Quem é Margareth Menezes, indicada de Lula para o Ministério da Cultura? – JOTA

0
126

Perfil
Cantora já integrava equipe de transição do presidente eleito na área de Cultura; artista tem o apoio de Janja
A cantora baiana Margareth Menezes, de 60 anos, confirmou nesta terça-feira (13/12) que aceitou o convite para assumir o Ministério da Cultura a partir de 2023, durante o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Margareth Menezes já faz parte da equipe de transição da cultura do governo Lula. O convite foi feito a partir de uma proposta da socióloga Rosângela da Silva, a Janja. Antes, outros artistas haviam sido convidados, mas recusaram compor o ministério de Lula.
A cantora tinha o total apoio da futura primeira-dama. Janja admira a artista não só pela sua trajetória musical, mas também por suas credenciais como mulher, negra, nordestina, representante do meio artístico e ativista em prol da cultura, que a habilitam para o cargo.
A nomeação da artista seguiria a mesma lógica da escolha feita por Lula, quando nomeou, em 2003, o cantor Gilberto Gil como Ministro da Cultura.
Margareth Menezes da Purificação, conhecida como Margareth Menezes, nasceu em Boa Viagem, região de Salvador, em 13 de outubro de 1962. Filha de uma costureira e de um motorista, é a mais velha de cinco irmãos. Aos 15 anos, ganhou uma guitarra e começou a cantar no coral de uma igreja da mesma cidade em que nasceu.
Em 1980, a cantora iniciou sua carreira de atriz, apresentando-se em peças teatrais pelos bairros de Salvador. Somente por volta de 1986, Margareth dá início à sua carreira musical. A cantora assinou contrato com a gravadora PolyGram do Brasil e, em 1988, lançou seu primeiro álbum intitulado “Margareth Menezes”.
A artista conquistou dois troféus Caymmi, quatro troféus Dodô e Osmar e foi indicada ao Grammy Awards e ao Grammy Latino. Foi considerada pelo jornal “Los Angeles Times” a “Aretha Franklin brasileira”. Tem mais de dez álbuns musicais lançados e mais de vinte turnês internacionais. 
É fundadora da ONG Associação Fábrica Cultural, organização social sem fins lucrativos que atua com cultura, educação e sustentabilidade na capital baiana. Margareth é embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/UNESCO e foi reconhecida pelo Mipad 100, da ONU, em 2021, como uma das personalidades negras mais influentes do mundo.
No dia 1º de janeiro de 2023, a cantora deve participar do show da posse de Lula, ao lado de outros artistas, como Almério, BaianaSystem, Chico César, Duda Beat, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Gilsons, Johnny Hooker, Luedji Luna, Marcelo Jeneci, Martinho da Vila, Maria Rita, Odair José, Otto, Pabllo Vittar, Paulinho da Viola,  Teresa Cristina, Tulipa Ruiz e Valesca Popozuda.
JOTA preparou um infográfico para explicar como funciona o processo de transição de governo. Baixe gratuitamente clicando aqui.
Johnny Rocha – Repórter em Brasília. É graduado em Jornalismo pela Faculdade Anhanguera de Brasília e cursa MBA em Comunicação Empresarial e Institucional na UNIP e MBA em Marketing Digital e Analytics pela Faculdade Anhanguera EAD
Compartilhe
Tags
Capacitismo
TST publica guia com dados e definições que contribuem para a inclusão
| Artigos
Jazz
Em ‘Listen!’ gaitista lidera até sexteto com saxofone e trompete
| Jazz
Saúde
Por que devemos incluir ainda mais os usuários no processo
, | Artigos
Regulação e novas tecnologias
DPO tem capacidade de promover uma cultura digital, de privacidade de dados pessoais e ESG muito além das atribuições legais
, , , | Regulação e Novas Tecnologias
Direito Penal
É cabível confissão nas prisões em flagrante?
| Artigos
Direito Penal
Ao revisar o caso, ministro considerou que precedentes invocados por Fachin não se aplicariam. Leia a íntegra do voto
| Do Supremo

source

Leave a reply