Prêmio Baianos do Ano 2022: vote nos indicados em seis categorias – Jornal Correio
O Prêmio Baianos do Ano, promovido pelo CORREIO, chega à sua terceira edição trazendo uma novidade: os vencedores da vez receberão uma estatueta: o Acarajé de Bronze, que também passa a representar a premiação. A ideia é reconhecer e homenagear personalidades, instituições ou coletivos que se destacaram durante o ano, seja por seus trabalhos ou por aquilo que representam.
São ao todo seis categorias, definidas com base nos conteúdos mais comuns da Coluna Baianidades. Assim, o público poderá votar nos destaques de 2022 em Arte & Cultura, Humor & Internet, Música, Literatura, Ciência e Esporte.
A votação vai até o meio-dia do próximo dia 29 de dezembro e o resultado será divulgado na edição impressa do jornal no dia 31 de dezembro, e também nas outras plataformas.
A dinâmica da premiação segue a mesma: seis especialistas convidados indicam três destaques em cada categoria. A partir dessas listas tríplices, os leitores escolhem, no site especial do prêmio, uma votação popular define os Baianos do Ano.
Cada eleitor(a) só pode votar uma vez em cada categoria. A contabilização é feita através do Google Forms, então, é necessário ter conta no Gmail para participar. No ano passado, mais de 51 mil pessoas participaram da votação.
O prêmio foi idealizado pelos jornalistas André Uzêda e João Gabriel Galdea, que assinam, desde 2019, a Coluna Baianidades, tratando de temas diversos relacionados à Bahia, sempre com muito humor e criatividade.
Curadoria
A lista de especialistas convidados é a mesma do ano passado. Quem seleciona os três nomes de Arte & Cultura é o apresentador do programa Multicultura, da Educadora FM, Renato Cordeiro, que acompanha e conhece como poucos a cena artística e cultural da Bahia. Em Música, a missão fica por conta da jornalista e pesquisadora musical Julli Rodrigues, enquanto em Literatura os nomes foram apontados pela jornalista, professora e cronista do CORREIO Kátia Borges.
Relembre os vencedores do Baianos do Ano 2020.
Em Ciência, a escolha é de Jorge Gauthier, especialista em Jornalismo Científico e Tecnológico pela Ufba e apresentador do programa Saúde & Bem-Estar no @correio24horas. Já para Humor e Internet, quem traz as opções é Nereida Albernaz, jornalista especialista em celebridades e dona do perfil @eubabadeira. Fecha o time, com os eleitos de Esporte, o jornalista e editor de Esportes do CORREIO Herbem Gramacho.
Linha
Assim como nos anos anteriores, Renato Cordeiro decidiu usar uma espécie de linha temática para compor sua lista tríplice. “A primeira edição aconteceu em plena fase mais dura da pandemia, contexto que marcou o critério da curadoria de Arte & Cultura na ocasião. Na edição seguinte, a opção foi pelas personalidades que tiveram na cultura uma trincheira de onde defenderam perspectivas civilizatórias. Agora, em 2022, é difícil imaginar algo mais relevante para o campo da arte e cultura do que o fim do governo Bolsonaro”, comenta ele, ao citar o descaso do atual governo com o segmento.
Relembre os vencedores do Baianos do Ano 2021.
Kátia Borges também seguiu um encaminhamento na escolha dos candidatos de Literatura, optando por nomes que merecem homenagens pelo conjunto da obra. “Dois poetas baianos dominaram os debates, pela relevância inquestionável de suas trajetórias: Florisvaldo Mattos e Ruy Espinheira Filho. O primeiro mereceu homenagens por seus 90 anos de vida, com eventos na Academia de Letras da Bahia. O segundo foi lembrado e homenageado por seus 80 anos. Gostaríamos de ressaltar, ainda, o percurso admirável de Antônio Brasileiro, poeta e artista plástico muito respeitado nos dois mercados artísticos”, conclui.
Confira abaixo os indicados nas seis categorias do Baianos do Ano 2022 e vote usando o link abaixo:
***
Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.
Veja também o custo de manutenção das concorrentes e se surpreenda
Veja também o custo de manutenção das co…
Agenda Bahia
Casacor
Simulados e vídeo aula …
Destinos
Eu, Corredor