Praticar esportes na praia em Santos é permitido, mas há regras; saiba quais são – A Tribuna
Domingo, 22 de Janeiro de 2023
A prática de esportes na praia é algo tão tradicional para os moradores de Santos quanto os jardins que adornam a orla. Porém, as regras para sua prática são bem rígidas. Por isso, antes de a quadra ser demarcada ou a prancha de kitesurfe ser levada ao mar, é bom conhecer o que se pode ou não se pode.
Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!
Segundo a Prefeitura, as atividades esportivas são disciplinadas o ano todo, com atenção especial em dezembro e janeiro, quando há concentração maior de pessoas. Quem é adepto de atividades esportivas deve ficar atento aos horários e locais permitidos para as modalidades (veja a lista abaixo).
Ainda conforme a Administração, a orientação e a fiscalização são feitas pela Guarda Civil Municipal, que pode autuar quem insistir em desrespeitar as leis e até mesmo apreender equipamentos. O regramento é estabelecido por meio de decretos e leis complementares municipais.
Desde o início da Operação Verão, em 20 de dezembro, registraram-se nove boletins de ocorrência sobre orientação à prática de esportes em local irregular.
A Prefeitura informa, ainda, que a orla da praia dispõe de placas de sinalização das atividades permitidas em pontos da faixa de areia (junto às estações de exercícios físicos).
As regras também estão disponíveis no site da Prefeitura (www.santos.sp.gov.br). Irregularidades podem ser denunciadas pelo telefone 153 (Guarda Municipal).
Destaque: barracas
Outra atividade também regulamentada é a presença de barracas na praia. Seguindo a Lei 314/98, devem ter alvará de funcionamento e respeitar os horários de montagem e desmontagem. É necessário afixar o alvará no local.