PREFEITURA AFIRMA PARCERIA PARA DESENVOLVER PROJETOS COM FINS CULTURAIS.
O prefeito Bruno Reis (UB) assinou, nesta terça-feira um termo de intenção que visa estabelecer parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) para desenvolver projetos e atividades com vistas a internacionalizar as atividades culturais de Salvador. O documento foi firmado por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
A reunião foi realizada no Palácio Thomé de Souza e contou com a presença da vice-prefeita, Ana Paula Matos; do titular da Secult, Pedro Tourinho; do diretor-geral de Cultura na Secretaria-Geral da OEI, Raphael Callou; do diretor e chefe de representação da OEI no Brasil para a Educação, Ciência e Cultura, Leonardo Barchini; além de outros representantes da organização.
Na ocasião, Bruno destacou que a Prefeitura está na iminência de entregar equipamentos culturais e afirmou que a gestão municipal tem interesse em aproveitar a expertise da OEI na gestão dos espaços. Dentre os equipamentos de fomento à cultura que a capital baiana deverá ganhar no próximo ano estão a Casa de Espetáculos e a Escola de Artes, que já tiveram obras iniciadas. Também está na lista o Museu Arquivo da Cidade que deverá ser entregue à população em janeiro de 2024.
Bruno explicou que sua gestão já havia iniciado colaboração com a organização e disse que conta com resultados positivos dessa parceria. “Discutimos várias ideias que vieram se materializando ao longo do tempo e a parceria começou com o Co.Liga, que foi um sucesso importante para a cidade. Agora pensamos em firmar parcerias para contribuir em áreas como a cultura, que é de forte atuação do OEI. A organização pode vir a contribuir muito com projetos, propostas e gestão ajudando a Prefeitura na inovação e prestação de serviços públicos de melhor qualidade”, detalhou o chefe do Executivo soteropolitano.
“Essa parceria vai permitir que a gente economize mais recursos para a cidade e que os serviços também vão ser oferecidos com qualidade ainda melhor. Sabemos da importância da arte e da música, mas Salvador tem muitos ativos e seu patrimônio cultural é antigo. Precisamos fazer com que os equipamentos funcionem bem, até para garantir a permanência do turista na cidade”, acrescentou o prefeito.
Raphael Callou, por sua vez, afirmou que a assinatura do termo representa celebrar uma conquista importante para a cidade que pode potencializar suas ações e contribuir no desenvolvimento econômico. “Temos várias ações em conjunto e temos uma longa trajetória na cultura. Salvador também é berço de uma cultura que ganhou dimensão para o país inteiro e tem hoje um aspecto simbólico gigantesco, mas também apelo econômico e de inclusão social. Quando falamos dessa potência da cultura de Salvador, falamos de um setor que pode gerar muitas oportunidades”, destacou.
Pedro Tourinho ressaltou que esse momento foi importante porque servirá de pontapé para avançar em parcerias nas áreas de educação, cultura e tecnologia. Além disso, o gestor destacou o esforço municipal em fortalecer vínculos internacionais que venham a contribuir no desenvolvimento da cidade. “Este momento é muito significativo para a gente porque nas últimas semanas fizemos um decreto organizando e regulamentando relações com organismos internacionais. Este está bem avançado e acreditamos que vai servir de modelo para as atuações no Brasil”, finalizou.
A Organização de Estados Ibero-americanos tem experiência na gestão de espaços de cultura no Brasil e no mundo. A organização trabalha com governos de nossos 23 países-membros, respondendo fortalecendo políticas públicas através de programas e projetos que buscam a criação de valor para a sociedade.
FONTE: bahiaba.