Primeira Turma do STF mantém decisão que devolve mandato ao governador Paulo Dantas em Alagoas – InfoMoney

0
60

Entrar
Selic a 13,75%
Eleições 2022
Infotrade
Calendário de Resultados
InfoHub
XTAGE
Candidato à reeleição havia sido afastado do cargo pelo STJ por suspeita de envolvimento em desvio de recursos quando era deputado estadual
Em julgamento concluído na terça-feira (25), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a decisão que devolveu o mandato ao governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB).
O político havia sido afastado do cargo no início de outubro pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Dantas foi alvo da Operação Edema, da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF), que investiga suposto desvio de R$ 54 milhões por meio de funcionários “fantasmas” da Assembleia Legislativa do estado. Ele nega qualquer envolvimento com o caso.
Os advogados do governador de Alagoas recorreram, então, ao STF. Na segunda-feira (24), os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes decidiram derrubar a decisão do STJ. No dia seguinte, os demais integrantes da Primeira Turma da corte acompanharam o entendimento dos dois magistrados.
Além de Barroso e Gilmar, votaram pela devolução do mandato ao governador de Alagoas os ministros Dias Toffoli, Luiz Fux e Cármen Lúcia. O julgamento ocorreu no plenário virtual do Supremo.
Segundo Barroso, apesar de responsável por analisar denúncias relacionadas a governadores de estado, o STJ não teria competência para determinar o afastamento de Dantas, pois as suspeitas sobre o político se referem ao período em que ele era deputado estadual.
Apoiado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), Paulo Dantas é candidato à reeleição para o governo estadual e tem como adversário no segundo turno Rodrigo Cunha (União Brasil). Na primeira rodada da votação, em 2 de outubro, o incumbente obteve 46,64% dos votos, ante 26,79% de Cunha.
© 2000-2022 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.

source

Leave a reply