Procuradoria pede ao STF prisão de 39 golpistas e bloqueio de … – Hora do Povo

0
52

Home / Capa
Por Publicado em 16 de janeiro de 2023
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou 39 terroristas ao Supremo Tribunal Federal (STF) por invasão e destruição do Congresso Nacional, durante atentado golpista fracassado.
A denúncia foi apresentada com base nas informações oferecidas pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em uma representação. O documento com informações e sugestões foi elaborado pela Advocacia-Geral do Senado.
A PGR apontou o cometimento dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.
No dia 8 de janeiro, os bolsonaristas invadiram e tentaram destruir o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede do governo federal.
Os prédios tiveram vidros quebrados, paredes pichadas, obras de arte destruídas, gabinetes vandalizados, entre outros crimes.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A Procuradoria-Geral da República pediu a prisão preventiva dos 39 denunciados, bloqueio de bens no valor de R$ 40 milhões, que serão usados para reparar os danos causados ao patrimônio público, a adoção de medidas para impedir a fuga para outros países e o arquivamento das publicações feitas em redes sociais pelos terroristas.
Segundo o governo do Distrito Federal, 1.382 pessoas estão presas por terem participado do atentado contra a democracia do último dia 8.
O ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que foi ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, e o ex-comandante da Polícia Militar do DF, Fabio Augusto Vieira, estão presos por terem ajudado na invasão desmobilizando as tropas.
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi incluído, a pedido da PGR, entre os investigados pelo ato antidemocrático. O pedido foi acolhido pelo STF.
Bolsonaro compartilhou em seu Facebook um vídeo mentiroso sobre as eleições presidenciais que perdeu para Lula. O vídeo dizia que Lula não foi eleito pelo povo brasileiro, mas “escolhido pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

source

Leave a reply