análise será divulgado na sexta-feira (30). Veja aqui a balneabilidade das praias da Serra:
Vitória:
A prefeitura de Vitória afirmou que a classificação atual da balneabilidade das praias da capital, para o período de 29 de dezembro a 5 de janeiro de 2023, ainda reflete a época de chuvas que tem ocorrido na cidade.
Quando da coleta da água para realização do exame laboratorial na última segunda-feira (26), chovia na capital e também e outras regiões do Estado. Por esse motivo, a qualidade das águas encontra-se imprópria para banho, impossibilitando temporariamente atividades como lazer, natação e mergulho.
Novamente, a Semmam informa que as condições de balneabilidade devem melhorar quando as condições climáticas também sofrerem alterações nas áreas e regiões nas quais causam reflexos diretos nas praias da capital, como nas cidades ao longo do rio Santa Maria da Vitória e manguezais, para exemplificar.
A Secretaria observa ainda que as medições laboratoriais são realizadas semanalmente e que a mudança na classificação depende dos fatores já explicados. O não cumprimento da recomendação pode causar ao morador consequências desde infecções nos olhos, ouvidos, nariz e pele até doenças mais graves como gastroenterite e hepatite A. Veja aqui a balneabilidade das praias de Vitória. 
Vila Velha
A prefeitura de Vila Velha informou que as fortes chuvas que atingiram Vila Velha nos últimos dias afetaram alguns pontos utilizados para banho. Com a chegada de frente fria e das chuvas, as águas do rio Jucu se movimentam e levam com elas muitos microrganismos, o que deixam esses locais impróprios por um determinado tempo. O último relatório de balneabilidade apontam que dos 17 pontos de coleta, dois pontos próprios para banho. Veja aqui a balneabilidade das praias de Vila Velha.
Veja a previsão do tempo para o último fim de semana do ano
Segundo o Incaper, no último final de semana do ano, a previsão do tempo é de sol e poucas nuvens no Estado. Nesta sexta-feira (30), será de calor no Espírito Santo até o final da manhã. A partir da tarde, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com trovoadas nos trechos mais elevados das regiões Sul e Serrana e previsão de chuva passageira durante à noite no trecho litorâneo região Sul.
Não chove nas demais áreas do Estado, inclusive na Grande Vitória. No sábado, último dia do ano, previsão de chuva rápida na madrugada, manhã e tarde na região Nordeste, com tendência de tempo aberto nos demais horários.
Previsão de chuva esparsa ao longo do dia nas demais áreas do norte capixaba, exceto no trecho sul da região Noroeste e de pancadas de chuva com trovoadas à tarde, nos trechos mais elevados das regiões Sul e Serrana. Não chove nas demais áreas do Estado, inclusive na Grande Vitória.
No domingo, primeiro dia de 2023, o tempo fica instável no Espírito Santo. Previsão de chuva rápida no amanhecer na região Nordeste e de chuvas esparsas ao longo do dia nas demais áreas do norte capixaba.
Áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com trovoadas à tarde na região Sul e nos trechos sul e oeste da região Serrana. No período da noite, as trovoadas alcançam o leste serrano e na Grande Vitória.
Primeira semana de janeiro será quente e chuvosa no ES
Vai chover no ES no Réveillon? Veja o que diz a previsão do tempo!
Vila Velha vai dobrar serviço de bicicleta compartilhada
Será que a chuva dará trégua no ES nos últimos dias do ano?
Em pleno plantão, juíza estadual atendeu a pedido de afastamento urgente do cargo formulado pelo Ministério Público Estadual, em ação…
Coluna aponta as muitas semelhanças nos recados passados pelo presidente e pelo governador nos discursos inaugurais de seus novos governos…
Especialistas acreditam que os homens vão vencer a morte por volta de 2200
Respeitado por uns, detestado por outros, o agora ex-secretário de Estado da Saúde será com certeza o integrante do governo…
© 2021 ES360. All rights reserved

source

Leave a reply