Presidente do STF libera para pauta julgamento sobre orçamento secreto – InfoMoney
Entrar
Copa do Mundo
PEC da Transição
Infotrade
Cripto 3.0 – Minissérie
Manual dos Dividendos
Apesar da liberação, no entanto, a presidente do Supremo ainda não estabeleceu uma data para que o caso seja analisado
BRASÍLIA (Reuters) – A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, liberou para pauta o julgamento sobre a constitucionalidade do orçamento secreto, instrumento que garante emendas de parlamentares, mostrou o sistema da corte.
Apesar da liberação, no entanto, a presidente do Supremo ainda não estabeleceu uma data para que o caso seja analisado pelos 11 magistrados que compõem o plenário do STF.
De acordo com uma fonte com conhecimento do assunto, a expectativa é de que o caso possa ir a plenário ainda neste mês. A pauta dos julgamentos a serem realizados antes do recesso do Judiciário, no dia 15, ainda não foi divulgada e há possibilidade de isso ocorrer nesta sexta.
Dentro do Congresso Nacional, no entanto, há quem acredite que o julgamento sobre o orçamento secreto ficará para o ano que vem, após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro, e das eleições para as mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado, no início de fevereiro.
Rosa Weber é a relatora da ação, impetrada por partidos de oposição que questionam a constitucionalidade do orçamento secreto, instrumento que recebeu esta denominação devido à dificuldade de rastrear os parlamentares responsáveis pelas emendas à peça orçamentária.
Lula foi um crítico durante a campanha eleitoral do orçamento secreto, mecanismo que empoderou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O presidente eleito se reuniu com Lira mais de uma vez após sua vitória eleitoral e o PT anunciou apoio à reeleição dele ao comando da Câmara.
© 2000-2022 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.