PSOL BAHIA AFIRMA QUE TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA PARA PREFEITURA DE SALVADOR.
Uma resolução do PSOL da Bahia, aprovado no Congresso Estadual realizado neste domingo (17), no Hotel Real Classic, na Pituba, confirmou que a legenda vai ter candidatura própria para disputar a Prefeitura de Salvador em 2024.
O partido abriu mão nacionalmente da candidatura à presidência em 2022, optando pelo apoio desde o primeiro turno a Lula, e saiu do pleito com a maior representação no Congresso Federal da sua história, com uma bancada diversa e que representa o avanço das lutas sociais do país.
Na Bahia, por outro lado, o PSOL lançou o nome de Kléber Rosa e Ronaldo Mansur, candidatos a governador e vice, e de Tâmara Azevedo ao Senado, que conseguiram defender e apresentar o programa do partido à população baiana. O desempenho também garantiu a reeleição do deputado estadual Hilton Coelho, que tem uma atuação combativa e fundamental na Assembleia Legislativa da Bahia.
Os objetivos estabelecidos na resolução para os próximos anos incluem a ampliação da bancada do PSOL no estado, apresentação de candidaturas ao Executivo nas principais prefeituras e a saída de qualquer instância do governo estadual. A decisão sinaliza a saída do partido do Conselho Político e da base do governo Jerônimo, uma vez que os principais pontos apresentados durante a campanha não foram atendidos neste primeiro ano de gestão.
O PSOL crê que a decisão de apoio a Jerônimo Rodrigues no segundo turno foi importante para evitar que vencesse um representante da direita, o que significaria o retorno do carlismo.
Entretanto, o partido mantém fortes críticas ao governo do PT, que nos últimos 17 anos intensificou uma política de segurança pública que penaliza e mata a população negra baiana. O PSOL reafirma a sua posição de independência em relação ao Governo da Bahia, reiterando que a partir da resolução aprovada no Congresso, seus correligionários não devem ocupar nenhum cargo no governo Jerônimo, e aqueles que hoje possuírem este vínculo devem renunciar imediatamente.
FONTE: bahiaba.