Quando ataques contra o STF como os vistos em Nova York devem cessar? – JOTA

PODCAST
Podcast Sem Precedentes comenta a passagem, que demandou segurança reforçada, de quatro ministros pela cidade
O episódio desta semana de Sem Precedentes, podcast do JOTA sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Constituição, aborda a passagem conturbada de cinco ministros por Nova York para atender ao evento Lide Brazil Conference, organizada pelo grupo empresarial da família do ex-governador de São Paulo João Doria.
Os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski estiveram presentes. Durante o evento, falaram publicamente em defesa da instituição e do sistema eleitoral brasileiro. Moraes fez a abertura, quando defendeu a própria atuação contra fake news e milícias digitais.
Do lado de fora do hotel em que estavam hospedados e do local de conferências, manifestantes bolsonaristas xingaram e perseguiram os magistrados e seus acompanhantes. A polícia de Nova York precisou reforçar a segurança na região.
O Sem Precedentes tenta responder quando esse clima de animosidade contra os ministros poderá cessar, passadas as eleições que definiram a derrota de Jair Bolsonaro (PL).
Além disso, quais as parcelas de responsabilidade do presidente e de decisões recentes do tribunal em fomentar essa conduta? Daqui em diante, o que poderá ser feito para responsabilizar quem ameaça os ministros e a instituição? Como cessar os ataques?
Em relação à presença dos ministros em eventos abertos como esse, tanto direcionado a empresários quanto aqueles organizados por organizações não governamentais, quais seriam os limites à participação deles? E qual seria a transparência devida?
O Sem Precedentes é apresentado por Felipe Recondo, diretor de conteúdo do JOTA. Participam Diego Werneck, professor do Insper, em São Paulo; Juliana Cesario Alvim, professora da Universidade Federal de Minas Gerais; e Thomaz Pereira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
O podcast está disponível no YouTube:
Ouça também no Spotify:
Redação JOTA – Brasília
Compartilhe Facebook Twitter Whatsapp
Tags Alexandre de Moraes Dias Toffoli JOTA PRO PODER Luis Roberto Barroso Ricardo Lewandowski STF
Jazz
Ás do sax soprano lidera trio com Ben Monder (guitarra) e John Hébert (baixo)
Luiz Orlando Carneiro | Jazz
justiça climática
Como atingir a meta de erradicação da pobreza e de redução de desigualdades a partir da questão climática?
Diego Pereira | Artigos
mercado de apostas
Com crescimento desde 2018, Copa de 2022 deve ser grande atrativo para o público
Carina de Castro Quirino, Felipe Pereira dos Santos, Rafael Viola, Rachel Milito | Artigos
militares
Militares de hoje não conseguem compreender que a história já enterrou os valores e embates ideológicos dos anos 60
José Eduardo Faria | Artigos
Regulação e Novas Tecnologias
Parece precipitado reduzir todos os tokens à mesma categoria e tratá-los como ativos financeiros para tributação
Luiza Leite | Regulação e Novas Tecnologias
Orçamento 2023
Em denúncia à ONU, o CNS afirma que o impacto está maior em 2023 porque o governo Bolsonaro decidiu reservar verbas para o orçamento secreto
Juliana Matias | Saúde