Quatro clubes mineiros se preparam para a Copa São Paulo de Futebol Júnior; veja as expectativas – Hoje em Dia
A cobiçada taça da Copinha (Divulgação/Copinha)
A Federação Paulista de Futebol divulgou os grupos e as sedes da Copa São Paulo de Juniores de 2023. A competição será disputada entre 2 e 25 de janeiro de 2023, data do aniversário da capital paulista. Serão 128 equipes na disputa, divididas em 32 grupos, com quatro times. Os dois melhores de cada chave avançam à fase de mata-mata. O Hoje em Dia ouviu os treinadores das equipes mineiras classificadas para a disputa.
A primeira delas é o Inter de Minas, da cidade de Itaúna. O time foi semifinalista do último campeonato mineiro sub-20, perdendo a vaga na final para o Cruzeiro, atual campeão.
Inter de Minas
Grupo 2 (Bálsamo)
● Mirassol
● Chapecoense
● União ABC-MS
● Inter Minas-MG
O treinador Fabiano Aparecido Braz, falou sobre a chave e os adversários desta edição. “Com certeza não é um grupo dos mais fáceis, enfrentaremos dificuldades. É um grupo aparentemente bastante competitivo. O Mirassol é uma forte equipe do interior de São Paulo que já vem fazendo boas campanhas nas copinhas anteriores. Obtendo resultados expressivos, como nas quartas de finais deste ano, sendo eliminado pelo Santos, atual vice-campeão”, disse Fabiano.
Para ele, outro grande e perigoso time da chave é a Chapecoense. “A Chapecoense possui uma das melhores bases de Santa Catarina e está na final do campeonato catarinense”, declarou o treinador, que ainda lembrou dos últimos bons resultados do outro time do Grupo, o União ABC, de Mato Grosso do Sul. “O União ABC, apesar de não ser conhecido nacionalmente, não deve ser menosprezado. É pentacampeão estadual, possui uma boa estrutura e investimentos”, complementou.
Apesar das dificuldades, o treinador está confiante no trabalho e acredita que o time de Itaúna possa repetir o bom futebol apresentado no Estadual. “Estou muito confiante. O desempenho que tivemos no campeonato estadual nos coloca como candidato a uma das vagas. Chegaremos fortes para essa competição tão importante”, disse Braz.
(Divulgação/Inter de Minas)
(Divulgação/Inter de Minas)
Cruzeiro
Grupo 10 (Penápolis)
● Penapolense
● Cruzeiro
● Comercial-MS
● Capivariano-SP
Atual campeão mineiro, o Cruzeiro se prepara na Toca da Raposa II para a competição com atletas do sub-17 e até sub-16. A ideia é que esses jovens escolhidos para compor o grupo, possam seguir para São Paulo com o elenco sub-20. O técnico Fernando Seabra falou da temporada celeste e sobre os jogos decisivos dos últimos meses.
“Após a final do Campeonato Mineiro o Sub-20 cumprimos 10 dias de recesso para recuperação física e mental. Assim todos puderam ir pra casa e rever suas famílias. Isso se fez necessário, pois tivemos uma concentração de jogos elevada em alguns períodos, principalmente nos últimos 2 meses. Nessa temporada, do dia 14/05 ao 10/11 foram 39 jogos oficiais, sendo que os últimos 13 jogos foram seguidos com intervalos de apenas 3 a 5 dias. Além disso, 11 desses jogos foram em disputas diretas, eliminatórias”, declarou Seabra.
O treinador ratificou que a primeira preparação para enfrentar a competição nacional foi a recuperação dos atletas. “Nossa primeira ação para enfrentar a preparação intensiva da Copa São Paulo foi a recuperação dos jogadores e Staff, isso foi necessário para garantir a treinabilidade e evolução pretendida”, finalizou o treinador.
(Tiago Trindade e fRed/BHFOTO)
(Tiago Trindade e fRed/BHFOTO)
América
Grupo 18 (Assis)
● Vocem-SP
● América-MG
● Retrô-PE
● Ponte Preta
O América, vice-campeão mineiro sub-20, ficará na cidade de Assis, e o diretor de futebol de base do clube, Dennys Dilettoso, está confiante no Coelho apesar de apontar o grupo como um dos mais equilibrados da competição.
“Nossa expectativa sobre a Copa São Paulo é muito boa, apesar de novamente irmos com uma equipe mais jovem, com poucos atletas do último ano. Imaginamos que vamos conseguir competir bem, dentro de um grupo com grande equilíbrio”, ressaltou.
Para o diretor, os três adversários possuem características diferentes e que devem promover grandes embates para os jovens americanos. “São adversários que vem de boas campanhas. Acredito que o Vocem terá um diferencial que é o apoio da torcida, por ser a cidade sede. A gente ainda tem a Ponte Preta que fez excelente Campeonato Paulista e o Retrô, que apesar de ser um clube recente tem uma estrutura de base legal, com atletas espalhados pelo cenário nacional e certificado de clube formador”, afirmou Dennys.
Com relação a cidade sede, o diretor destaca a distância para a capital paulista, mas que o pessoal da cidade tem se colocado a disposição para ajudar o clube com relação às logísticas e o funcionamento do local: “Vamos nos preparar o máximo possível para que a gente consiga mais uma vez representar bem essa camisa e colocar ela no patamar que a gente acredita que ele tem que estar”.
(Marina Almeida / América)
(Marina Almeida / América)
Atlético
Grupo 27 (Diadema)
● Água Santa
● Atlético-MG
● Mixto-MT
● Galvez-AC
O Atlético vai estrear na copinha no dia 4 de janeiro, às 11h, contra o Galvez. Em ritmo final de preparação para este duelo, o técnico Eduardo Oliveira falou sobre o grupo de jogadores e motivação para a disputa. “Eu acredito que o primeiro desafio da fase de grupos da Copa São Paulo seja conhecer as equipes e os elencos, pois jogamos pouco contra esses adversários. Já estamos fazendo um acompanhamento, principalmente para o primeiro jogo de estreia. Depois fica mais fácil evoluir e assistir aos jogos dentro da própria competição. Vamos respeitar o grupo entendendo que precisamos fazer uma boa primeira fase, ganhando confiança e seguindo na competição”, declarou.
Eduardo também falou sobre a sede. Segundo o treinador do Galinho, a proximidade de Diadema com a capital vai ajudar, tanto na recuperação dos jogos, quanto no apoio da arquibancada. “Ficamos felizes com a sede em Diadema pela proximidade com a Capital e pelo campo ser muito bom. A Arena é muito bonita por sinal. Outra coisa que vale a pena ressaltar é que, queremos contar com o apoio da comunidade e da torcida do Galo que mora em São Paulo para nos apoiar nos jogos.“, finalizou.
(Bruno Sousa / Atlético)
(Bruno Sousa / Atlético)
Leia mais
Machado será submetido a cirurgia no pulmão e fica de fora de reapresentação do elenco do Cruzeiro
Diretor do Atlético descarta Gilberto, confirma volta de Hyoran e explica situação de Nacho