Presidente do Olodum vai comandar a Fundação Cultural Palmares – Portal EBC
Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente e um dos fundadores do bloco afro Olodum, João Jorge Rodrigues, foi anunciado nesta quinta-feira (22) como o próximo presidente da Fundação Cultural Palmares, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O convite partiu da cantora Margareth Menezes, futura ministra da Cultura da nova gestão
“Convidei, e ele já aceitou, o João Jorge, presidente do bloco Olodum, um dos fundadores do bloco Olodum, para fazer o resgate da Fundação Palmares”, afirmou Menezes a jornalistas na sede do governo de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. A futura ministra criticou a gestão da autarquia federal ao longo dos últimos anos. “A Fundação Palmares foi completamente depredada, fisicamente e também na sua estrutura interna”, acrescentou.
Fundada em 1988, com inspiração na própria Constituição Federal, a Fundação Cultural Palmares foi o primeiro órgão federal criado para promover, preservar e disseminar a cultura afro-brasileira. Por mais de três décadas, esteve vinculada ao Ministério da Cultura, mas com a extinção da pasta, em 2019, passou a estar subordinada ao Ministério do Turismo. Com a recriação do Ministério da Cultura, a Palmares volta à sua vinculação institucional original.
Além de produtor cultural, João Jorge é advogado e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Ele também foi integrante do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), até 2016, quando o colegiado foi extinto.
Nos últimos anos, a Fundação Palmares foi alvo de polêmicas porque o seu então presidente, o jornalista Sérgio Camargo, que ficou no cargo até o início deste ano, era crítico do próprio Zumbi dos Palmares, herói nacional que dá nome à instituição, além de ter proferido declarações contra o movimento negro e contra o Dia da Consciência Negra.
Edição: Fábio Massalli
Equipe da Delegacia de Polícia Federal em Niterói cumpriu um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara Federal de Niterói, no município de Maricá.
Nusret Gokce, que é dono da rede de restaurantes ‘Salt Bae’ por seu estilo teatral de salpicar sal e ouro nos bifes, postou vídeos e fotos com jogadores da Argentina após a vitória sobre a França.
“Alvos eram os curdos”, disse à Reuters Juan-Golan Elberg, artista que trabalha no centro da capital, repleto de pequenas lojas e cafés. Suspeito tem 69 anos.
Volta do réveillon da Paulista ao calendário de eventos da cidade traz uma sensação de superação para o ano que vem, diz o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.
Dados foram divulgados nesta sexta-feira e são da terceira prévia da pesquisa do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO).
Camisa 9 da seleção ganhou votação popular no site da Fifa, que tinha como concorrentes outros golaços feitos por Mpabée (França), Enzo Fernández (Argentina) e pelo compatriota Neymar.
Estratégia é a mesma que foi usada no carnaval de 2020, quando revistas com detectores de metal evitaram a entrada de 250 facas, tesouras e estiletes na área de desfiles.
Em 5 de fevereiro haverá eleição nos municípios cearenses de Palhano, Iguatu e Pacujá; e em Viseu, no Pará. Já em Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, o pleito será em 5 de março.
Categoria mantiver paralisação de duas horas nos aeroportos Congonhas, Guarulhos, Viracopos, Galeão, Santos Dumont, Porto Alegre, Confins, Brasília e Fortaleza
Conforme previsto na Constituição Federal, até o dia 31 de janeiro, compete à comissão representativa zelar pela preservação legislativa do Congresso Nacional.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google