PSTU declara apoio 'crítico' a Lula para derrotar Bolsonaro no 2º turno – UOL Confere

0
58

Do UOL, em São Paulo
06/10/2022 16h35Atualizada em 06/10/2022 21h02
O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), que tinha como candidata à presidência Vera Lúcia, declarou apoio ao nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições contra o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL).
Vera Lúcia teve 0,02% no primeiro turno, com 25.625 votos do eleitorado. Ela ficou à frente apenas do Constituinte Eymael (DC), que ficou em último lugar na disputa, com 0,01% (16.604). No primeiro turno, Lula obteve 48,43% enquanto Bolsonaro teve 43,20% dos votos.

No 2º turno, quando não podemos apresentar uma candidatura independente, defendemos o voto crítico em Lula para derrotar Bolsonaro nas eleições. Isso porque Bolsonaro reivindica a ditadura militar, defende um projeto autoritário e ameaça as liberdades democráticas. Seguir no controle do aparelho de Estado facilita seu projeto autoritário. PSTU
Em nota divulgada no site, o PSTU declarou que não apoia o projeto do PT, “expresso na chapa Lula-Alckmin”, e disparou que não irá integrar e apoiar um possível governo petista na presidência da República, apesar de anunciar o apoio.
Para o PSTU, Bolsonaro é o responsável por centenas de mortes na pandemia da covid-19 e também pela “carestia, pelo desemprego e pela fome e prepara uma onda de despejos”.
Porém, o partido pede que os eleitores não “depositem confiança no [possível] governo [petista], e sim fazer avançar a luta e a organização independente da classe trabalhadora para, por meio da mobilização, exigir emprego, salário, terra, moradia e direitos”.
“Reforçamos a necessidade de organizar a luta e a autodefesa da classe trabalhadora pela base, porque a derrota do bolsonarismo não é possível só com derrota eleitoral de Bolsonaro. Ela exige mobilização social e um programa que mude as condições sociais e políticas que o alimentam.”
No Twitter, Vera Lúcia compartilhou o link da nota do partido com o posicionamento de apoio pró-Lula no segundo turno das eleições, previsto para ocorrer no próximo dia 30 de outubro.
Defendemos voto crítico em Lula no 2º turno para derrotar Bolsonaro nas eleições. Isso porque ele reivindica a ditadura militar, defende um projeto autoritário e ameaça as liberdades democráticas. Não apoiaremos nem integraremos um governo Lula.

Leia:https://t.co/DqKqbmMT1h pic.twitter.com/TNjvAcIF5K
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

Leave a reply