Presente? Montblanc? O que se sabe sobre a caneta usada por Lula na posse – UOL Confere

0
71

Gabriel Dias
Colaboração para o UOL
08/01/2023 04h00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a escolha de uma caneta para a assinatura do termo de posse, em Brasília. Ele fez questão de dizer que estava assinando com uma caneta que ganhou de um eleitor petista em 1989.
A história da caneta não é inédita. Em 2010, em visita a uma fábrica de celulose na cidade de Três Lagoas (MS), Lula disse para a então prefeita Simone Tebet (agora ministra do Planejamento) que tinha guardado uma caneta para tomar posse desde 1989.

Na ocasião, o presidente disse que foi presenteado com uma caneta da marca Montblanc, mas não disse por quem. Ele afirmava ter esquecido de levar a caneta para tomar posse em 2003 (no primeiro mandato) — e teve de assinar o termo com uma caneta emprestada pelo então presidente do Senado, Ramez Tebet.
Leia o discurso de Lula em 2010:
“Mas, prefeita, você sabe que eu guardei uma caneta para tomar posse, desde 1989. Eu ganhei uma caneta, uma Mont Blanc bonita e eu falei: Essa caneta vai ser a caneta da minha posse. Só que eu perdi em 89, e a caneta ficou guardada. Em 94, eu disputei outra vez, a canetinha guardada, perdi as eleições. Em 98, eu disputei outra vez, perdi as eleições, a canetinha guardada. Eu até comecei a pensar que a tinta já tinha endurecido e que não ia mais escrever, a caneta.
Finalmente, em 2002, eu ganho as eleições, vou tomar posse, qual não é a minha surpresa, eu esqueci minha caneta. A caneta que esperou 12 anos, eu esqueci! E para tomar posse, eu assinei a minha posse com uma caneta que o então presidente do Senado, Ramez Tebet, me deu, e que está no arquivo presidencial, porque foi a caneta que surgiu para que eu pudesse assinar a minha posse”.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

Leave a reply