Procurador do Ministério Público de Contas fala sobre combate a corrupção e atividades de fiscalização do TCE – Fan F1
![](https://portalossoduroderoer.com.br/wp-content/uploads/2022/11/wp-header-logo-4647.png)
Os órgãos de controle e instituições de fiscalização se preparam, em Sergipe, para mais um Dia Internacional Contra a Corrupção, que é celebrado em 9 de dezembro. No Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), uma programação está sendo preparada para ir aquecendo a data, com lives e eventos mostrando a atuação dos órgãos que atuam neste campo e os canais de comunicação com a sociedade.
O procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, em entrevista para o programa Sergipe Verdade, da rádio SIM FM, nesta quinta-feira, 10, explicou qual o propósito da celebração neste ano.
“Além do evento alusivo à data, que neste ano será realizado no dia 13 de dezembro no TCE, estamos promovendo uma campanha denominada ‘Fiscalizar a boa aplicação de recursos é da nossa conta, garantir a excelência da gestão é nosso foco”. Portando, de amanhã até 13 de dezembro, estaremos fazendo eventos, levando informações para que a população conheça os órgãos de controle, interajam com os canais de comunicação, conheça os serviços de comunicação, e também conhecer mais o trabalho do órgão de controle, para ter essa experiência de boa gestão”, destacou.
Sobre o trabalho de fiscalização da corrupção, Bandeira afirmou que desde 2017 tem observado uma melhora na gestão dos municípios sergipanos. “De uma maneira geral, o nível da gestão pública tem melhorado bastante. A partir de 2017 teve um avanço significativo com um sistema de contabilidade que passou a espelhar a contabilidade do município com o Tribunal de Contas, que ajudou a dar confiabilidade nos números, a organizar melhor. Lógico que ainda precisamos do auxílio da sociedade, que pode denunciar sempre que identificar alguma suspeita ou incongruência nos dados dos municípios”, explica.
O procurador-geral também enalteceu a transparência na execução da gestão pública. “Quanto maior a transparência, menor a incidência de corrupção. Quando tudo está publicado, cada dispêndio a gente sabe para onde foi. Se o município adquire um carro, por exemplo, a gente pode verificar se existe. Se comprar um bem de determinado valor, a gente tem como avaliar se vale realmente aquilo. Tudo isso gera um ambiente muito mais controlável e menos propício a corrupção. É uma conquista republicana e precisamos trabalhar muito para que ela seja sempre maior”, afirma.
Rua Irmã Dulce, 456, Bairro Olaria,
CEP:49092-110 – Aracaju/SE