Qual o destino de Paulo, Rodrigo e outros personagens da política de AL depois da eleição deste dia 30? – Edivaldo Júnior

0
114

A partir deste domingo, dia 30 de outubro, data do segundo turno da eleição de governador de Alagoas, o destino de muitos políticos alagoanos vai mudar. Muda muito. Ou nem tanto. Depende de cada caso.
O atual governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), pode ganhar mais quatro anos no cargo e se consolidar como uma das grandes lideranças políticas do Estado. Tem tudo para fazer um bom governo,  especialmente se Lula for eleito presidente neste domingo.
Com muita habilidade política, Paulo terá maioria na Assembleia Legislativa, um bom relacionamento com a bancada federal e com a maioria dos prefeitos.
Se perder, Paulo vai ficar sem mandato e terá que recomeçar a carreira política. Nos dois casos, é jovem e tem muito caminho para frente.
O senador Rodrigo Cunha (UB) continua no Senado por mais quatro anos se perder a eleição para o governo. Nesse caso teria uma reeleição improvável em 2026 e precisaria escolher em qual grupo ficar, o de JHC (PL) ou o de Arthur Lira (PP). 
Se ganhar abre vaga para Eudócia Caldas, sua suplente e terá certamente um governo difícil pela frente,  com provável minoria na assembleia legislativa de Alagoas. As dificuldade seriam maiores num eventual governo de Lula.
Outros personagens importantes na campanha desse ano também terão mudanças no seu futuro político.
JHC  terá uma reeleição na prefeitura de Maceió mais complicada ou mais tranquila dependendo da vitória de Paulo ou de Rodrigo. Se Paulo vencer, JHC passa a enfrentar dificuldades até no relacionamento com a câmara municipal. Se Rodrigo ganhar, jHC se fortalece,  passa a ter um aliado no governo e a mãe no Senado.
O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor continuará muito forte no legislativo e poderá ficar ainda mais forte e se o seu aliado, Paulo, for eleito
Se a legislação permitir, Marcelo Vitor (MDB) será reeleito presidente da Assembleia, seja quem for o próximo Governador. Se não, ele vai conseguir eleger um aliado para a presidência do Poder Legislativo.
O senador eleito, Renan Filho  (MDB) deve manter os planos de se candidatar ao governo novamente em 2026, independente de quem for o governador eleito. Para ele, no entanto, será mais fácil se for se for Paulo Dantas em Alagoas e Lula no Brasil.
Arthur Lira segue como um líder da política nacional, seja no governo Lula ou no novo governo Bolsonaro. A vitória de Paulo manterá ele na oposição ao governo estadual, enquanto a vitória de Rodrigo deixará ele ainda mais forte na política do estado, o que deve abrir o caminho para que ele saia candidato ao Senado em 2026.
Ronaldo Lessa, atual vice-prefeito de Maceió poderá ser vice-governador de Paulo Dantas por 4 anos. Em caso de Vitória de Cunha, permanece como vice-prefeito de Maceió por mais dois anos.
A candidata a vice de Rodrigo, deputada Jó Pereira (PSDB), deverá ter papel muito importante em eventual governo de Cunha. Em caso de derrota, assim como Paulo, ficará sem mandato e terá que reconstruir sua carreira política.
O senador Renan Calheiros, que não foi candidato a nada nas eleições deste ano, mas teve papel destacado na articulação das chapas do governo, deve continuar muito forte no cenário nacional, seja no governo Lula ou no governo Bolsonaro. Uma eventual vitória de Paulo e Lula contribui muito para que Renan conquiste mais uma mandato no Senado daqui mais 4 anos.
Outros importantes nomes da política de Alagoas com papel destacado na eleição deste ano, a exemplo de  Fernando Collor (PTB), Davi Davino Filho (PP) e Rui Palmeira (PSD), não dependem nem de Rodrigo, nem de Paulo para traçar seus destinos políticos. Anote aí. Eles não foram eleitos, mas não estão fora da política e devem ressurgir com novos projetos, seja em 2024 ou 2026. 
 

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.
Marcelo Vitor e Paulo Dantas caso ganhe, poderão, quem sabe, correr riscos, dependendo do resultado final das investigações da Polícia Federal! JHC vai enfrentar uma dura batalha para a reeleição de Prefeito em 2024, pois, dependendo do “andar da carruagem”, vai ter fortes concorrentes (Davi Davino, Rui Palmeira, etc.) na disputa! O Senador Fenando Collor,foi de uma fidelidade digna ao Presidente Bolsonaro! Mesmo criticado, permaneceu até o fim, dizendo que o apoiava! Com certeza, ainda vai despontar na política!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



(82) 4009.7755
comercialgazeta@gazetaweb.com
(82) 4009.7853
noticias@gazetaweb.com

source

Leave a reply