Quem é Lincoln “fnx” Lau, campeão mundial de Counter-Strike e namorado de Gabi Martins – The Clutch

0
103

Desde que conquistou dois títulos mundiais de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), em 2016, Lincoln “fnx” Lau nunca esteve tanto nos holofotes da mídia e das redes sociais quanto agora. Isso porque o jogador acabou de assumir namoro com a cantora e ex-BBB Gabriela Martins, mais conhecida como Gabi Martins.
Para explicar quem é fnx e por que ele é uma lenda no Counter-Strike, o The Clutch contará sua história neste artigo. Sendo assim, confira abaixo o que fez Lincoln Lau — o eterno “rei da revoada” — ser um dos maiores nomes dos esportes eletrônicos do Brasil e do mundo.
Falar do cenário brasileiro de Counter-Strike é falar de fnx. Ainda garoto, com 11 anos, começou a trilhar seu caminho no jogo de tiro por influência do irmão. Tornou-se jogador profissional apenas dois anos depois, aos 13.
Com apenas 16 anos, fnx conquistou o primeiro título mundial do Brasil, o Electronic Sports World Cup (ESWC) 2006, na França, ao lado de Carlos “KIKO” Segal, Renato “nak” Nakano, Bruno “bruno” Ono e Raphel “cogu” Camargo.
A conquista veio ainda na primeira versão do jogo, o Counter-Strike 1.6, quando ele representava o MIBR. O time brasileiro venceu uma final histórica em cima da lendária equipe sueca da Fnatic, que tinha Patrik “f0rest” Lindberg em seu elenco.
Em 2007, fnx e o MIBR voltariam ao topo do mundo ao ganhar o shgOpen, torneio internacional na Dinamarca que contou com os principais times do mundo na época, como a própria Fnatic, a norueguesa Meet Your Makers (MYM) e a polonesa Team Pentagram.
Contando com os reforços de Bruno “bit1” Lima, Bruno “bruno” Ono e do técnico sueco Johan “vesslan” Ryman, a equipe brasileira teve uma atuação de gala, perdendo apenas um mapa na competição inteira.
Até o fim de 2008, fnx permaneceu no MIBR tendo grande desempenho a nível nacional e internacional. A equipe venceu a dificílima DreamHack Winter ainda em 2007 e ficou com o vice-campeonato do IEM Global de Los Angeles, em 2008.
A união com o MIBR teve fim em 2009, e fnx passou a defender diversas equipes até migrar para o CS:GO em 2013. O jogador continuou atuando em altíssimo nível e conquistando campeonatos nacionais, mas não conseguiu repetir os feitos do passado e obter outro grande título a nível mundial.
Na nova versão do Counter-Strike, fnx voltou a conquistar o principal torneio da modalidade. O ano era 2016, e a equipe histórica da Luminosity Gaming — com Gabriel “FalleN” Toledo, Epitácio “TACO” de Melo, Fernando “fer” Alvarenga e Marcelo “Coldzera” David — levou o MLG Columbus.
Novamente, o time de Lincoln Lau bateria um dos gigantes do game na final, dessa vez a ucraniana Natus Vincere (NAVI). Vale aqui ressaltar a campanha avassaladora da LG, com quase 100% de aproveitamento, tendo perdido apenas um mapa para a Virtus.pro nas quartas de final.
Poucos meses depois, fnx seria bicampeão do mundo após todo o time se transferir para a lendária organização alemã SK Gaming. A caminhada da equipe brasileira no torneio foi tão brilhante quanto a anterior, com uma atuação marcante de fnx contra a FlipSid3 nas quartas de final, onde foi responsável por 50 abates e terminou com um rating de 1.50, segundo o HLTV.
A decisão contra a Team Liquid de Oleksandr “s1mple” Kostyliev foi facilmente liquidada com um 2 a 0 em mapas, consagrando a SK como um dos melhores times da história do Counter-Strike: Global Offensive.
Neste mesmo ano, fnx foi eleito o 19º melhor jogador do mundo pela HLTV. Esta foi a única vez que ele entrou no top 20 do site especializado.
No final de 2016, fnx saiu da SK Gaming após um período de seca de títulos do time. Pouco tempo depois, em fevereiro de 2017, entrou na Immortals, na época o segundo melhor time brasileiro em ação.
Acostumado a grandes títulos, o jogador conquistou apenas um torneio pequeno com a nova equipe, o EsportsArena Santa Ana Showdown, nos Estados Unidos. Pouco mais de três meses depois de sua entrada, foi colocado no banco de reservas, onde ficou até o final de 2017.
Em seguida, junto de novos e antigos companheiros, estreou o time da Não Tem Como, sua própria marca de roupas. Novamente, não conseguiu conquistar resultados muito expressivos, e a equipe se desfez em agosto de 2018.
A partir daí, fnx ficou afastado do cenário profissional de alto rendimento até meados de 2019, quando se juntou à RED Canids e passou a atuar mais em solo brasileiro. Pela Raposa, foi vice-campeão da segunda temporada do CLUTCH, torneio que contou com a participação de nomes relevantes do cenário nacional, como Isurus e w7m Gaming.
Já em 2020, foi contratado pela Imperial, por onde ganhou uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Counter-Strike (CBCS). Sua passagem pela equipe se encerrou no final daquele ano, após o vice-campeonato na etapa final do CBCS.
De 2021 até 2022, fnx teve apenas uma breve passagem pela Paquetá Gaming, equipe do jogador de futebol da Seleção Brasileira Lucas Paquetá, e especulava-se que ele estava com planos de aposentadoria.
Ainda assim, a lenda do CS se mantinha relevante nas streams e nas redes sociais, principalmente por seu sucesso com o público feminino. Na lista de relacionamentos, diversos nomes famosos como Gabily (cantora), Arícia Silva (ex-panicat) e Renata Schozen (streamer) aparecem.
Contudo, em janeiro de 2021, Schozen acusou fnx de divulgar um vídeo de uma relação sexual entre os dois em um grupo de WhatsApp sem o seu consentimento. Apesar da polêmica, o caso não teve seguimento.
Depois de ler tantas coisas aqui, me sinto na obrigação de fazer isso.

⚠️ EXPOSED – CS:GO:"Rei Delas", rs. pic.twitter.com/WLAQleg1xX
No mesmo ano, o “Rei da Delas”, como foi apelidado, teria outro capítulo de suas famosas revoadas ao ingressar na segunda temporada do reality De Férias com Ex Celebs. Ele entrou como ex de Gabily e ficou com outras duas participantes: Lary Bottino e Maju Mazalli.
Em 2022, fnx teria seu esperado retorno ao cenário profissional com o projeto The Last Dance, liderado por FalleN, seu companheiro nos mundiais de CS:GO. Jogando novamente pela Imperial e junto com outro bicampeão mundial, fer, eles tiveram ao seu lado a companha de Ricardo “boltz” Prass e Vinicius “VINI” Figueiredo.
A nova formação estreou com grande sucesso e conseguiu uma classificação histórica ao PGL Major Antwerp, na Bélgica. No torneio, a equipe teve momentos de forte emoção ao avançar para o Legends Stage, última etapa antes dos playoffs.
Entretanto, na partida classificatória para a fase final, a Imperial não teve forças suficiente e acabou eliminada pela Copenhagen Flames. A campanha da equipe, no entanto, rendeu a maior audiência do Brasil na Twitch para o streamer Alexandre “Gaules” Borba, que cobria o campeonato (veja mais aqui).
Posteriormente, a Imperial teve uma queda brusca de rendimento e fnx acabou movido para o banco de reservas, dando lugar para Marcelo “chelo” Cespedes.
Durante o Major do Rio de Janeiro, fnx atuou como técnico do time, que foi eliminado logo nos primeiros dias de competição. Ao The Clutch, ele disse que foi uma experiência boa, mas que preferia jogar do que passar instruções.
Agora, o futuro de fnx na modalidade segue indefinido. Na entrevista, ele afirmou que usará o restante do ano para pensar nos próximos passos e que uma resposta só deve vir em 2023.
Lincoln Lau e Gabi Martins já haviam deixado claro que havia algo entre eles com algumas publicações de stories no Instagram. Depois, foram flagrados aos beijos na famosa Farofa da Gkay, no início de dezembro. Os boatos aumentaram e finalmente se confirmaram na última segunda-feira (19), quando anunciaram o namoro nas redes sociais.
“Obrigada chineszinho por cuidar tão bem de mim e me fazer acreditar o quanto é lindo o amor”, diz a publicação da cantora.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );

source

Leave a reply