Primeiras impressões sobre futuro governo Lula não são boas, dizem Stuhlberger e Parreiras, da Verde – InfoMoney

0
86

Entrar
PETR4
Por Dentro dos Resultados
Infotrade
Calendário de Resultados
InfoHub
Semana do Trader Sossegado
Segundo Luis Stulhberger, CEO da Verde Asset, “está todo mundo chocado com os últimos discursos, porque era esperado um Lula moderado”
O mercado está em alerta. Logo após as eleições, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu um discurso agregador. Mas, na semana passada, deixou os investidores de cabelos em pé ao afirmar que poderia deixar de lado o teto de gastos para priorizar a PEC da Transição e abrir espaço de R$ 105 bilhões no Orçamento de 2023.
As negociações do Tesouro Direto, por exemplo, sistema que permite a compra de títulos públicos emitidos pelo governo federal, foram interrompidas diversas vezes na quinta (10) e na sexta-feira (11). Quando isso acontece, não é possível comprar novos títulos públicos. A suspensão dos negócios do Tesouro Direto é acionada como uma resposta ao estresse do mercado.
No encerramento da sétima edição da Money Week, na sexta-feira (10), Luis Stuhlberger, sócio da Verde Asset, e Luiz Parreiras, também gestor da Verde, fizeram uma “radiografia” de como o mercado observa os primeiros dias do governo de transição. Para Parreiras, as primeiras impressões não são nada boas.
“Provavelmente, não foi Lula que ganhou a eleição e, sim, a rejeição ao presidente Bolsonaro. Lula tem que começar a transpor o discurso para a prática. Um problema enorme: inconsistência entre o discurso mais ao centro e a prática irresponsável. Estão falando em pacote fiscal sem ministro da Fazenda”, detalha. “Estão tentando medir qual o tamanho da bobagem que dá para fazer”.
Para ele, o presidente eleito deu mostras, em mandatos anteriores, de que opta por ouvir vários lados. Mas agora “não sabemos se ele fará isso”. Parreiras analisa que o Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, poderá falar sobre o cenário econômico nos próximos dias. “Temos um Banco Central independente. Ou seja, um pedaço do barco tem piloto [Campos Neto] e, no outro, o manicômio está dirigindo”.
Stuhlberger reforça o tom crítico de Parreiras. “Está todo mundo ‘chocado’ com os últimos discursos, porque era esperado um Lula moderado”.
O sócio da Verde Asset afirmou que gosta de tentar interpretar o que passa pela cabeça do presidente eleito. “O que ele fez de 2004 a 2010? O Brasil cresceu muito, a arrecadação cresceu mais do que o PIB, houve momentos em que o País capturou coisas que não tinha”, ressalta. Ele cita os preços das commodities, que levaram o Brasil a um outro patamar. “E com juro real elevadíssimo. Isso se equilibrou durante um tempo”.
Stuhlberger lembrou a conversa que teve com Lula em um jantar, para entender o que pensa próximo presidente. Ele disse que Lula pretende repetir o que fez “naquela época, porque o governo tem que ser o indutor do desenvolvimento. Vamos esquecer o fiscal, os gringos e a ‘Faria Lima’. As pessoas passam da classe D para a C, começam a comprar, o PIB cresce muito e as coisas se equilibram,  porque a arrecadação também sobe. É um jeito de a esquerda pensar”.
De acordo com Stuhlberger, à medida em que o mercado se manifestar contra, a PEC deverá ser reduzida. Mas, até aí, o “DNA” do novo governo já terá sido exibido. “É como a pasta de dente que saiu do tubo. Você não consegue mais colocar de volta”, diz. Desta forma, o mercado sempre se lembrará do início do governo e terá “o pé atrás”.

var simuladorLoad = { “baseUrl”: “https://www.infomoney.com.br/simulador-xp”, “containerId”: “simulador”, “dscOrigem”: “simulador_infomoney”, “urlOrigem”: “https://www.infomoney.com.br/onde-investir/primeiras-impressoes-sobre-futuro-governo-lula-nao-sao-boas-dizem-stuhlberger-e-parreiras-da-verde/”, “page”: “simulador”, “restartPage”:”1″, }

© 2000-2022 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.

source

Leave a reply