Psol pede prisão preventiva de Bolsonaro – Congresso em Foco

0
67

Bolsonaro em live nesta sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
Atos antidemocráticos

02.01.2023 12:03 0

Temas
Tags
Receba por

A bancada do Psol protocolou nesta segunda-feira (2) uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O partido pede que Bolsonaro seja investigado por incentivar ações criminosas, como o bloqueio das estradas após o segundo turno, e seja anexado ao inquérito dos atos antidemocráticos que corre na Corte.
O pedido também inclui a quebra do sigilo telefônico e a busca e apreensão de provas contra o ex-mandatário. Segundo a ação, durante todo o seu período a frente do Executivo, Bolsonaro “enalteceu a ditadura militar, defendeu abertamente golpe de Estado e divulgou fake news sobre fraude eleitoral”.
“É certo que a ato de insuflar multidões ao golpismo ao deslegitimar o processo eleitoral (entre outras, a mais recente tentativa de atentado à bomba) também deve acarretar a segregação cautelar de Jair Messias Bolsonaro”, destaca o pedido.
Leia também
Líder da bancada do partido, a deputada Sâmia Bomfim (SP) destacou que o ex-presidente “precisa ser responsabilizado pelo mal que fez ao Brasil”. “Agora é preciso que o principal líder [da extrema-direita], que não é mais presidente da República, também seja enquadrado”, afirmou a deputada em comunicado à imprensa.
A petição é assinada por toda a bancada do partido, a atual e a que toma posse em fevereiro: Áurea Carolina; Célia Xacriabá; Chico Alencar; Érika Hilton; Fernanda Melchionna; Glauber Braga; Guilherme Boulos; Ivan Valente; Luciene Cavalcante; Luiza Erundina; Pastor Henrique Vieira; Sâmia Bomfim; Talíria Petrone; Tarcísio Motta; e Vivi Reis. O presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, também assina a ação.
“Bolsonaro cometeu crimes em série durante seu governo. Chamá-lo de genocida não é exagero. Infelizmente as instituições não agiram a tempo e tivemos de esperar até as eleições. Mas não aceitaremos nenhum dia de impunidade. Anistia nem pensar! Queremos Bolsonaro na cadeia”, afirmou Juliano.
Confira a íntegra do pedido:

Autoria
Congresso em Foco
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.
Seja Membro do Congresso em Foco
Destaques
Relacionadas
Prêmio Congresso em Foco
Blog do Sylvio
Colunistas
Últimas Notícias
Receba por
Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder
Receba o melhor do Congresso em Foco no e-mail. Inclui Resumo da Semana, aos sábados e Agenda do Poder, às segundas.
Receba notícias também via
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.

source

Leave a reply